terça-feira, 9 de agosto de 2011

Nota zero para a Educação Falta de professores e greve deixam alunos da rede estadual com boletim em branco

Nota zero para a Educação

Falta de professores e greve deixam alunos da rede estadual com boletim em branco


Rio - Escassez de professores ou pouca frequência de mestres mais greve. O resultado dessa soma é boletim com muitas lacunas em branco para os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado. Embora já estejamos no início do 3º bimestre, alguns estudantes não fizeram nenhuma prova de Sociologia, Filosofia e Matemática.


Letícia Penaforte, do Colégio Amaro Cavalcanti, não tem notas em Biologia, Ed. Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Estrangeira e Português | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia
A greve dos professores, iniciada em 7 de junho, piorou o problema. Em algumas turmas do 1º ano, a saída de professores de Sociologia e Filosofia, disciplinas com o grande déficit de profissionais na rede, impediu a realização de aulas e provas. Outras classes chegam a ter 8 matérias com notas em branco: História, Geografia, Educação Física, Biologia, Filosofia por causa da greve; Sociologia por falta de profissionais e Português e Língua Estrangeira por atraso no lançamento das notas.

É o caso das amigas Letícia Penaforte e Juliana dos Santos, ambas de 16 anos, alunas das turma 1009. “Nem me lembro da matéria de Sociologia. O professor lia textos e nós não tínhamos nem o livro para acompanhar”, conta Letícia, que teve a última aula em abril. “Sei que isso vai afetar o meu futuro. Minha mãe já pensa em me tirar da escola”, revelou Juliana.

Jonatan Pereira, 16 anos, aluno do 1º ano, sofre com a falta de aulas de Sociologia e Filosofia. “Foram três meses no início do ano antes de o professor de Sociologia ir embora. Ele disse que colocaria nota 5 para todos, pois não tínhamos livros e não poderíamos fazer a prova. No 2º bimestre, sequer tivemos aulas”, explicou Jonatan, que também ficou, pelo mesmo motivo, sem lições de Filosofia no segundo bimestre.

Há dois anos, notas repetidas

Tensão maior vive quem prestará vestibular no final do ano. “Na minha turma estamos sem professor de Projeto Definido de Matemática, referente a aulas de Geometria. Após a saída do professor, no final de abril, ficamos sem prova no 1º bimestre”, contou Lucas Santiago, 17 anos.
Há dois anos, ele viveu problema parecido: “Tirei 5 em uma matéria no 1º bimestre e, devido à falta de professores, a nota foi sendo repetida até o fim do ano. Uma amiga, que tinha tirado 2,5 teve que fazer recuperação mesmo sem realizar provas nos outros bimestres”.
Secretaria troca diretor

O subsecretário de Gestão de Ensino, Antônio Neto, informou que o antigo diretor do Colégio Amaro Cavalcanti já foi exonerado por problemas administrativos e que a carência de professores será investigada.
Eles poderão ser substituídos por temporários ou através de pagamento de hora extra para profissionais da rede. A reposição de aulas está em estudo, mas pode ocorrer até aos sábados.

O secretário de Educação, Wilson Risolia, admitiu em entrevista a O DIA, em julho, que existem hoje na rede 91 mil tempos vagos devido à carência de professores, principalmente, Filosofia, Sociologia, Física, Química e Matemática. O ‘rombo’ só deve estar sanado ano que vem, quando 1.800 selecionados por concurso público deverão estar em sala.

POR FELIPE FREIRE

FONTE:   http://odia.terra.com.br/portal/educacao

Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto