sexta-feira, 5 de abril de 2013

Nova lei obriga pais a matricular crianças em escola a partir dos 4 anos

Presidenta alterou trechos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Governos estaduais e municipais têm até 2016 para garantir ensino gratuito à população de 4 a 17 anos

 

A presidenta Dilma Rousseff alterou vários trechos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, o novo texto diz que o Estado é obrigado a garantir à população educação escolar pública e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade. A nova lei ainda torna "dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade".
Censo Escolar: Rede privada avança mais do que pública em matrículas nas creches
Pela norma anterior, a matrícula na pré-escola era obrigatória apenas a partir dos 6 anos de idade. Os governos estaduais e municipais têm até 2016 para garantir vagas a todas as crianças com idade a partir de 4 anos.
Entre as obrigações do Estado, a lei ainda prevê a oferta de educação infantil gratuita às crianças de até 5 anos de idade; atendimento educacional especializado gratuito aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino; acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria; e atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
O novo texto também estabelece que as crianças de 4 e 5 anos terão "avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental". Além disso, a carga horária mínima anual da educação infantil será de 800 horas, distribuída por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional.
Exclusão: Brasil tem 3,6 milhões de crianças e adolescentes fora da escola em 2011
O atendimento à criança deve ser de, no mínimo, 4 horas diárias para o turno parcial e de 7 horas para a jornada integral. Na pré-escola, as instituições de ensino têm de controlar a frequência das crianças, que deve, no mínimo, de 60% do total de horas.
Outra novidade na lei foi a inclusão de mais um princípio a ser observado no processo de ensino das escolas. Trata-se da "consideração com a diversidade étnico-racial". Princípios como igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, pluralismo de ideias, valorização do profissional da educação escolar e garantia de padrão de qualidade já estavam contemplados no texto anterior.

  Fonte: Ultimo segundo. IG

FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao


3 comentários:

  1. Como posso entrar em contato com a autora deste blog? Por favor me envie um e-mail para: contato@brainly.com.br

    ResponderEliminar
  2. Olá querida,
    Só hoje vi seu comentário.
    Para entrar em contato comigo anote o meu email.
    dricadc2009@gmail.com.

    Um abraço, Drica

    ResponderEliminar
  3. Prezada Srª Adriana, Bom Dia

    Somos o Instituto Veritas, uma empresa do ramo de cursos a distância de formação continuada desde 1994, e conferindo seu blog nos causou um interesse, você poderia disponibilizar um espaço em seu blog para os blogs do Instituto Veritas e nós faríamos o mesmo em nossos blogs. Como poderíamos estar realizando isso, espaços laterais? Aguardo sua posição quando a esta questão. Se você tem interesse em conhecer mais o Instituto Veritas entre em contato pelo e-mail: institutoveritas@institutoveritas.net e conheça nosso site: http://www.institutoveritas.net/# . Desde já agradecemos pela atenção.

    ResponderEliminar

anúncio-texto