quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Para descontrair o primeiro dia de aula

 

 
Começo de ano letivo é uma época muito especial. A garotada fica aguardando ansiosa o primeiro dia de aula, quando poderá reencontrar os colegas de sala, saber quem fará parte da nova classe, conhecer novos colegas e professores e descobrir o que mudou na escola.
Se voltar para a mesma escola já deixa a turma em polvorosa, imagine como se sente um aluno que está ingressando numa escola nova ou indo à aula pela primeira vez.
Sabendo da importância que tem o início do ano letivo, as escolas se organizam para receber seus alunos e criar um ambiente acolhedor e descontraído.
Para colaborar com essa preparação, trazemos sugestões de atividades para os professores desenvolverem com sua nova classe. Acreditamos que esse momento é oportuno para integrar os alunos, traçar objetivos para o ano, montar cronogramas, organizar espaços e fazer combinados.
Reservamos ainda um espaço para você nos enviar sugestões de atividades que já tenha realizado com seus alunos ou atividades inéditas, que estejam sendo carinhosamente planejadas para o novo ano letivo.

Sugestões de dinâmicas:

Primeiro dia de aula - DINÂMICAS



Algumas sugestões de dinâmicas para recepcionar e integrar a turma no primeiro dia de aula.

Com dinâmicas divertidas, você professor apresenta a escola aos alunos, aproxima colegas de classe e contribui para que todos se sintam acolhidos dentro do novo grupo. Primeiro dia de aula. A turma toda está na expectativa para saber quem serão os novos professores. Muitos alunos nunca se viram ou mal se conhecem. Para formar um grupo unido, bem relacionado e em sintonia com você, esqueça a velha tática de dar bom dia, fazer as apresentações e entrar no conteúdo. Confira a seguir as atividades de integração para diversos níveis de estudo.



Como é meu colega
Diga à classe que todos vão ganhar um "retrato". Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança. Posicione o aluno de modo que fique encostado na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repita muitas vezes o nome do aluno, para que os colegas memorizem. Faça o "retrato" de todos. Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo. Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo. É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente.
Recomendado para: Educação Infantil

Os materiais que vamos usar:
Esconda na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um pouco de argila. Peça às crianças que procurem, em duplas, pelos objetos. Isso já estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo "quente", se o que procuram está perto, "morno", se está a uma distância média, ou "frio", quando estiver longe. Depois que todos os pacotes forem encontrados, pergunte que atividades podem ser feitas com os materiais e aproveite para explicar melhor a função de cada um. Mostre como e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado. Recomendado para: Educação Infantil

Meu nome é...
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.
Recomendado para: Educação Infantil



Quem é meu professor?
Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem para respondê-las. Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção. Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário. Proponha essa atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir).
Recomendado para: 1ª à 4ª séries

Turismo na escola
Se a sua turma for de 1ª a 4ª série, divida os alunos em grupos. Esse é um bom momento para integrar os novatos. Deixe-os junto aos veteranos, que devem se comportar como verdadeiros guias e anfitriões. Em cada folha de papel, descreva um local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um sorteio. Cada grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito. Em seguida, desafie os grupos a encontrar os locais sorteados. Chegando ao destino, os alunos desenham o ambiente com o máximo de detalhes, escrevem o nome dos funcionários que trabalham lá e a sua função. De volta à classe, os grupos trocam observações e registros e expõem suas produções. Num segundo momento, peça a eles que produzam um mapa da escola (com a sua ajuda, é claro) numa folha de cartolina. Em cada local específico do mapa, os desenhos são fixados. Estimule os grupos, nos dias seguintes, a visitar as dependências que ainda não foram percorridas. Em turmas de 5ª a 8ª séries, a garotada pode
fotografar esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários. Nesse caso, você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados sobre os diversos "pontos turísticos" da escola.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries

Direitos e deveres
Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva no quadro) a continuação das seguintes frases: "Temos direito a..." e "Somos todos responsáveis por...". Lembre-se de que a declaração de direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola - que os alunos precisam conhecer - e ser focada no que deve ser feito, e não no que é proibido. A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola combinaram. A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos por eles, promove a integração com colegas de outras classes. Ao terminar, peça a cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à mão. Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries

O que vamos aprender
Todo ano é a mesma coisa: o que esperar da série que se inicia? Uma situação desconhecida sempre dá um friozinho na barriga. Para baixar a ansiedade da meninada, registre no quadro algumas dúvidas e expectativas do grupo sobre o trabalho na nova classe e convide alguns estudantes da série seguinte para respondê-las. Deixe que falem livremente sobre as suas impressões e vivências como ex-aluno da série. Esse intercâmbio, logo no início, deixa a turma mais tranqüila e segura e valoriza a cooperação e a interação entre diferentes classes.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries



O que penso ou sinto sobre...
Inspirado em conteúdos transversais a ser trabalhados ao longo do ano, escolha imagens extraídas de revistas ou jornais: animais em extinção, diferentes profissionais em ação, crianças numa fila de vacinação, mesa com alimentos saudáveis, indivíduos em situações precárias de vida, produtos tecnológicos modernos, mulher grávida, entre outras. Entregue uma para cada aluno e peça que escrevam o que sentem ou pensam sobre a imagem. Isso possibilitará conhecer o nível do texto com relação a coesão, coerência, adequação gramatical e ortográfica e vocabulário. Além disso, você vai conhecer gostos, sentimentos, histórias de vida e percepção de mundo dos adolescentes.
Recomendado para: 5ª à 8ª séries

O que vou aplaudir?
Organize os alunos em duplas e selecione temas para ser discutidos. Por exemplo: Brasil, reciclagem de lixo, internet, camisinha, desemprego, Sol, música. Escreva a lista no quadro-negro e em pedaços de papel, que são colocados num saquinho. Cada dupla sorteia um, vai até a lousa e diz se aplaude ou não o tema sorteado. Peça que cada um justifique sua opinião. Um deve complementar a fala do outro expressando tudo o que sabem sobre o assunto. Com essa atividade, você poderá avaliar o conhecimento do grupo, seu nível de expressão e argumentação e descobrir quais são seus interesses. Essas informações serão valiosas para o seu planejamento.
Recomendado para: 5ª à 8ª séries



As dinâmicas a seguir você pode adaptar com maior ou menor grau de dificuldade, de acordo com a série aplicada.

Círculo Fechado
Objetivo: exclusão dos colegas
O Professor pede a dois ou três alunos que saiam da sala por alguns instantes.
Combinar com grupo que fica que eles devem formar um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixar de forma nenhuma os outros (que estão fora da sala) entrar neste círculo.
Enquanto o grupo se arruma o Professor combina com os que estão fora que eles devem entrar na sala tentar se integrar ao grupo que está lá.
Depois de alguns minutos de tentativa, discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.
Muitas vezes formamos verdadeiras "panelas" e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio.

Expectativas
Objetivo: quebra-gelo
Material: bolas de inflar (bexiga), caneta permanente (tipo para retroprojetor).
Iniciar com as boas vindas ao grupo
Distribuir as bolas e pedir que encham e fechem com um nó. Cada um deve escrever sobre a bola, com caneta para retroprojetor uma frase ou palavra que expresse suas expectativas sobre o novo ano
A medida em que acabam de escrever, levantam-se e brincam entre si com as bolas, sem deixar que estourem. Ao sinal, cada um pega uma das bolas, qualquer uma, e formam grupos de acordo com a cor da bexiga. O grupo lê o que está nos balões e conversa a respeito..
Pendurar os balões e deixar pendurado durante toda a semana

Garrafa dos elogios

Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante). O grupo deve sentar formando um círculo.
O Professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém. O Professor dirá uma palavra de boas vindas, estímulo ou elogio à essa pessoa.
A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar para quem ela apontar e assim sucessivamente

Grande Abraço

Coloque uma música de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente.
Sem seguida peça para que formem duplas e após pedir para que se abracem. Devem voltar a caminhar só que agora em duplas. Como próximo comando pedir para que as duplas se abracem formando grupos de quatro integrantes e assim sucessivamente até formar um grande abraço com toda a turma.

Espírito de Equipe

Objetivo: confiança que temos que ter no amigo, espírito de equipe e valorização de pessoas.

Pedir para o grupo de posicionar um de costas para o outro, ombro a ombro. Em seguida pedir para que cada dupla se abaixe até o chão sem colocar as mãos no chão. Alguns vão cair, outros vão conseguir.
Fechar falando da confiança que temos que ter no amigo, sobre o espírito de equipe e valorização das pessoas.

Chega mais

Objetivo: O objetivo dessa dinâmica é a aproximação com as pessoas, conquistar confiança e principalmente o respeito.

Os alunos deverão andar soltos pela sala ou pátio ouvindo uma música. O Professor dará os comandos no momento em que pausar a música. Poderá iniciar pedindo que cada um cumprimente com um aperto de mãos o colega que estiver à sua frente. A música volta a tocar e ao pausá-la novamente poderá pedir que cumprimente o colega que está à sua frente dando tapinhas no ombro ou nas costas, e assim por diante até terminar em um forte abraço.

Referências: http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/primeiro-dia-de-aula-dinmicas.html



Primeiro dia de aula!!

O primeiro dia de aula normalmente é uma agitação só. Pais com suas crianças, crianças chorando, fila na secretaria para entrega de material, professores ansiosos, crianças pequenas, crianças grandes ...Toda essa agitação pode ser vivenciada com muita descontração.
O 1º dia de aula tanto para alunos quanto para professores é cheio de emoções conflitantes : expectativas de (re)encontro, alegrias, curiosidades, incertezas. É um momento muito especial pois é o “nascimento de um grupo que vivenciará grandes emoções de ensino-aprendizagem durante todo um ano”.
Muita alegria e conversa... encontro com os colegas, que bom! Vai começar mais um ano escolar!!

Passo-a-passo na Escola

1º Toda a equipe pedagógica deve chegar 30 minutos com antecedência;
2º Com a sala já decorada anteriormente: organizar as carteiras de maneira que fiquem mais acolhedor onde se possa realizar atividades lúdicas durante o dia;
3º Recepcionar as crianças com sorrisos e muita alegria (o professor eventual, ou um outro convidado a critério da escola poderá recepcionar as crianças no portão fantasiado de palhaço ou um outro personagem ), a escola deve está decorada com frases de boas vindas. Para as crianças de 6 e 7 anos é bem legal decorar a escola também com balões;
4º No horário marcado (início da aula) dê as boas-vindas a todos com uma mensagem ou uma oração: indico a Oração da Escola de Gabriel Chalita (linda!) - leitura ou áudio;
5º Apresenta-se toda a equipe da escola (escola pequena), para escolas maiores apresenta-se os professores de cada ano e o supervisor pedagógico das turmas;
6º Fala-se sobre o horário de entrada e saída(pontualmente) e o uso de uniforme (diariamente);
7º Faz se a chamada no pátio de cada turma uma por uma encaminhando as crianças até a porta onde o professor deve está para recebê-los;
8º Enquanto a Supervisão ou a Direção escolar faz esta recepção a secretaria vai recebendo os matérias dos pais dando baixa nas listas, caso a escola seja pequena faz-se a recepção dos materiais após chamada dos alunos.

Obs: É fundamental que o Supervisor Pedagógico esteja tomando conta de toda a organização do 1º dia de aula, 2º, 3º....
Passo-a-passo na sala de aula do 1º ao 5º ano:
1º No primeiro dia deixem-nos sentar onde quiserem;
Faça sua apresentação e após com uma dinâmica faça com que cada um se apresente;
2º Prepare algumas cantigas e músicas para cantar e animar o ambiente;
3º Agora este é o momento para os combinados da turma;
4º Recreio: organize um recreio animado com muita música;
5º Relembre os combinados;
6º Prepare uma atividade lúdica;
7º Roda de conversa sobre o primeiro dia de aula, pequena história, um bate-papo e etc;
8º Saída: entrega-se uma lembrancinha (pirulito, bombom, doce ou uma sacolinha) com um abraço.

Obs: Aproveite para praticar a Terapia do Abraço

Para os professores dos 6º anos


Os 6º anos é uma série bastante conflituosa, mas muito gostosa, pois nossos alunos estão crescendo, entrando na adolescência. Muito cuidado! Seja paciente e amigo. Sugiro que leia e estude o que Piaget aponta sabiamente sobre o desenvolvimento nesta fase.
Na maioria das escolas até o 5º ano, todas as disciplinas são lecionadas por um mesmo professor ou dois (exceto educação física e em alguns casos ensino religioso), no 6º ano a rotina muda completamente, os períodos de aulas são marcados por horários que devem ser cumpridos rigorosamente tanto pelo professor quanto pelo aluno, e esses não estão habituados com tanta troca de professor e disciplina. Isso faz com que o aluno seja rápido e habilidoso, mas nos primeiros meses essa situação pode se transformar em uma “tragédia” caso os professores não estejam preparados para lhe darem com tal transformação. É necessário muita paciência, eles vão dá conta.
Passo a passo na sala de aula do 6º ao 9º ano:
1º No primeiro dia deixem-nos sentar onde quiserem;
2º Faça sua apresentação e da disciplina que lecionará;
3º Em seguida com uma dinâmica faça com que cada um se apresente;
4º Fale dos materiais necessários para suas aulas;
5º Estabeleça os combinados da turma;
6º Prepare uma mensagem e uma lembrancinha ... Eles vão adorar.






3 comentários:

  1. Adorei o seu blog, principalmente porque tem sugestões para trabalhar de 5ª a 8ª que é muito dificil de encontrar.Parabéns.E vou ficar aguardando mais novidades de dinâmicas para adolescentes.

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  2. Gostaria de um cartaz com os deveres do aluno , por ter uma turma sem nenhuma regra familiar eles ñ sabem brincar , conversar, ater atitudes mais simples de um cumprimento qd chega uma pessoa na sala de aula, qd bate para o intervalo saem tds correndo e gritando , ñ se respeitam e se agridem muito. gostaria de uma sugestão para transformação dessa turminha do 3ºano iniciais de 8 à 10 anos

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