quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

As aulas estão voltando!! É hora de planejarmos!



1. Bater um papinho antes (ninguém é de ferro...rsrsrs):
 
- Afinal de contas foram 30 dias sem encontrar com as companheiras, e esse momento de encontro é único(kkkk), só para distrair, pois tem muito trabalho pela frente.

2. Organizar paneis:
- Sempre escolhemos frases, desenhos, mensagens para decorarmos a escola. Pois nossos alunos, professores e toda comunidade escolar precisa sentir-se acolhidos e muito bem vindos.

3. Organizar nossos armários:
 
- Gente, vocês não imaginam o tanto de papel que vamos acumulando durante o ano. Então esse é o momento de fazermos uma faxina (acho que vai levar a semana inteira...hehehe!!)

4. Distribuir salas de aulas aos professores:
 
- Nossos professores já sabem quais serão os anos que irão lecionar, mas ainda não sabem qual será a sua sala. Então distribuiremos a cada um para todos possam decorá-las ao seu gosto e da faixa etária;
- Costumamos montar antes um roteiro de SUGESTÕES, de como preparar a primeira semana de aula.

5. Recepção de professores e alunos:
 
- Esse momento de rever a todos é muito gostoso, pois muitas amizades são seladas, e sentimos muita saudades de todos.
- Costumamos montar um mensagem em cartãozinho com um bombome entregamos a todos;

6. Primeira reunião com professores:
 
- Junto com a Direção organizamos passo a passo esse momento. Essa reunião normalmente é mais administrativo. Quando são apenas lembretes por parte da Direção marcamos para o mesmo dia os Planejamentos: Anual, Bimestral e semanal; caso cotrário marcamos para um outro dia.

7.Plano de Ação do Coordenador Pedagógico:
 
- Só agora que vamos traçar nossas ações e objetivos para todo a ano. precisamos também das sugestões dos professores para organizarmos nossa rotina de trabalho.


É....!! Para o primeiro encontro nossa pauta está sugerida, agora é sentar  e colocar em prática.









Só ensina bem quem sabe onde quer levar os alunos e se prepara para chegar lá...


Como você sabe, toda aula começa muito antes do momento de entrar em classe. Algumas vezes é preciso gastar horas para organizar materiais e espaços. Em outras, bastam alguns minutos. Mas sempre existe um esforço de preparar o trabalho com os alunos. “Mesmo o professor mais intuitivo precisa fazer planos”, diz Magdalena Jalbut, coordenadora do curso de Magistério do Centro de Estudos da Escola Vera Cruz (Cevec), de São Paulo.
A atividade de planejar, invisível para os estudantes, é considerada complicada, chata e burocrática. “Durante décadas o professor foi obrigado a fazer planejamentos que não tinham nada a ver com o seu dia-a-dia”, comenta Darcy Raiça, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). “Para muita gente, planejar significava copiar o índice do livro didático”, diz ela. Felizmente esse engano está sendo desfeito. Assim como não se levanta um prédio sem plantas e cálculos, não se constrói educação sem planejamento. A fórmula para planejar é simples.
Primeiro definem-se os objetivos, pensando nos interesses e nas possibilidades do aluno. Depois o caminho para alcançá-los, com materiais, espaços, técnicas e tempo disponíveis. Entre o primeiro e o último ponto é preciso caminhar muito, mas quem faz o percurso encontra a chave do sucesso.


ESQUEÇA A BUROCRACIA
Acabou a idéia de que planejar é ir a reuniões chatas em que o professor se sente como um carimbador de papéis. "Antes o plano vinha pronto, em pacotes", comenta Regina Scarpa, formadora de professores há dez anos. "Hoje quem leciona tem espaço para criar.”



CONHEÇA BEM DE PERTO O SEU ALUNO

Para planejar, é preciso conhecer as condições e os interesses dos estudantes. "Pergunte-se sempre: 'O que meu aluno deve e pode aprender?", indica Marcos Lorieri, professor da PUC de São Paulo.


FAÇA TUDO OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA)
O plano de ensino é um documento pronto, que serve de base para o planejamento. Já o planejamento é um processo. Ele deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades da turma.


ESTUDE MUITO PARA ENSINAR BEM

"Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe", sentencia Marcos Lorieri. Por isso, veja se você conhece bem os assuntos de que vai tratar. Claro que também é preciso saber como ensinar.



COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE
Quando pensar numa aula, tente se colocar no lugar do estudante. Você deve saber se os temas trabalhados em sala são importantes do ponto de vista do aluno.



DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE
"Dificilmente será possível trabalhar todos os conteúdos com toda a turma", afirma Lorieri. Os critérios para estabelecer o que é mais importante ensinar devem ser as necessidades e as dificuldades dos alunos.


PESQUISE EM VÁRIAS FONTES
Toda aula requer material de apoio. Reserve tempo para pesquisar. Busque informações em livros, jornais, revistas, discos, na internet ou em qualquer fonte ligada a seu plano de trabalho, sem preconceitos.


USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO
O professor deve aplicar diferentes métodos, como aulas expositivas, atividades em grupo e pesquisas de campo. "Combinar várias formas de trabalho é a essência da arte de ensinar", define Marcos Lorieri.

CONVERSE E PEÇA AJUDA
Seu coordenador precisa ajudar você a planejar. Ele deve contribuir para que seu trabalho seja coerente com o projeto pedagógico da escola. Conversar com os colegas também é útil. Aproveite as reuniões.

ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA
Uma boa idéia para analisar o que está ou não está dando certo em seu trabalho é comprar um caderno e anotar, no fim do dia, tudo o que você fez em classe, suas dúvidas e seus planos. Esse é um modo prático de atualizar o planejamento.


A Pedagogia da Autonomia, Saberes Necessários ao Professor, Paulo Freire, Paz e Terra;
Conversas com Quem Gosta de Ensinar, Rubem Alves, Artes Poéticas;
Ensinar e Aprender na Educação Infantil, Eulália Bassedas, Teresa Huguet e Isabel Solé, Artes Médicas;
Era Assim, Agora Não, uma Proposta de Formação de Professores, Regina Scarpa, Casa do Psicólogo;
O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem, Telma Weisz com Ana Sanches, Ática.

Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto