quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PLANO DE TRABALHO PARA COORDENADOR PEDAGÓGICO




O Coordenador Pedagógico possui várias funções que podem ser classificadas como:
- PREVENTIVA: consiste sempre em procurar a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
- CONSTRUTIVA: de maneira positiva e cooperativa procurar sempre auxiliar o corpo docente a superar suas dificuldades.
- CRIATIVA: estimular habilidades individuais de cada um, buscar novos caminhos, pesquisar e criar novos recursos do ensino.

Sabendo da grande responsabilidade do papel do coordenador, me proponho a trabalhar de forma democrática para atender as necessidades da equipe desta EU, levando em conta a ética profissional e o intuito de contribuir para um bom trabalho coletivo, para tanto me submeto à aprovação da execução dos seguistes objetivos e metas abaixo:

■ Procurar ser uma pessoa criativa, organizada, ouvinte e aberta aos conhecimentos;
■ Dar continuidade aos trabalhos já iniciados na Unidade Escolar e elaborar novos projetos durante o ano letivo;
■ Executar o trabalho de coordenação sempre em conexão com a direção da escola;
■Participar da elaboração do PLANO, POLÍTICO, PEDAGÓGICO da escola, responsabilizar-se pela divulgação e execução do mesmo de forma participativa e cooperativa;
■ Promover um trabalho conjunto entre os educadores da escola, trocas de diferentes experiências e respeito à diversidade dos pontos de vista;
■ Participar efetivamente das reuniões oferecidas pela oficina pedagógica e repassar aos professores tudo o que for necessário em e em tempo hábil;
■ Organizar antecipadamente as reuniões de HTPC, que constituirá em prática eficiente; será um momento onde haverá grupos de estudos de temas que representem as necessidades ou dificuldades que o grupo apresentar. Os HTPC’s contemplarão também momentos de planejamento das atividades de sala de aula e confecção de materiais, levando em consideração os objetivos propostos no planejamento. Neste momento, é fundamental a troca de experiências através de relatos onde destacarão os pontos positivos e dificuldades de suas práticas;
■ Fazer com que todo trabalho repassado aos professores seja sempre direcionado para um modo coletivo nunca individualizado;
■- Proporcionar troca de materiais e atividades entre os professores dos mesmos anos;
■ Proporcionar práticas inovadoras aos professores; (pesquisando, estudando, fazendo cursos, oferecendo atividades);
■ visualizar novas perspectivas do professor, movimentar seu cotidiano dando-lhe as ajuda necessária;
■ investir na progressão continuada na própria escola;
■ Estabelecer vínculo e parceria com os alunos visando melhoras: tanto na sala de aula quanto fora dela;
■ Manter contato constante com as classes e alunos em dificuldade, transmitindo-lhes orientações para melhor estudarem determinadas disciplinas;
■Acompanhar a recuperação paralela procurando fazer com que o professor da classe e o professor da recuperação sempre estejam em conexão quanto ao desenvolvimento do aluno;
■Proporcionar uma maneira de trabalho planejado distribuído entre os bimestres desde do primeiro ano (alfabetização) até o quarto ano tanto em língua portuguesa quanto em matemática visando simplificar e ajudar no plano de trabalho do professor);
■ Incentivar e prover condições para a elaboração de projetos de alfabetização, leitura, saúde e higiene, informática e outros mais que se fizerem necessários;
■ cooperar na composição de turmas e horários, com critérios que favoreçam o ensino e a aprendizagem;
■ Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
■Avaliar as práticas já planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
■Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiverem desempenho insuficiente;
■Estabelecer metas a serem atingidas no decorrer dos bimestres ou semestres, isto sempre consultando os professores dos respectivos anos;
■Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das relações;
■ procurar, da melhor maneira possível, participar e ajudar no planejamento e execução de festividades que vierem a acontecer na escola;
■Procurar poder dar atendimento individual conforme necessidade, onde possamos conversar as questões pertinentes ao desempenho escolar do aluno. Acredito que o papel do coordenador não seja “fiscalizar” nem “vigiar” o trabalho do professor, mas sim, auxiliar e oferecer subsídios para sua prática docente. Para tanto, se faz necessárias visitas às salas de aulas para verificar as necessidades de cada educador;
■ trabalhar em conjunto, com o já coordenador, ajudando-o nos seus projetos já iniciados, procurando criar novas perspectivas de maneira a aumentar ainda mais o sucesso de nossa escola.
ENFIM os objetivos e metas vem a ser muito mais do que tudo o que foi explicitado aqui, portanto procurarei cumprir com o meu dever da melhor maneira possível.

22 comentários:

  1. muito bom esse seu blog. e o seu texto ta otimo.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito desta reportagem, estou iniciando no papel de coordenador, e esta já me orientou bastante.
    Carmelita-Marabá-Pará.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Célia P. Lima - PEDAGOGA
      Excelente texto, sugestivo para as minhas ações.

      Eliminar
    2. Célia P. Lima - PEDAGOGA
      Excelente texto, sugestivo para as minhas ações.

      Eliminar
  3. Olá Adriana... Eu sou Jocélia Santos. Estou na coordenação de uma escola de ensino fundamental I. adorei seu blog, o qual ja estou seguindo. Muito fofo seu espaço... Parabéns pela iniciativa!
    Segue o nosso Link: www.escoladivalira.blogspot.com
    Forte abraço :)

    ResponderEliminar
  4. ola, eu estou no teceiro período de pedagogia posso participa de um concuso para coordenado pedagógico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada edital define as exigências mínimas para o concurso. Em geral é com graduação ou no último período.

      Eliminar
  5. Seu blog é uma ferramenta de apoio aos coordenadores pedagógicos. Com sua permissão vou consulta-lo sempre e com os conteúdos nele postados, vou enriquecer o meu trabalho. Sucessos!

    ResponderEliminar
  6. PARABÉNS PELO ESPAÇO. OBRIGADO POR TER COMPARTILHADO CONOSCO O SEU PLANEJAMENTO. FELICIDADES.

    ResponderEliminar
  7. Estou assumindo o cargo de coordenadora pedagógica pela primeira vez. Gostaria de saber o que devo fazer no primeiro dia e na primeira semana de contato com a escola e professores. Se alguém puder me orientar ficarei grata. Parabéns pelo seu blog.

    ResponderEliminar
  8. Damiana 20 de maio 2014 ás17:07
    sou professora da APAE de Angicos, e estou na coordenação dos autos defensores, preciso de orientações de como e o que trabalhar com os alunos ficarei grata se poderem me ajudar

    ResponderEliminar
  9. Estou assumindo o cargo de coordenadora pedagógica pela primeira vez. Gostaria de saber o que devo fazer no primeiro dia e na primeira semana de contato com a escola e professores. Se alguém puder me orientar ficarei grata. Parabéns pelo seu blog.


    ResponderEliminar
  10. Quero sugestões de propostas dr acoes para educaçao infantil.

    ResponderEliminar
  11. Quero sugestões de propostas dr acoes para educaçao infantil.

    ResponderEliminar
  12. Oi flor!Tbm estou iniciando sgora essa função?Cmo foi pra vce?Me conte...to ansiosa!

    ResponderEliminar
  13. Amei seu blog, me auxiliou bastante!!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Amei seu blog, me auxiliou bastante!!!!!!!

    ResponderEliminar

anúncio-texto