domingo, 2 de dezembro de 2012

Servidores estaduais da Educação estão próximos de ter aumento em 2013

Djalma Oliveira
Wilson Risolia está negociando aumento para servidores da Educação 
Foto: Cris Torres / Divulgação/ Seeduc-RJ 
 
 
 
O governo do estado está acertando os últimos detalhes para reajustar os salários dos cerca de 165 mil servidores da Secretaria estadual de Educação. Segundo o secretário de Educação, Wilson Risolia, “muito provavelmente” a categoria terá um aumento em 2013. O percentual ainda não foi decidido, mas a intenção é anunciá-lo no primeiro trimestre do próximo ano, já que Risolia vem conversando constantemente sobre o tema com o governador Sérgio Cabral e o secretário de Planejamento, Sérgio Ruy Barbosa.
Este ano, foi dado aumento de 14,11% aos professores, relativo à incorporação das duas últimas parcelas da gratificação do programa Nova Escola. Para os funcionários administrativos da pasta, o reajuste foi de 4,5%. Esses índices foram aplicados aos salários relativos a maio. De lá até o mês passado, o acumulado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, é de 2,46%.
Como a gratificação do Nova Escola para os professores já foi totalmente incorporada este ano, ficou aberto o espaço para a concessão de um reajuste em 2013. Inicialmente, esse pagamento terminaria somente em 2015, mas o governo foi antecipando as parcelas. Para os servidores administrativos da Educação estadual, por exemplo, toda a bonificação do Nova Escola havia sido incluída nos salários no ano passado.
Apesar da vontade de reajustar os salários do magistério estadual, não há reserva de recursos para isso no Orçamento de 2013, que foi aprovado nesta terça-feira pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O único aumento com dinheiro já garantido é o da Segurança Pública (policiais, bombeiros e inspetores penitenciários), por estar previsto em lei. Mas isso não deve ser problema, já que todos os aumentos dados ao funcionalismo estadual nos últimos anos não estavam previstos no Orçamento.
Como não tem o hábito de prever novos reajustes no Orçamento, o estado avalia, ao longo do ano, o comportamento das despesas e das receitas antes de decidir se dará o aumento e de quanto será. Como as conversas para reajustar os salários dos servidores da Educação já estão bem adiantadas, a equipe econômica deverá ter menos tempo para analisar as contas do que teve nos anos anteriores.

Leia mais: http://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/servidores-estaduais-da-educacao-estao-proximos-de-ter-aumento-em-2013-6852278.html#ixzz2Dwyi1SMg

Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto