segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Lanches saudáveis para a escola




A escola é certamente um local onde os hábitos alimentares saudáveis devem ser ensinados, estimulados e praticados. Porém, cabe à família a manutenção das práticas saudáveis aprendidas pelo filho também dentro de casa.
A alimentação na escola é de suma importância, pois garante à criança energia para o próximo período de aula, proporcionando-lhe maior capacidade de concentração e memória.

Devem ser evitados longos períodos em jejum e por isso, destaca-se também a importância da realização de um café-da-manhã saudável, o que comprovadamente contribui para o maior desempenho escolar.

O lanche na escola deve ser simples, pois representa uma refeição intermediária, já que logo que a criança chegar em casa contará com uma grande refeição como o almoço ou jantar, dependendo do horário de estudo. Contudo, ser simples não significa ser incompleta em termos nutricionais.

O lanche deve incluir um alimento do grupo dos pães, que engloba além destes, bolos simples, torradas e cereais. Além desse grupo, deve também incluir um alimento do grupo do leite e derivados, como os iogurtes, de preferência aqueles enriquecidos com frutas e fibras.

O ideal seria incluir também um alimento do grupo das frutas ou sucos naturais. As frutas devem ser as mais variadas possíveis, respeitando a aceitação da criança, pois cada fruta possui vitaminas e minerais diferentes, embora todos sejam importantes para o bom funcionamento do organismo infantil.

Como exemplo, pode ser citada a maçã, que representa uma fruta que não sofre deterioração se mantida fora da geladeira durante o período em que a criança está na escola, e caso seja consumida com casca contribui para o aporte de fibras da alimentação infantil, além de fornecer vitamina B6 (importante no metabolismo geral e essencial para o crescimento normal).

Além da maçã outras frutas podem ser levadas sem problemas como a banana fonte de vitamina B1, B3, B6 e potássio, a goiaba que contém vitamina B1, B2, B3, vitamina C (aumenta a resistência às infecções) e fibras, a mexerica, entre tantas outras.
Chocolates, balas e doces não são proibidos na alimentação da criança, mas deve ser evitado o consumo diário e em excesso desses alimentos, já que normalmente aportam açúcares e gordura em grande quantidade. Sugere-se que quando consumidos, esses alimentos devam ser combinados com outros mais nutritivos, como um suco de fruta natural ou um sanduíche leve.

A crença de que todo sanduíche é ruim não está correta. Alguns podem ser bem balanceados quando os ingredientes são combinados da forma correta. Como exemplo pode-se citar um sanduíche feito com pão (preferencialmente integral, fonte de fibras), uma fatia de queijo (que oferecerá proteína e cálcio) e alface que oferece fibras, vitaminas e minerais variados.

Cabe destacar que na montagem do lanche escolar saudável, a criatividade contribui muito para estimular a criança a consumi-lo adequadamente e evitar a monotonia do cardápio. Envolvê-la na decisão e até mesmo no preparo de seu próprio lanche, com auxílio dos pais ou responsáveis, contribui para a educação nutricional do mesmo.
Muitas crianças optam por comprarem seus lanches nas lanchonetes da escola. Para que a criança possa fazer uma opção saudável, é necessária a colaboração por parte tanto da cantina escolar, com o oferecimento dessas opções, como da própria escola, adotando programas de educação nutricional, que ensinem a criança a tomar suas próprias decisões quanto a sua alimentação.

É necessário que a criança tenha autonomia para decidir o que é certo ou errado sobre sua alimentação, e portanto a simples proibição de alimentos na escola não significa que a criança tenha compreendido e incorporado hábitos alimentares saudáveis e desejáveis para um melhor estilo de vida.



[Autoras: Nutricionistas Luana Caroline dos Santos e Natacha Toral]


Fonte: http://receitando.blogspot.com/2009/05/importancia-dos-habitos-alimentares.html







Você que é mãe e tem filhos pequenos sabe quanto é difícil inovar nos lanches escolares e montar uma lancheira saudável. Muitas crianças têm dificuldade em comer e por vezes gostam de coisas específicas, que fogem totalmente dos tradicionais iogurtes, frutas, e cereais. Então o que colocar na lancheira do seu filho? Os pequeninos não podem ficar sem comer nada e para tanto é preciso aliar coisinhas que ele aprecia mas que entretanto também sejam nutritivas e saudáveis.
Dicas para Lanches Escolares.


Escolha alimentos saudáveis, inclua frutas, sucos de frutas, leite de soja, etc.

Para elaborar um ‘menu’ semanal para os lanches escolares é necessário analisar alguns pontos importante como o horário em que a criança estuda. Se for pela manhã o lanche não deve ser muito reforçado para que ele não fique sem apetite para o almoço. Se for a tarde, o lanche escolar deve ser mais reforçado, dado que estamos já quase ao fim do dia e o organismo já consumiu calorias em excesso.

Caso você tenha alguma dúvida ou seu filho tenha algum tipo de problema de saúde relacionado a alimentação, a nossa sugestão é que você consulte uma nutricionista que poderá lhe orientar sobre quais os alimentos seu filho pode consumir de acordo com as necessidades físicas dele, e também poderá te ajudar a elaborar um ‘menu’ semanal com todas as refeições do pequeno.
Entretanto vamos ver abaixo algumas sugestões para lanches escolares para uma semana:
Menu 1

Segunda-Feira:

1 Caixinha de Suco de Frutas
1 bisnaguinha com manteiga
1 maçã

Terça-Feira:

1 Caixinha de Achocolatado
4 Bolachinhas Água e Sal
1 Pêra

Quarta-Feira:

1 Caixinha de Iced Tea
1 sanduiche de queijo branco ou mussarela
1 Saladinha de Frutas

Quinta-Feira:

1 Suco de Fruta Natural (manga ou laranja)
3 bolachas sem recheio
1 Queijinho estilo Polenghinho

Sexta-Feira:

1 Leite fermentado estilo Yakulty
1 Minibolo
1 Pedaço de Goiabada
Menu 2

Segunda-Feira:

1 Yogurte de morango (ou no sabor preferido do seu filho)
3 Torradas com geleia
1 Maçã

Terça-Feira:

1 Suco a base de soja
1 Sanduiche em pão de forma com queijo e fiambre
3 Bolacha com recheio

Quarta-Feira:

1 garrafinha térmica com leite e achocolatado
1 Pão com manteiga
1 Pêra

Quinta-Feira:

1 Caixinha de leite com sabor morango
3 Torradinhas com geléia
1 Maçã

Sexta-Feira:

1 Caixinha de achocolotado
3 Bolachas de Água e Sal com Geléia
1 Saladinha de frutas

Lembre-se que em casa não podem faltar papel-filme e potes plásticos para auxiliar na hora de embalar os lanches. Isso ajudará a mante-los conservados e higiênicamente protegidos.

Lembre-se também de não ceder as pressões dos pequenos e colocar na lancheira batata-fritas, salgadinhos, refrigerantes e excesso de guloseimas.

Related posts:

1. Dicas para o Dia das Crianças
2. Livro – Enfeites, presentes e idéias para o dia das mães
3. Dicas de Presente de Natal para Meninos
4. Dicas para evitar a Otite
5. Dicas de presente para agradar qualquer Pai

Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto