segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Volta às Aulas, a difícil readaptação!




Findado o carnaval, o ano inicia-se com força total, e em muitas escolas é chegado o momento da volta às aulas; período marcado essencialmente pela readaptação dos pais e das crianças. Os horários serão mais rígidos e os compromissos cumpridos a risca. Algumas crianças têm imensa dificuldade para se readaptar à volta às aulas, por vezes a questão principal gira em torno do readaptar-se aos novos horários, algumas a dificuldade à readaptar-se uma nova escola ou uma nova sala de aula, com novos coleguinhas e novos professores. Por isso mamãe e papai tenham paciência com os seus filhotes!

Se você mamãe, sentir seu filho mais ansioso, tenha calma, afinal não há nada que uma boa conversa não resolva. Tente entender o porque da ansiedade e principalmente o porque da dificuldade em readaptar-se à volta às aulas. Há algumas técnicas que se mostram eficazes para fazer com que a volta às aulas seja menos traumáticas, vejamos abaixo algumas delas:

* Comprar Material Escolar

Este geralmente é um momento mágico para muitas crianças, os pais devem aproveitar a ocasião e conversar bastante com o filho sobre o retorno às aulas. Também o momento é propício para que os pais comprem itens no material escolar que possam incentivar a criança nos estudos, como por exemplo um caderno do personagem favorito do seu filho, uma caixa de lápis de cor que ele queira muito, uma mochila diferente, etc.

* Alimentação

Geralmente nas férias a alimentação saudável acaba por ficar esquecida, este é o momento de retomar os hábitos saudáveis, e para isso invista em pratos coloridos e divertidos, prepare comidinha saudáveis e na lancheira ponha detalhes engraçados e interessantes para atrair a atenção da criança, e claro não se esqueça da sobremesa que deve ser algo prazeiroso.

* Diálogo

Alguns dias antes de voltar às aulas, converse com seu filho sobre a escola, sobre o uniforme escolar, sobre os coleguinhas, sobre as novas atividades que serão realizadas no novo ano letivo, bem como as novas disciplinas e coisas diferentes que ele irá aprender. Faça um jogo com ele, diga que há alguns assuntos que você gostaria de aprender e conhecer mais, e que vai contar com ele, para que ele lhe possa ensinar tudo de interessante que irá aprender neste novo ano letivo.

* Uniforme escolar

As vezes as crianças acham monótono utilizar todos os dias o mesmo uniforme, porém se a mamãe usar a sua criatividade poderá implementar peças ou detalhes interessantes no uniforme das crianças. As meninas poderão usar acessórios diferenciados nos cabelos, e bijuterias fofinhas; e os meninos poderão variar utilizando tênis diferenciados durante a semana, já que para o bem da saúde dos pés, é indicado que não se use diariamente o mesmo calçado.

* Premiação

Estabeleça com o seu filho um plano de ação, e diga à ele que a cada objetivo conquistado ele terá uma gratificação, ou uma premiação. Nada de grandes prêmios, brinquedos caros, não, nada disso. Porém a mamãe e o papai podem combinar que se o filho atingir determinado objetivo, a criança poderá ganhar um passeio, ou ir à um lugar que ele muito deseja, etc. Caso a criança não atinja os objetivos, os pais também deverão ter consciência de que o prêmio não deverá ser dado.

Boa volta às aulas!!!!!!!!!!!!! :)


Fonte:
http://www.bigmae.com/volta-as-aulas-a-dificil-readaptacao/

Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto