sábado, 18 de setembro de 2010

O Método de Alfabetização de Adultos de Paulo Freire = Alfabetizar para além das cartilhas é alfabetizar para o mundo.






O renomado educador brasileiro Paulo Reglus Neves Freire  jamais concordou com práticas educacionais que transmitissem aos sujeitos um saber já construído. Ele acreditava que o ato de educar deve contemplar o pensar e o concluir, contrapondo a simples  reprodução de  idéias impostas - alfabetização deveria ser sinônimo de  reflexão, argumentação, criticidade e  politilização. 
Se em práticas educacionais envolvendo alfabetização em níveis de escolaridades "adequados", metodologias tradicionais de ensino não despertam interesse do educando, no EJA estas ações são um convite a evasão escolar.
Ao pensar em alfabetização de adultos, Freire considerou a ausência de sentido presente nas lições das cartilhas, com frases desvinculadas da realidade do alfabetizando  - que após trabalhar o dia todo, sentava em uma cadeira, preocupado com o gás, a água, a energia elétrica, o alimento e o salário do mês - e ouvia frases como  "O boi baba e bebe" ou "Vovô viu a uva".  Em que frases como estas contribuiriam para seu cotidiano? Aprender a ler e escrever para quê? 
Uma mudança seria eminentemente necessária.
As atividades apresentadas a eles também eram desmotivantes ao processo, pois traziam suas respostas prontas, sem a necessidade de uma reflexão sobre o assunto. Apesar de que não havia o que um adulto,  trabalhador, assalariado pudesse  analisar em frases  - desprovidas de informação - como as acima citadas. Então, realmente as práticas envolvendo a alfabetização de adultos estavam desvinculadas da realidade de seus educandos. 
Paulo Freire iniciou suas pesquisas de campo, e através delas pode confirmar que as metodologias e os materiais didáticos   utilizados,  

estavam desmotivando os alunos, que demoravam muito a apresentar resultados    e acabavam abandonando os estudos. Após  esta conclusão, Freire elaborou seu  método, montou sua equipe e partiu para o desafio  de alfabetizar para  além das cartilhas.
Para realização de seu trabalho, o educador deveria saber ouvir o educando em suas experiências e através delas elaborar seu roteiro de ação, apresentando materiais que apresentassem sentido para a vida dos alfabetizandos, proporcionando a eles ricos momentos de reflexão, durante os "circulos de cultura"  - nomenclatura utilizada por Freire para apresentar essa fase do método. 
Os resultados foram surpreendentes,  os alunos foram alfabetizados em pouco tempo e apenas um se evadiu, evidenciando o sucesso do método. Então, várias novas cartilhas que estimulavam o pensar crítico e consciente foram elaboradas - todavia foram presas ainda na gráfica.
E Freire foi exilado por vários anos,   fato que não o impediu de continuar  sua luta por uma nova  proposta educacional em território brasileiro  - uma educação transformadora. 
Ao retornar ao Brasil, Paulo deu continuidade aos seus trabalhos e transformando por onde passasse, a forma de pensar de muitos oprimidos. 
Faleceu vítima de um enfarto, deixando várias obras literárias que tanto contribuíram e contribuem para a educação em nível mundial. 
Em seu legado Freire enfatiza a educação como prática de libertar o ser humano das amarras impostas por interesses pessoais e políticos, proporcionando a educadores reflexões a respeito de suas responsabilidades enquanto mediadores de conhecimento, livre de alienações que descaracterizam uma educação significativa e contrapõem a "formação de um cidadão crítico e consciente" - objetivo maior do processo educacional vigente.


*ANGELA ADRIANA DE ALMEIDA LIMA
Formada em Magistério -Graduada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pelo CESUBE - Pós graduada nas áreas de Psicopedagogia Institucional pela UCB; Docência Universitária pela UNIUBE e Inspeção Escolar pela FINOM. Atuo como professora na rede Estadual de Ensino, como Supervisora em uma Creche Comunitária, desenvolvo uma pesquisa sobre "Bullying" e ministro mini cursos e sobre os temas Bullying e "Respeitando e Convivendo com as Diferenças.http://www.angelaadriana.com.br
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