domingo, 19 de setembro de 2010

O COMPUTADOR NA SALA DE AULA - METODOLOGIA OU TECNOLOGIA?






A busca pelo saber entre os seres humanos é uma constante desde os tempos mais remotos. O Homem sempre fez uso da sua inteligência para melhorar e aperfeiçoar seus conhecimentos.

Os computadores na nossa sociedade é uma prova dessa capacidade criadora.
É um instrumento pedagógico muito importante que, se usado de maneira correta, pode nos auxiliar muito em nossa prática pedagógica pois temos uma infinidade de informações de fácil acesso que podem ser transformadas em conhecimentos de uma forma até mais prazerosa pelos nossos educandos.

Com os avanços científicos e tecnológicos, característica marcante da sociedade em que estamos inseridos, devemos repensar, também, nossa metodologia de trabalho ou, os instrumentos pedagógicos que utilizamos afim de que nosso aluno construa seu conhecimento. O computador em sala de aula, hoje é de fundamental importância, pois, se utilizado de maneira correta pelos professores, mantendo um olhar permanentemente crítico e observador com relação as informações que pretende explorar é um recurso relevante no processo ensino-aprendizagem.

O computador é um meio facilitador, um instrumento, e vai depender de cada educador fazer deste mecanismo um auxiliador, uma ferramenta a favor do conhecimento, da troca de informações, já que o papel fundamental do professor é ser mediador do conhecimento científico, da troca de experiências e auxiliar os educandos na busca das informações.

Ao utilizar estes meios, o professor ao mesmo tempo que aprimora seu conhecimento, traz a realidade tecnológica ao cotidiano escolar, tendo e proporcionando novas experiências.O objetivo do computador em sala de aula é aprimorar o conhecimento do aluno. Para que tenha maior informação, para se poder discutir problemática atuais em formas atuais como vídeos, figuras, formas variadas de dar aula que antes não existia, somente o tradicional despertando no aluno maior interesse.

O computador na sala de aula deve ser uma "ferramenta" a mais no desenvolvimento de nossas atividades, uma vez que, estes avanços tecnológicos vieram somar às nossas práticas cotidianas maneiras diversificadas de ensino/aprendizagem. No entanto, vale ressaltar que estamos em processo de conhecimentos sobre este novo momento.Faz -se necessário então que nós educadores nos empenhemos em buscar e desenvolver essas novas habilidades em sala de aula, gerando assim aulas mais significativas e interessantes para ambas as partes.

Ele é um instrumento como tantos outros que temos a disposição. O que é certo, é o fato da informática ser de longe a ferramenta tecnológica mais importante, mais fascinante de todas. Além disso é o que nosso aluno gosta de usar, é o objeto de consumo de todos eles, com raras exceções. Por isso não podemos desprezar este potencial, que se bem usado, com metodologias adequadas, pode vir a fazer a diferença no processo de ensino-aprendizagem. Isto por que torna a aula mais dinâmica, com a participação ativa do aluno, traz as informações na ponta do dedos pela internet e permite o uso de recursos, softwares, etc. que possibilitam ao professor trabalhar o conteúdo de inúmeras formas.

Portanto, cabe a todos nós professores nos aperfeiçoar, buscando metodologias adequadas, para que não aconteça o mesmo que aconteceu com outros recursos tecnológicos, tal como o vídeo, onde se passa o filme sem um objetivo, sem um encaminhamento metodológico que possa levar o aluno a uma reflexão, análise e conclusão.

1 comentário:

  1. Boa noite !

    Recebi um e-mail para visitar seu blog, pois também faço parte do grupo de sugestões ... que por sinal tem sempre dicas maravilhosas, bem como as postagens que encontrei aqui!
    Gostei muito ... é tudo muito interessante mesmo!
    Parabéns e muito obrigada por compartilhar conosco!
    Sou professora e admiro muito pessoas que dividem ideias com as demais!
    Tenho um blog também, mas é de artesanato. Gostaria de receber sua visita, ok ?

    Beijos

    Cíntia Maciel

    ResponderEliminar

anúncio-texto