terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Organizando a sala de Educação Infantil em áreas de interesse(cantinhos)



                                                                       As crianças brincando de médico na sala  organizada em áreas  de interesse.


Como organizar sua sala em áreas de interesse(cantinhos)?
Sabe-se que uma sala de educação infantil,organizada em áreas de interesse favorece  não só  a autonomia das crianças, assim como sua  capacidade de explorar e conhecer o ambiente através do brincar.As brincadeiras tornam-se mais significativas e a criança   pode  escolher  em que área  deseja brincar.
Aprendi    em 2009, à partir de uma tutoria que fiz com a Prof. Dr. Tizuko Morchida Kishimotto, uma grande estudiosa na área da educação infantil especificamente no brincar, a organizar minha sala em áreas de interesse.
Inicialmente você estabelece que áreas podem haver em sua sala à partir da observação das crianças.O que elas gostam de brincar?Como brincam?O que mais lhes chama a atenção?
As áreas devem ser demarcadas de alguma forma( na minha sala utilizamos tapetes de EVA,para demarcar cada área.Tínhamos a área da leitura, da casinha, fantasia, construção e médico(por falta de espaço só tínhamos essas).
Como organizar?O que deve ter em cada área? Ai vão as dicas:

Área de leitura:Esta área precisa  ser o mais aconchegante possível, então é bem interessante  que nela tenha além  de  uma estante com livros  diversos e adequados para a  idade da sua turminha, fantoches, almofadas, ursos de pelúcia,e um tapete é claro.Para torná-la mais significativa, ao longo dos dias você pode ir  expondo naquele espaço fotos das crianças , nos momentos em que estão naquela área.Assim ao ver as fotos as crianças sentem-se valorizadas e resgatam na memória o que fizeram naquele momento.

Casinha:Na casinha,é necessário que tenha  fogãozinho( pode ser feito com caixas de leite), geladeira,pia ,mesinha,um quartinho com cama para as bonecas,bonecas diversas, roupinhas para vesti-las, mamadeiras, vassoura, panos de prato,utensílios domésticos de brinquedo, potinhos com  comidinha de brinquedo, tapetinhos, mini passadeiras, jarros, enfim deve parecer com uma casinha de verdade.

Área  da fantasia:Nesse espaço deve haver uma arara com diversas fantasias,perucas, sapatos,maquiagem, gravatas, pastas tipo executivas para os meninos,óculos  de sol, acessórios para as meninas(pulseiras, tiaras, lenços),máscaras, e também um espelho é claro.

Área da constução: Essa costuma ser a mais freqüentada pelos meninos,nela as crianças deverão ter a oportunidade de brincar com jogos diversos, legos,  carrinhos e bonequinhos de vários tamanhos, bloquinhos de madeira,caixas  forradas e de diversos tamanhos,pinos, miniaturas de animais,entre outros que a sua imaginação permitir.

Área do médico: Nesse espaço,você pode simular uma maca,providencie:luvas, estetoscópio, siringas, toucas,jaleco de médico, inalador velho, máscaras, entre outos.
Você pode , dependendo do espaço que você tem disponível, criar muitas outras áreas, mais por experiência própria , afirmo, que essas já garantem uma forma de brincar por parte das crianças, mais organizadas,uma maior organização e autonomia no brincar.

Você pode , dependendo do espaço que você tem disponível, criar muitas outras áreas, mais por experiência própria , afirmo, que essas já garantem uma forma de brincar por parte das crianças, mais organizadas,uma maior organização e autonomia no brincar.



Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto