terça-feira, 23 de agosto de 2011

Livros do Paulo Freire em PDF


Livros do Paulo Freire disponíveis em arquivos de pdf:

O livro é uma coletânea de textos em que Paulo Freire reflete sobre a alfabetização, criticando a proposta simplificadora que se limita ao repetir mecânico de idéias alheias e à memorização de palavras e letras, condenando, também, o projeto educacional que a executa. Na concepção do autor, o processo de alfabetização deve permitir ao alfabetizando a compreensão do ato de ler, de estudar, ensinando-o a pensar a partir da realidade social que o cerca, estimulando, assim, a prática de um diálogo conscientizador e gerador de uma reflexão crítica e libertadora.


Em sociedade que exclui dois terços de sua população e que impõe ainda profundas injustiças à grande parte do terço para o qual funciona, é urgente que a questão da leitura e da escrita seja vista enfaticamente sob o ângulo da luta política a que a compreensão científica do problema traz sua colaboração. 

Medo e Ousadia em pdf   em pdf para baixar
Neste livro, os autores trabalham com as angústias cotidianas do professor na experimentação da pedagogia do diálogo, nas mudancas de atitudes práticas e teóricas que a escolha dessa concepção de educação implica.



Pedagogia da Autonomia' é um livro que condena as mentalidades fatalistas conformadas com a ideologia imobilizante de que 'a realidade é assim mesmo, que se pode fazer?' Para estes, basta o treino técnico indispensável à sobrevivência. Para Paulo Freire, educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo neoliberal, reconhecendo que a História é um tempo de possibilidades. É um 'ensinar a pensar certo' como quem 'fala com a força do testemunho'. É um 'ato comunicante, co-participado', de modo algum produto de uma mente 'burocratizada'. No entanto, toda a curiosidade de saber exige uma reflexão crítica e prática, de modo que o próprio discurso teórico terá de ser aliado à sua aplicação prática.


Pedagogia do Oprimido em pdf   em pdf para baixar
 O livro apresenta o Método Paulo Freire, a mais importante proposta pedagógica pensada a partir da realidade do Terceiro Mundo. Apesar dos mais de vinte anos que o separam da primeira edição, o Método mantém atual a avaliação do papel da educação, ovigor de suas perspectivas e sua aplicabilidade. 

 Pedagogia da Indignação em pdf em pdf para baixar
Último livro de Paulo Freire, 'Pedagogia da Indignação' ficou inacabado em razão de sua morte em maio de 1997. Editado agora, ele vem acompanhado de notas explicativas escritas por sua viúva, Ana Maria Araújo Freire. Trata-se de três Cartas pedagógicas e outros escritos em que o educador defende as condições para a realização dessa utopia que é a democratização da sociedade brasileira. Relatos autobiográficos, reflexões políticas e pedagogia são os materiais que compõem um livro a ser lido como continuação da 'Pedagogia da esperança'. 
 Professora Sim, Tia não em pdf  em pdf para baixar            É pedagógico para um aluno chamar a professora de tia? Segundo o autor, esse tratamento é uma armadilha ideológica nada inocente. Para a professora, é uma forma de adocicar sua vida profissional e de tentar amaciar sua capacidade de luta e seu empenho no exercício de tarefas fundamentais; já as crianças correm o risco de confundir a distinção entre sua casa e a escola, entre um trabalho pedagógico competente, estimulante e solidário e as relações familiares, que são de outra natureza. Neste livro Paulo Freire trata de questões bem concretas do cotidiano docente, tais como o rigor no preparo das aulas, as qualidades necessárias para professoras e professores progressistas, as relações com os alunos, a escuta da palavra e a leitura do mundo e a prática da disciplina sem cair no autoritarismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto