segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Ensino Brasileiro



É a nossa dura realidade: o ensino no Brasil é um dos piores do mundo, tanto em escolas públicas quanto em particulares. E o que os brasileiros pensam disso? Que está tudo ótimo! É isso aí, uma pesquisa encomendada pela revista VEJA à CNT/Sensus mostra como estamos alheios à luta pela qualidade das escolas brasileiras.

Em pleno século XXI, as pessoas acham que as escolas públicas brasileiras são boas porque oferecem merenda e livros didáticos de graça. Mas nossas escolas não estão nem um pouco preparadas para formar cidadãos pra esse século. Estamos novamente ignorando o presente e dizendo que “somos o país do futuro”.

De acordo com a pesquisa...

Os professores disseram que o ensino em 60% das escolas públicas e 94% das escolas particulares é ótimo. Os pais disseram algo parecido, 63% das escolas públicas e 92% das escolas particulares teriam um ensino ótimo. E os alunos também aprovaram suas escolas, para eles 68% das públicas e 93% das particulares são exemplos na área de ensino.

90% dos professores disseram que estavam bem preparados para dar aulas. Os professores também disseram que 58% das escolas públicas e 77% das particulares preparam os alunos ADEQUADAMENTE para o futuro! Os alunos concordam com seus professores e acham que 61% das escolas públicas e 86% das particulares os preparam adequadamente para o futuro.

Na pesquisa realizada pela CNT/Sensus, de acordo com os níveis dados ao ensino brasileiro por pais, professores e alunos poderíamos ser comparados à Finlândia, um país europeu rico e com um dos melhores sistemas de ensino do mundo (mas a qualidade finlandesa é real)!

Na realidade...

# 22% dos professores do ensino básico não têm diploma universitário;
# 16% dos alunos brasileiros repetem a primeira série do ensino fundamental;
# 60% dos estudantes chegam ao fim da oitava série (ou nono ano) sem saber interpretar um texto ou efetuar operações matemáticas simples;
# O Brasil está em 52º lugar em ciências e em 53º lugar em matemática em um ranking de 57 países.

Para mudar a realidade, é preciso enxergar-la. Um futuro para o Brasil passa por um bom sistema de ensino no presente, mudar nossa mentalidade e analisar o real de forma clara e objetiva é o primeiro passo para tornar o ensino brasileiro em uma fábrica de cidadãos.

Isso é necessário, isso é nossa missão!

Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto