sábado, 19 de março de 2011

CURRÍCULO MÍNIMO SEEDUC/RJ

Em breve, a sua escola receberá três pastas com o Currículo Mínimo 2011. Este material serve como referência a todas as nossas escolas, apresentando as competências, habilidades e conteúdos básicos que devem estar contidos nos planos de curso e nas aulas. Sua finalidade é orientar, de forma clara e objetiva, os itens que não podem faltar no processo de ensino-aprendizagem, em cada disciplina, ano de escolaridade e bimestre.

Mas você já pode acessar o material para preparar suas aulas:

Língua Portuguesa/Literatura
Matemática
História
Geografia
Filosofia
Sociologia

IMPORTANTE: Neste primeiro momento, foram desenvolvidos o Currículo Mínimo para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio regular, nesses seis componentes. Dentro de um contexto de priorização das necessidades, entendemos que estas disciplinas, bem como esses níveis, segmentos e modalidades de ensino, tiveram urgência no estabelecimento de um Currículo Mínimo. Todavia, estamos cientes de que este é apenas o passo inicial nessa longa caminhada que continuará com o desenvolvimento das demais disciplinas, além de material específico para as turmas de Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio Normal – formação de professores – e também para as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Orientações curriculares

Enquanto o Currículo Mínimo dessas outras disciplinas, segmentos e modalidades está sendo desenvolvido, você pode utilizar como referência as orientações curriculares anteriores da SEEDUC sobre os conteúdos, competências e habilidades que devem ser trabalhados pelos professores da rede em suas aulas. Na proposta curricular de cada componente abaixo, busca-se estabelecer uma base comum no currículo da rede estadual, que norteie e aproxime as atividades educacionais desenvolvidas em cada escola. Acesse:

Língua Estrangeira
Educação Física
Ciências, Biologia, Física e Química
Educação Artística
Ensino Religioso

Diretrizes Curriculares para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Os professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental também podem contar com as Diretrizes Curriculares para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Este conteúdo quer provocar a reflexão sobre a prática do ensino e promover o seu aperfeiçoamento profissional.

Diretrizes Curriculares – anos iniciais do Ensino Fundamental
Diretrizes Curriculares - Versão esquemática

Orientações Curriculares: EJA e Ensino Médio Normal - Formação de Professores

Para a Educação de Jovens e Adultos e o Ensino Médio Normal, os professores podem buscar referências também nos livros da antiga Reorientação Curricular, de 2006, para planejar as suas práticas:

Livro IV – Curso Normal
Livro V – Educação de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental (anos finais)
Livro VI – Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio

Contamos com a utilização deste Currículo Mínimo por todos os professores da rede estadual de ensino. Colocamo-nos à disposição, pelo endereço eletrônico curriculominimo@educacao.rj.gov.br para esclarecimentos e sugestões, comentários e críticas, que serão bem-vindos e necessários à revisão reflexiva das nossas ações.

É possível entrar em contato direto com a equipe de cada disciplina, pelos e-mails:

matematica@educacao.rj.gov.br
linguaportuguesa@educacao.rj.gov.br
historia@educacao.rj.gov.br
geografia@educacao.rj.gov.br
filosofia@educacao.rj.gov.br
sociologia@educacao.rj.gov.br


Conexão Educação

Conexão Professor

Conexão Aluno

Portal do Cidadão - Governo do Estado do Rio de Janeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto