sexta-feira, 3 de junho de 2011

As salas de aula no Brasil são mais indisciplinadas do que a média nos outros países


Para reflexão dos pais de nossos alunos:




Países asiáticos como Japão e China são os mais bem colocados no estudo
As salas de aula brasileiras são mais indisciplinadas do que a média
de outros países avaliados em um estudo do PISA (Programa
Internacional de Avaliação de Estudantes, na sigla em inglês).
O estudo, feito com dados de 2009 pela OCDE (Organização para a
Cooperação e Desenvolvimento Econômico), aponta que, no Brasil, 67%
dos alunos entrevistados disseram que seus professores "nunca ou quase
nunca" têm de esperar um longo período até que a classe se acalme para
dar prosseguimento à aula.
Entre os 66 países participantes da pesquisa, em média 72% dos alunos
dizem que os professores "nunca ou quase nunca" têm de esperar que a
classe se discipline.
Os países asiáticos são os mais bem colocados no estudo: no Japão, no
Cazaquistão, em Xangai (China) e em Hong Kong, entre 93% e 89% dos
alunos disseram que as classes costumam ser disciplinadas.
Finlândia, Grécia e Argentina são os países onde, segundo percepção
dos alunos, os professores têm de esperar com mais frequência para que
os alunos se acalmem. O estudo foi feito com alunos na faixa dos 15
anos.
Menos distúrbios
O estudo identificou que os distúrbios em sala de aula estão, em
média, menores do que eram na pesquisa anterior, feita no ano 2000.
De acordo com o levantamento, "a disciplina nas escolas não deteriorou
- na verdade, melhorou na maioria dos países" diz o texto da pesquisa.
- Em média, a porcentagem de estudantes que relataram que seus
professores não têm de esperar muito tempo até que eles se acalmem
aumentou em seis pontos percentuais.
Segundo o estudo, a bagunça em sala de aula tem efeito direto sobre o
rendimento dos estudantes. Salas de aula e escolas com mais problemas
de disciplina levam a menos aprendizado, já que os professores têm de
gastar mais tempo criando um ambiente ordeiro antes que os
ensinamentos possam começar, afirma o relatório da OCDE.
O texto ainda aponta que "estudantes que relatam que suas aulas são
constantemente interrompidas têm performance pior do que estudantes
que relatam que suas aulas têm menos interrupções".
A criação desse ambiente positivo em sala de aula tem a ver, segundo a
OCDE, com uma "relação positiva entre alunos e professores". Se os
alunos sentem que são levados a sério por seus mestres, eles tendem a
aprender mais e a ter uma conduta melhor, conclui o relatório.
No caso do Brasil, porém, a pesquisa mostra que os estudantes contam
menos com seus professores do que há dez anos.
- Relações positivas entre alunos e professores não são limitadas a
que os professores escutem  seus pupilos). Na Alemanha, por exemplo, a
proporção de estudantes que relatou que os professores lhe dariam
ajuda extra caso necessário cresceu de 59% em 2000 a 71% em 2009.
Já no Brasil essa proporção de estudantes caiu de 88% em 2000 para 78% em 2009.
Fonte: R7 - 25/05/11
Publicado em 31/05/11- Site Aprendiz Legal

Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto