sábado, 12 de maio de 2012

 

Mercado oferece opções de cursos de formação para gestores escolares

Diretores e coordenadores pedagógicos podem fazer especialização em universidades particulares e públicas, aprimorando o olhar sobre a escola


Os diretores e coordenadores pedagógicos que desejam se especializar em gestão escolar também encontram opções de curso em universidades particulares, como na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade Veiga de Almeida (UVA-RJ). De acordo com a professora Helena Albuquerque, coordenadora do curso Gestão Educacional e Escolar, da PUC-SP, a ementa do curso é abrangente e todos os professores que ministram as aulas são doutores.

Sala de Aula Gestão Escolar (Foto: Divulgação) 
 De acordo com especialistas, é preciso
experiência administrativa para ser diretor
(Foto: Reprodução de TV)

“Existe muita gente interessada em fazer o curso, mesmo de outras cidades fora de São Paulo. Os alunos têm aulas teóricas e fazem estágio. Acho importante a especialização para ampliar a competência profissional dos gestores. Alguns professores são muito bons, mas têm dificuldade em assumir a direção da escola, já que não têm experiência administrativa”, explica a coordenadora.

Já na UVA, os alunos podem fazer vários cursos de especialização na área, como Administração Escolar e Coordenação Pedagógica; Gestão Pedagógica, Supervisão e Orientação Educacional; e Psicopedagogia Institucional e Educação Especial. Segundo a coordenadora Marisa Tereza de Mendonça, os cursos são oferecidos desde o ano 2000, e podem se inscrever aqueles que tiverem qualquer graduação em nível superior. “As aulas são interessantes porque ajudam os diretores e coordenadores a pensar no papel da escola. É preciso ter em mente qual sociedade nós queremos, e isso passa fundamentalmente pela sala de aula”, ressalta.

Alguns cursos de Pedagogia, como o da Universidade de Brasília (UnB), incluem noções de gestão escolar durante as aulas, como explica a professora Carmenísia Jacobina Aires, diretora da Faculdade de Educação da universidade. “Temos a disciplina de Administração das Organizações Educativas, na qual os alunos visitam escolas e acompanham o trabalho dos professores e diretores. Os docentes são gestores por natureza. Eles planejam a aula, fazem avaliações, escolhem os conteúdos... Os pedagogos também devem estar preparados para essas funções, aptos a atuar no ambiente escolar e não escolar. A nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) ressalta a importância da gestão democrática, e é isso que tentamos passar para os alunos”, completa.
Mais informações sobre os cursos nos sites:


Gestão Educacional e Escolar - PUC-SP
Universidade Veiga de Almeida
Universidade de Brasília

Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto