sábado, 12 de maio de 2012

MEC e universidades fazem parceria para formar gestores escolares

Especialização, na modalidade de educação a distância, é gratuita


Para enfrentar o dia a dia da escola, com suas diferentes demandas, os diretores e coordenadores precisam estar preparados. Os profissionais interessados em aprimorar a formação podem fazer o curso Escola de Gestores de Educação Básica, oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com universidades e secretarias de educação. O curso, gratuito, é voltado para a formação continuada de dirigentes da educação básica, em nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade de educação a distância, com carga horária de 400 horas. A formação tem três eixos vinculados entre si: o direito à educação e a função social da escola básica; políticas de educação e gestão democrática da escola; projeto político-pedagógico e práticas democráticas da gestão escolar.

Prof Jailson Alves dos Santos (Foto: Divulgação) 
Professor Jailson Alves dos Santos, coordenador
do curso na UFRJ (Foto: Divulgação)
 
 
Cada universidade realiza o processo seletivo para o ingresso no curso de especialização Escola de Gestores de Educação Básica. O processo seletivo inclui duas etapas: uma pré-inscrição feita pelos sistemas de ensino e, em seguida, uma seleção técnica feita pelas universidades responsáveis pelo curso. Os candidatos provenientes de municípios e de escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) têm preferência, e existem critérios mínimos de seleção, como ter concluído curso de graduação plena; ser gestor efetivo e estar em exercício, de escola pública municipal e/ou estadual de educação básica; e ter disponibilidade para dedicar-se ao curso. Para o professor Jailson dos Santos, coordenador geral do curso Escola de Gestores oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a especialização contribui para a formação dos diretores e coordenadores.

“Em 2005, apenas 36% dos diretores e vice-diretores tinha pós-graduação lato sensu, ou seja, existe um problema grave de formação. Percebemos felizmente que a situação está mudando, e prova disso é a iniciativa do Governo de criar o curso Escola de Gestores, implantado em 2007 e já na segunda edição na UFRJ. A proposta curricular inclui dez disciplinas, voltadas para qualificação ou requalificação dos gestores, para ajudá-los a pensar a administração das escolas. A primeira turma, só com diretores, formou 176 gestores. A segunda turma começou em 2011, com 386 alunos, e estamos atendendo agora também coordenadores pedagógicos”, explica o professor.
Mais informações sobre o curso no site do MEC e no site da UFRJ.


Fonte:
http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2012/05/mec-e-universidades-fazem-parceria-para-formar-gestores-escolares.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto