Premiação simbólica aconteceu nesta terça-feira no Theatro Municipal
Fotos: Marcia CostaOlha a turma lá do Frederico Azevedo recebendo os notebooks (À direita - meu Diretor, o Professor Luis Delgado)
A Secretaria de Estado de Educação promoveu nesta terça-feira (27/09), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a entrega simbólica de notebooks para os alunos que se destacaram na última Avaliação Externa do Desempenho Escolar, o Saerj 2010. O evento contou com presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, e da secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes.
No total, 216 alunos de vários municípios do Estado estiveram presentes no evento para receber o prêmio, representando os 20.645 que serão contemplados com um notebook em todo o Estado. A distribuição dos computadores para os outros selecionados será realizada pelas diretorias regionais até o fim do ano letivo.
.
Railane Nogueira, que também fez o Saerj quando cursava a 3ª série do Ensino Médio pelo Colégio Estadual Frederico Azevedo, de São Gonçalo, acredita que, com um computador só para ela, os estudos renderão ainda mais:
– Antes eu tinha que dividir o computador lá de casa com os meus irmãos, mas agora terei muito mais tempo para estudar e fazer pesquisas.
– Trata-se de uma forma de motivá-los a participar do Saerj e a se dedicarem ainda mais aos estudos.
Sobre a Premiação Saerj
A Premiação Saerj teve início em 2008, quando o Governo do Estado do Rio de Janeiro decidiu implantar um projeto que incentivasse os alunos a participarem das avaliações anuais que a rede estadual de ensino instituiu com o objetivo de diagnosticar a realidade educacional do Estado, permitindo a formulação, o monitoramento e a reformulação das Políticas Públicas Educacionais.
Desde essa data, 9.553 alunos foram contemplados com notebooks entregues em diversas regiões do Estado, em encontros que reuniram estudantes, professores, pais e responsáveis. O sucesso do projeto aumentou a participação dos alunos na avaliação e ampliou o número de contemplados nos anos seguintes, ajudando a redirecionar trajetórias pedagógicas nas escolas e a planejar ações educativas mais eficientes.
Sobre as avaliações diagnósticas
As avaliações externas, em larga escala, são utilizadas em vários países, em suas redes de educação, por oferecerem aos gestores um conjunto de informações que permitem definir e orientar a implementação de Políticas Públicas destinadas a elevar a qualidade do ensino oferecido no sistema educacional.
Com a finalidade de elevar a qualidade do ensino nas escolas, situando-a em patamares compatíveis com as reais necessidades da população fluminense e com a importância sócio-econômica e cultural que esta unidade federada assume no cenário nacional, a Secretaria de Estado de Educação desenvolve, regularmente, a Avaliação Externa das suas unidades escolares.
Sem comentários:
Enviar um comentário