O vídeo acima, trata-se de comercial (um teste gravado) que propõe a reflexão sobre: As crianças e a evolução tecnológica. Um vídeo que apresenta diversas equipamentos que já foram, quando de seu lançamento no mercado, o que era de mais moderno à sua época.
As crianças de hoje, logicamente, nunca usaram um videogame como Atari, sequer tele-jogo (mais rudimentar ainda, com aquela barra branca indo pra cima e pra baixo, para um lado e outro da tela escura). As crianças de hoje não utilizaram telefone discado, a câmera fotográfica que requeria colocação de filme e que no máximo permitia 36 fotos; tampouco usaram máquina datilográfica, videocassete e outras coisas mais...
Mesmo assim, as crianças de hoje, diferentemente das crianças que já fomos um dia, mexem, remexem e até tentam coisas improváveis, como mostra o refereido vídeo como confundir o antigo disquete de 3 1/2" com um porta CD.
As crianças da geração passada forem educadas para falar apenas quando lhes era permitido, a levantar a mão e aguardar a sua vez, a não mexer se não estraga, etc.
Muitos do educadores de hoje - que foram crianças na geração passada - repetem com seus alunos os mesmos procedimentos, sem perceber que não é o aluno que precisa mudar, mas eles que precisam rever sua metodologia, diante de um mundo cada vez mais impregnado de tecnologia...
Mas tecnologia na sala de aula e/ou no laboratório de informática precisa ter um sentido mais do que meramente tecnológico, precisa de fato propor uma nova metodologia.
Contextualizar as coisas e as gentes, no tempo e no espaço, seja na questão das TICs e da própria educação é um dos papéis sociais de todo educador.
(Texto de José Antonio K. Roig)
Sem comentários:
Enviar um comentário