segunda-feira, 1 de novembro de 2010


 
 
 
HOJE É DIA DE FESTA
( assim espero )
Jorge Linhaça
 
 
Durante a votação do primeiro turno não tivemos grandes incidentes, uma ou outra boca de urna, bebedeira, bate-bocas, enfim, nada que desmerecesse o processo eleitoral. 
Espero que ao fim deste segundo turno as coisas continuem da mesma forma.
 
Alguns vão comemorar a vitória de seu candidato e outros não, isso faz parte do processo democrático, por mais "poluído" que o mesmo tenha sido nestas eleições. De qualquer maneira tudo faz parte do amadurecimento de uma democracia que mal entra em sua adolescência.
 
Ao menos temos o direito de votar e, pelo voto, escolher nossos governantes...só é uma pena que ainda não haja deseleições a cada dois anos para nos livrarmos daqueles que não correspondem à nossa espectativa.Quem sabe um dia a idéia vinga?
 
Independente da vitória de A ou B, teremos a opotunidade de comemorar mais uma eleição realizada pelo sufrágio universal, temos a comemorar a nossa liberdade de escolha ao contrário do que aconteceu por muitos anos neste país, quando as eleições diretas foram proibidas para que o poder não pudesse emanar diretamente do povo. Há quem tenha saudades disso, eu não sinto nenhuma...
 
Este ano, mais do que o resultado das urnas, temos a comemorar a vitória da sociedade como um todo, temos a comemorar o Ficha Limpa, que alguns "candidatos" tentaram usurpar para si mas que emanou da sociedade, disparou na internet e agregou pessoas de todos os partidos políticos.
Ser ou não relator do projeto , que foi um projeto popular, não é mérito que alguém possa auferir para si...ninguém seria louco de barrar o projeto...
 
Enfim, se ainda não atingimos o estágio ideal da democracia, por certo demos mais alguns passos em sua direção. Por mais que nossas opções sejam diferentes em termos de candidatos, pro mais que tenham havido debates ( e infelizmente, embates) isso só faz com que, juntos, aprendamos a entender, ou pelo menos saber, o posicionamento dos demais.
 
Infelizmente há aqueles , de ambos os lados , presumo, que na falta de argumentos sólidos partem para agressões pessoais...mas faz parte.
Assim como infelizmente há aqueles que , por você votar em outro candidato te eliminam da lista de amigos...paciência.
 
Claro que vou torcer para que minha escolha seja a da maioria, porque acredito que seja a menos pior hoje
.
Se o candidato adversário ganhar paciência...resta-me torcer, do fundo do coração, para que ele surpreenda-me positivamente e mude sua maneira de agir na politica e na economia.
 
Jamais vou torcer contra o Brasil, nem desejar que uma imensa crise às vésperas de eleições causem um estrago em nossas vidas.
 
Jamais vão me ver pedir canhões na rua apenas por não concordar com o resultado de uma eleição...
 
Acho que esse tempo já passou e não deixou saudades na maioria das pessoas de bem.
 
Aliás, uma coisa precisa ficar clara...concorde comigo quem quiser...pessoas do bem ou de bem existem em todas as classes sociais, não são necessáriamente pessoas de bens..
.
Pessoas boas e honestas existem em todos os partidos...Pessoas pobres existem também em todos os partidos, torcendo por seus candidatos...
 
Pessoas "intelectuais" existem em todos os partidos.
Graduados,Mestres, Doutores...existem em todos os partidos.
 
Portanto é de um mau gosto ou falta de conhecimento incríveis, dizer que os eleitores adversários  votam com o estômago( são todos famélicos, miseráveis)...é como dizer...eu tenho comida, eu voto com a razão e coração...pobre não come , portanto não tem coração nem razão...vende voto por comida....
É como o Jereissat que nos brindou com esta pérola..." eu ando de jatinho porque eu posso "...
 
É preciso pensar para falar...repetir lugares comuns ouvidos aqui e acolá, em e-mails raivosos, não ajuda em nada na comunicação.
 
Eu e milhões de brasileiros não somos "mortos de fome" que pensam com o estômago, felizmente estamos bem acima da linha de miséria, eu e muitos milhares temos curso universitário, portanto não somos abalfabetos..
Se alguém perguntar pelo meu diploma eu tenho pra mostrar...formei-me aqui no Brasil...aliás nem preciso mostrá-lo, ele é registrado no MEC...
 
Esse tipo de afirmação, tentando ligar ignorância e pobreza a este ou aquele candidato e a capacidade econômica e intelectual a outro, é apenas uma tentativa desesperada de tentar reunir os votos daqueles que se acham mais qualificados que os demais.
 
Só esquecem que o voto do seu faxineiro, do lixeiro, do porteiro do seu prédio ou condominio, vale tanto quanto o seu próprio voto...
 
Não existe cesta de tres pontos nas eleições...cada voto vale um ponto...seja ele dado pelo presidente de uma empresa ou pelo office-boy
 
Essa é a beleza, que muitos ainda não entenderam, do processo democrático: Todos nós somos iguais perante as urnas.A urna não sabe quem é rico ou pobre, instruido ou analfabeto, apenas registra a soma de nossas vontades e é dessa soma de vontades que elegem-se nossos representantes.
 
Podemos hoje dizer que " o sol da liberdade em raios fúlgidos brilhou no céu da patria neste instante". Somos livres para escolher sem que ninguém nos enfie um candidato goela abaixo através de eleições indiretas...Somos livres para acertar ou errar a cada eleição...somos livres para aprender ou não com isso.
Infelizmente, ainda falta-nos a liberdade de o voto não ser obrigatório, mas, quem sabe um dia algum legislador acorde, não é mesmo? 
 
Abraços fraternos aos vencedores e vencidos nas urnas pois no fim, somos todos vencedores pois podemos exercer nossa liberdade de escolha.
 
Jorge Linhaça
 
 
                 
 
Contatos com o autor

Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto