domingo, 22 de agosto de 2010

MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

 
 
O que são inteligências múltiplas?
    
 
 A principal contribuição da Teoria das Inteligências Múltiplas é afirmar que o indivíduo não possui apenas uma inteligência, mensurável, inata, considerada por muitas pessoas como inteligência geral. Essa ideia durante anos buscou rotular indivíduos como inteligentes ou não, definindo que uma quantidade grande de pessoas marginalizadas pelos processos sociais não fossem bem-sucedidas na escola.

     Opondo-se ao conceito de inteligência geral, Gardner mostra que todos os indivíduos são inteligentes, mas de maneiras diferentes, e que suas inteligências serão reforçadas, desenvolvidas ou não, dependendo dos estímulos que receberem do ambiente e da cultura que os cercam. Sendo assim, algumas inteligências são relativamente independentes das outras e podem ser modeladas, combinadas numa multiplicidade de maneiras de serem adaptadas pelos sujeitos e por suas culturas.

1) Lógico-matemática: capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, distinguir relações e princípios. Predomina em matemáticos, cientistas e filósofos.
2) Linguística: caracteriza-se por gosto e domínio especial de idiomas e palavras. Predomina em poetas, escritores e linguistas.
3) Musical: identificável pela habilidade para compor e executar padrões musicais, em termos de ritmo e timbre, mas também escutando-os e discernindo-os. Predomina em compositores, maestros, músicos e críticos de música.
4) Espacial: expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo recriar experiências visuais. Predomina em arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, navegadores e jogadores de xadrez.
5) Corporal-cinestésica: revela-se na maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. Predomina em atores e aqueles que praticam dança ou esportes.
6) Intrapessoal: expressa-se na capacidade de conhecer a si própio. Predomina em escritores, psicoterapeutas e conselheiros.
7) Interpessoal: expressa-se pela habilidade de entender intenções, motivações e desejos dos outros. Predomina em políticos, religiosos e professores.
8) Naturalista: traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar objetos, fenômenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais, entre outros. Predomina em paisagistas e arquitetos.

     A inteligência existencial ainda está em processo de investigação. Abrange a capacidade de refletir sobre questões fundamentais da existência. Seria característica de líderes espirituais e pensadores filosóficos.

Sugestão de Leitura:
- GARDNER, Howard. Cinco mentes para o futuro. Editora Artmed.

Esta entrevista foi realizada de maneira coletiva, antes da conferência que Gardner apresentou no seminário Fronteiras do Pensamento, em Porto Alegre, RS.

 Entrevista publicada na edição nº 405, abril de 2010. Revista Mundo Jovem

Sem comentários:

Enviar um comentário

anúncio-texto