sexta-feira, 22 de abril de 2011


O QUE É A PÁSCOA PRA VOCÊ???






O anjo disse:
"Ele não está aqui: ressuscitou, como havia dito. Vinde ver onde Ele jazia."
Evangelho de Mateus 28;6
O anjo disse:
"Por que buscais entre os mortos aquele que vive?"
Evangelho de Lucas 24;5
JESUS DISSE:
"......PORQUE EU VIVO, VÓS TAMBÉM VIVEREIS."
Evangelho de João 14;19



 

Feliz Páscoa a todos.



Mensagem de Páscoa

Páscoa significa renascimento, renascer.
Desejo que neste dia, em que nós cristãos,
comemoramos o seu renascimento para a vida eterna,
possamos renascer também em nossos corações.
Que neste momento tão especial de reflexão
possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças.
Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais,
porque perderam a fé em um novo recomeçar,
pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.
Não nos deixe esquecer
que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho,
tú estás conosco em nossos corações,
porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti,
você jamais o faz.
Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai
e pela humanidade,
que muitas e muitas vezes esquece disso.
Esquecem de ti e do teu sacrificio
Quando agridem seu irmão,
Quando ignoram aqueles que passam fome,
Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,
Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,
Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso,
um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.
Jesus...
Conceda-me a graça de ser menos egoísta,
e mais solidário para com aqueles que precisam.
Que jamais esqueça de ti e de que sempre estarás comigo
não importa quão difícil seja meu caminhar.
Obrigado Senhor,
Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.
Por minha vida e por minha alma imortal.
Obrigado Senhor!
 



Professores e alunos da rede estadual têm convites à disposição para peça

Rio - Os estudantes que ficarem na cidade durante a Páscoa podem aproveitar a data indo ao teatro. A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) coloca à disposição de alunos e professores convites para a peça “A lição e a Cantora Careca”, de Eugène Ionesco, autor que nasceu na França. A peça está em cartaz no Teatro Maison de France, Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, no Centro do Rio.

Para ganhar os convites, estudantes e professores devem entrar em contato pelo e-mail edwrosaliaf@hotmail.com. Há 50 ingressos para cada dia de peça: 21, 22, 23 e 24 de abril. Censura 16 anos.

É necessário chegar meia hora antes para a retirada dos ingressos na bilheteria. Não poderão entrar no teatro pessoas vestindo boné, bermuda, short, chinelo ou camiseta regata.







Moradores da Região Metropolitana que querem a garantia de um emprego sob o regime estatutário já podem se inscrever no site www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), a organizadora do concurso público promovido pela Prefeitura de São Gonçalo. São 521 vagas imediatas, em cargos de níveis superior, médio/médio técnico e fundamental completo, distribuídas por diversas áreas e vencimentos até R$ 1.500.  As inscrições, que também podem ser feitas em postos de atendimento, vão até 18 de maio.
 
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Número de vagas pode ser ampliado com utilização de cadastro-reserva 
Moradores da Região Metropolitana que querem a garantia de um emprego sob o regime estatutário já podem se inscrever no site www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), a organizadora do concurso público promovido pela Prefeitura de São Gonçalo. São 521 vagas imediatas, em cargos de níveis superior, médio/médio técnico e fundamental completo, distribuídas por diversas áreas e vencimentos até R$ 1.500.  As inscrições, que também podem ser feitas em postos de atendimento, vão até 18 de maio.

O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago, alerta os interessados no sentido de que o número de vagas para provimento imediato será ampliado com a utilização do cadastro de reserva durante o prazo de validade do concurso, que é de dois anos, pois é um compromisso assumido pela Prefeitura de São Gonçalo.  Como a expectativa é de que milhares de concorrentes disputem as 521 vagas oferecidas em diversas carreiras, o diretor orienta os candidatos a não deixarem suas inscrições para os últimos dias para evitarem transtornos de acesso à internet.


Segundo São Thiago, antes de se inscreverem, os candidatos devem fazer uma leitura meticulosa do edital do concurso, disponível na página da Ceperj, para se certificarem de que preenchem todos os requisitos exigidos. 


Para aqueles que não têm possibilidade de acesso à internet, a Fundação Ceperj coloca à disposição postos de inscrição presencial que funcionarão durante todo o período, ou seja, até 18 de maio.
Os interessados devem se dirigir à sede da Fundação, na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, Zona Sul do Rio, nos dias úteis, das 10h às 16h. Em São Gonçalo, são três os endereços: Centro de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, na Rua João  Almeida, 30, sala 301, Alcântara;  Centro de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, no Shopping Via Lagos, na Avenida Dr. Eugênio Borges, 853, salas 316 a 319 (Pista sentido Maricá), Arsenal; e Portal 24 horas Pastor Waldemar Zarro, na Rua Coronel Moreira César, s/nº (ao lado do Colégio Nossa Senhora das Dores), Centro.  O atendimento é feito nos dias úteis, das 9h às 16h30.

As taxas custam R$ 50 para cargos de nível superior,  R$ 45 para nível médio e R$ 25 para os que têm nível fundamental completo.  Podem ser pagas em qualquer agência bancária, preferencialmente no Banco Itaú, obrigatoriamente por meio do boleto bancário específico, que deverá ser impresso após o preenchimento da ficha de inscrição online. Importante lembrar que a inscrição só será efetivada após confirmação do pagamento da taxa, pela instituição bancária.


A pessoa com deficiência (das 521 vagas, 39 estão reservadas) deverá assinalar sua condição no campo apropriado da ficha. Aquele que, no requerimento de inscrição, não a declarar, concorrerá somente às vagas regulares.  Caso necessite de prova em condições especiais, deverá indicar o método: com intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), ledor ou prova ampliada, ou solicitar sala de fácil acesso, no caso de dificuldade de locomoção.


As 521 vagas oferecidas pela  Prefeitura de São Gonçalo estão distribuídas por 20 cargos de nível superior, incluindo as diversas disciplinas para professor docente I; 10 cargos de níveis médio e médio técnico; e três cargos para nível fundamental completo. O diretor Marcus São Thiago garante que nenhuma carreira para nenhum cargo está prevista remuneração menor que o salário mínimo nacional.


- Nos cargos em que no edital a remuneração está menor, como no caso de auxiliar de saúde bucal, fiscal de obras, guarda municipal II, técnico de enfermagem e outros, com a gratificação, ela será equiparada. Em outros cargos está prevista também gratificação além do salário-base – afirma o diretor.


Ele lembra que  o candidato poderá se inscrever para até dois cargos, desde que não haja coincidência nos turnos de aplicação das provas objetivas. Os exames dos concorrentes às vagas dos níveis fundamental e superior acontecerão pela manhã e os do nível médio, à tarde.


Este concurso público constará das seguintes etapas: aplicação de provas objetivas para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva eliminatória e classificatória somente para o cargo de procurador; provas práticas para os cargos de professor docente II Braile, professor docente II intérprete de Libras e motorista, de caráter eliminatório e classificatório; avaliação de títulos  os cargos de professor  docente I, docente II Braile e intérprete de Libras,  professor orientador pedagógico, professor orientador educacional  e professor supervisor educacional, de caráter exclusivamente classificatório; e exame de capacidade física, de caráter eliminatório, para os cargos de guarda municipal II e técnico de apoio especializado/controle urbano.


Para quem tiver dúvidas depois de ler o edital, a Fundação Ceperj coloca à disposição o telefone (21) 2334 7100, do SAC (Serviço de Atendimento ao Candidato), os emails
sac@ceperj.rj.gov.br ou sacceperj@gmail.com, ou ainda o envio de fax pelos números  (21) 2334 7125/7130, nos dias úteis, das 10h às 16h.

- É com muita satisfação que a Fundação Ceperj realiza este concurso para a Prefeitura de São Gonçalo. Temos consciência de que milhares de candidatos vão disputar as vagas oferecidas em diversas carreiras. A prefeitura nos procurou por saber da seriedade e da transparência com que ele será realizado – finaliza o diretor.


 


Enem vai substituir exame de desempenho de alunos que entram no curso superior

 

 

Brasília - A partir deste ano, os alunos que tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 ou 2010 não serão obrigados a fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores de instituições públicas e particulares.
Na edição deste ano, cujas provas estão marcadas para 6 de novembro, serão avaliadas 26 graduações e cursos tecnológicos. A substituição vai valer apenas para os alunos que estão entrando no curso superior.

A substituição do Enade de ingressantes pelo Enem é uma demanda antiga das instituições de ensino. A participação no Enade é obrigatória – quem não comparece fica impedido de colar grau ao final do curso – mas o desempenho do aluno na prova não interfere no seu currículo. Sem esse compromisso, as instituições defendiam que a nota do curso ficava comprometida.

O Enade é aplicado a ingressantes e concluintes de cursos superiores para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas instituições a partir do “valor agregado” pelo estudante ao longo da formação. A nota obtida pelos alunos é utilizada no cálculo de vários indicadores de qualidade que são utilizados para regular a oferta de ensino no país. O Ministério da Educação (MEC) calcula que 1,2 milhão de alunos estão aptos a participar do exame em 2011.

A inscrição dos alunos é de responsabilidade da instituição e deve ser feita de 18 de julho a 19 de agosto pela internet. São considerados alunos ingressantes aqueles que tenham iniciado o curso em 2011. Já os concluintes são aqueles que tenham expectativa de formatura em 2011 ou que tiverem cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo.

Dispensa visa a reduzir custos

Apesar de dispensados da prova, os ingressantes que tiverem participado do Enem devem ser inscritos no Enade normalmente, para efeito de cadastro. De acordo com o MEC, a dispensa tem como objetivo reduzir custos e dar eficácia à aplicação da prova.
A economia será de aproximadamente R$ 30 milhões. Outro motivo para fazer essa substituição é que o Enade de ingressante, por ser aplicado no fim do primeiro ano letivo, não aferia as habilidades e conhecimentos adquiridos pelo aluno desde sua entrada até o segundo semestre do curso.

No Enade, os alunos que não comparecem no dia da prova ficam em situação irregular no MEC e precisam esperar uma nova edição do exame para obter o diploma. Outra novidade, a partir deste ano, é que o estudante nessa situação não precisará fazer a prova, basta que a instituição de ensino faça sua inscrição e o caso fica regularizado.

Em 2011, serão avaliados os cursos superiores em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música.

As informações são da Agência Brasil



A atratividade da carreira docente

Imagem de uma lousa tendo duas esponjas que servem como apagadores



O Ministério da Educação apresentou um projeto estabelecendo os objetivos da educação para a próxima década (2011-2020). O texto traz várias metas que pretendem alterar a realidade das escolas no sentido de qualificar o atendimento, principalmente no ensino básico.
Todas as metas poderão ser atingidas desde que haja políticas públicas consistentes, continuidade dessas políticas e investimento na formação e valorização do quadro de professores.
O objetivo de assegurar a todas as crianças e jovens o ensino básico e permitir que cada um conclua o processo de escolarização básica pode continuar sacrificando a qualidade em função da quantidade.
Todavia, sabemos que a realidade da escola poderá ser mudada se, sobretudo, as metas propostas estiverem apoiadas na confiança, na ação e no empenho dos professores. Isso significa que, se os professores não acreditarem na força e na seriedade das políticas educacionais e não as efetivarem no contexto das escolas, o Plano Nacional de Educação será apenas mais um plano bem intencionado, porém ineficaz.
Deve existir um projeto social e político que aponte, por meio de ações concretas, o desejo de se transformarem significativamente as metodologias e os conceitos que hoje determinam os fazeres escolares.
Ninguém ignora que é a intervenção pedagógica adequada dos educadores que faz quase toda a diferença na escola. Todos defendem que a atividade docente está cada vez mais complexa e exigente; no entanto, também é consensual a ideia de que a carreira docente com um estatuto social decadente, formação fragilizada e remuneração baixa não atrai à profissão os estudantes mais qualificados nem anima os melhores profissionais a manter-se nas escolas públicas.
Em um tempo em que nós, a sociedade como um todo, e as autoridades educacionais buscamos uma escola que atenda mais e melhor à população que dela faz uso, é imprescindível que medidas palpáveis sejam estabelecidas a curto e médio prazo, a fim de tornarmos a carreira docente um pouco mais atraente.
É preciso que os jovens sejam motivados a serem professores e encontrem incentivos e sentido no magistério. Uma profissão que não atrai os “bons” com certeza será ocupada por aqueles que, do ponto de vista profissional, não tiveram opções melhores.
Assim sendo, estaremos encaminhando pessoas desmotivadas à carreira docente, sem empenho e, sobretudo, que não acreditam que podem. Por isso mesmo, elas provavelmente não farão a diferença, posto que não “escolheram”, mas foram social e economicamente “escolhidas” para serem professores.
Para inverter o “desprestígio” da carreira de professor é imperativo que se efetivem medidas claras de formação continuada dos docentes e, ao mesmo tempo, se definam com clareza novas condições para o exercício da profissão.
O PNE 2011-2020 aparece em hora propícia e deseja o desenho de um novo projeto social para a escola pública. Todavia, o primeiro e mais importante passo para tal empreitada é devolver a decência à docência.



(*) Diretora pedagógica do Agora Sistema de Ensino (www.souagora.com.br) e do Ético Sistema de Ensino (www.sejaetico.com.br), pedagoga, Mestre em educação e ex-secretária de Educação de Ribeirão Preto (SP).



O bullying não é brincadeira
 
Imagem de menino com semblante sério e olhando do lado estando sentado ao chão encostado a uma porta azul



A palavra bullying deriva do verbo inglês to bully e significa usar a superioridade física ou moral para intimidar alguém. Essa palavra tem sido adotada em vários países para definir todo tipo de comportamento agressivo, intencional e repetitivo inerente às relações interpessoais. As vítimas são os indivíduos considerados mais frágeis, transformados em objetos de diversão e prazer por meio de “brincadeiras” maldosas e intimidadoras. E quando a violência é feita virtualmente, contando com ajuda da internet ou celulares para disseminá-la, ganha o nome de cyberbullying.
Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que quase 1/3 dos estudantes brasileiros afirma ter sofrido bullying alguma vez na vida escolar, sendo que o problema tem ocorrido, em maior proporção, nos colégios privados (35,9%) do que nos públicos (29,5%). Esse estudo faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2009 e foi realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal.
O tema é tão importante que está tramitando no Senado um projeto que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e propõe que os estabelecimentos de ensino sejam também responsáveis por promover um ambiente escolar seguro e adotar estratégias de prevenção e combate a intimidações e agressões. Além disso, também sugere que o Ministério da Educação (MEC) coordene trabalhos para combater o bullying.
Esse é um fenômeno mundial e representa a violência moral velada – que também pode chegar a ser física e explícita –, imposta por meio de comportamentos desequilibrados, socialmente inadequados, intimidadores e repetitivos de uma pessoa ou de um grupo contra uma mesma vítima. Estudos indicam que o bullying produz consequências graves, que vão desde problemas de aprendizagem até sérios transtornos de comportamento, responsáveis por índices de suicídios e homicídios entre estudantes.
É fundamental reconhecer que a vida humana está sendo banalizada e que está ocorrendo o distanciamento daquilo que é inerente e essencial à nossa natureza: relacionar-se. Sabe-se que os humanos não são espontaneamente generosos, respeitosos e solidários; então, essas virtudes devem ser rotineiramente aprendidas e exercitadas. E esse é um dos papéis da educação escolar: formar o sujeito social.
A escola é o primeiro contato dos pequenos com o âmbito público, sendo este um espaço plural por natureza. É nela que crianças e adolescentes conhecem um conjunto de valores muitas vezes diferentes daquele de sua família – o âmbito privado – e, assim, devem aprender a estar na coletividade de forma harmoniosa e democrática.
Combater o bullying não é tarefa impossível, mas exige atenção, tempo e diálogo. É preciso vencer a conformidade. De início, é fundamental que toda a comunidade escolar – gestores, professores, funcionários em geral, alunos e pais – se conscientize de que o mundo tal como está é produto humano e que somos todos responsáveis por ele.
No material do Agora Sistema de Ensino – o novo sistema de ensino da Editora Saraiva, voltado para as escolas públicas do Ensino Infantil ao Ensino Médio –, são trabalhados os temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC). Assim, os temas Ética, Trabalho e Consumo, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Orientação Sexual e Saúde são debatidos por meio de textos e de atividades que possibilitam a reflexão e a análise de situações que nos cercam diariamente.
O material pretende contribuir para a formação ética dos alunos, com a construção e o aprimoramento de sua capacidade de observar, de analisar e de refletir diante das situações do dia a dia e, por fim, posicionar-se como alguém que pensa, atua e, se necessário, transforma a realidade.
Sendo assim, princípios essenciais para a prevenção do bullying, como o respeito, a solidariedade e a justiça, entre outros, fazem parte do trabalho feito em sala de aula. Mas não adianta somente pedir que os alunos desenhem a pomba da paz ou cantem uma música que fale sobre a paz, tampouco acreditar que dizer uma única vez “não bata” ou “não faça” seja suficiente. É fundamental que a escola seja um local de trabalho pautado em princípios éticos, em que todos vivam um ambiente democrático e se compreendam como responsáveis pelas relações estabelecidas na instituição e, assim, comprometam-se com a construção de uma sociedade mais justa e humanizada.


Anita Adas é Coordenadora Pedagógica da Divisão de Sistemas de Ensino da Editora Saraiva.

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