
terça-feira, 24 de agosto de 2010
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
PEQUENOS VALORES
Viver é acreditar no nascer e no pôr-do-sol
É ter esperança de que o amanhã será sempre o melhor
É renascer a cada dia
É aprender a crescer a cada momento
É acreditar no amor
É inventar a própria vida...
No decorrer desta vida, o prazer, a alegria, a tristeza,
a dor, o amor, desfilam em nossa alma
e em nosso coração deixando diferentes marcas.
São essas marcas combinadas
que formam a riqueza da nossa caminhada.
Um caminho onde o mais importante não é chegar
e sim caminhar.
Valorize todos os detalhes, todas as subidas e descidas, as pedras, as curvas, o silêncio, a brisa
e as montanhas deste seu caminho,
para que você possa dizer de cabeça erguida, no futuro:
Cresci
Chorei
Sorri
Caí
Levantei
Aprendi
Amei
Fui amado
Perdi
Venci
Vivi
E, principalmente, sou uma pessoa feliz!
(Desconheço a Autoria)
Aprendendo utilizando a Internet
O objetivo desse trabalho é desenvolver as habilidades do aluno, tanto na utilização do computador, como no aprendizado e no raciocínio lógico e crítico, compreender que a internet não é apenas jogos e rede de relacionamentos, mas que possibilita, principalmente, ampliar seus conhecimentos se utilizada de modo correto, e também reconhecer o papel da mídia na aproximação das relações entre os espaços mundiais "aldeia global" e as formas de interação.
Para isso o aluno deverá acessar a internet, ler e realizar as tarefas propostas, postar as respostas no blog e/ou wiki nos prazos determinados. Acessar os links com informações adicionais para ampliar seus conhecimentos.
Para isso o aluno deverá acessar a internet, ler e realizar as tarefas propostas, postar as respostas no blog e/ou wiki nos prazos determinados. Acessar os links com informações adicionais para ampliar seus conhecimentos.
Nota: Para ler o Projeto Wiki do curso FCTEweb do Cederj na íntegra acesse o link.
domingo, 22 de agosto de 2010
APRENDER
O mundo parece que só não progride mais rapidamente porque há, em muitas criaturas, um invisível desencanto de aprender. De aprender mais continuamente, de aprender sempre.
Em geral, atingido um limite de conhecimento indispensável a certas garantias, o indivíduo instala-se nele, e deixa correr o tempo, sem se preocupar com a renovação constante das coisas. São esses, na verdade, os que se surpreendem quando, certo dia, encontram circunstâncias diversas a atender. Pensaram que tinham formado um mundo inalterável e lhes bastava ir até o fim nessa cômoda rotina.
Mas, em alguns casos, não possuem, sequer, uma limpidez de vistas suficiente para aceitarem a certeza dessa renovação. Obstinam-se em pensar quem têm a verdade consigo. E não somente em pensar, mas em dizer.
Ora, quem é dono de uma verdade atingiu, decerto, um grau de superioridade inexcedível. Quem possui uma verdade não se vai agora modificar em atenção a nada e a ninguém. É todo-poderoso e perfeito.
A cada instante há na vida um novo conhecimento a encontrar, uma nova lição despertando, uma situação nova, que se deve resolver.
Entre os inertes e os que não dão por isso ou não podem assumir nenhuma atitude, e os presumidos que, imperturbavelmente, deixam cair o seu orgulho e o seu tédio sobre os mais contraditórios acontecimentos, aqueles que, afinal, constroem alguma coisa no mundo organizam suas atividades para vencer a experiência que se lhes apresenta.
Vencem-na pela inteligência com que a aceitam, pelos poderes com que a compreendem, pela interpretação e o estímulo que a seu respeito são capazes de formular.
Tudo isso é aprender. E aprender é sempre adquirir uma força para outras vitórias na sucessão interminável da vida.
Os adultos aconselham freqüentemente às crianças a vantagem de aprender, vantagem que tão pouco conhecem e que assim mesmo dificilmente seriam capazes de seguir.
Pode ser que um dia cheguem a mudar muito, e dêem tais. conselhos a si mesmos.
Em geral, atingido um limite de conhecimento indispensável a certas garantias, o indivíduo instala-se nele, e deixa correr o tempo, sem se preocupar com a renovação constante das coisas. São esses, na verdade, os que se surpreendem quando, certo dia, encontram circunstâncias diversas a atender. Pensaram que tinham formado um mundo inalterável e lhes bastava ir até o fim nessa cômoda rotina.
Mas, em alguns casos, não possuem, sequer, uma limpidez de vistas suficiente para aceitarem a certeza dessa renovação. Obstinam-se em pensar quem têm a verdade consigo. E não somente em pensar, mas em dizer.
Ora, quem é dono de uma verdade atingiu, decerto, um grau de superioridade inexcedível. Quem possui uma verdade não se vai agora modificar em atenção a nada e a ninguém. É todo-poderoso e perfeito.
Assim, os rotineiros pacíficos, viciados na imobilidade das idéias, e os rotineiros pretensiosos, impregnados da convicção de uma sabedoria insuperável, constituem duas fileiras imensas, entre as quais passam a custo, e com uma impressionante coragem, os que se acostumaram a pôr sobre todas as coisas uma claridade sem enganos, e conquistaram o gosto de atingir cada dia um ponto mais alto para o seu destino.
Esse gosto provém da humildade persistente de aprender.
Esse gosto provém da humildade persistente de aprender.
A cada instante há na vida um novo conhecimento a encontrar, uma nova lição despertando, uma situação nova, que se deve resolver.
Entre os inertes e os que não dão por isso ou não podem assumir nenhuma atitude, e os presumidos que, imperturbavelmente, deixam cair o seu orgulho e o seu tédio sobre os mais contraditórios acontecimentos, aqueles que, afinal, constroem alguma coisa no mundo organizam suas atividades para vencer a experiência que se lhes apresenta.
Vencem-na pela inteligência com que a aceitam, pelos poderes com que a compreendem, pela interpretação e o estímulo que a seu respeito são capazes de formular.
Tudo isso é aprender. E aprender é sempre adquirir uma força para outras vitórias na sucessão interminável da vida.
Os adultos aconselham freqüentemente às crianças a vantagem de aprender, vantagem que tão pouco conhecem e que assim mesmo dificilmente seriam capazes de seguir.
Pode ser que um dia cheguem a mudar muito, e dêem tais. conselhos a si mesmos.
Daí por diante, o mundo começará a ficar melhor.
Rio de Janeiro, Diário de Notícias. 1O de dezembro de 1932.
REFERÊNCIA
REFERÊNCIA
AZEVEDO, Leodegário Amarante de. Cecília Meireles, Crônicas da Educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
PARA REFLETIR
1. O título do texto define bem seu tema? Por quê? O que se deveria acrescentar/
2. A autora indica dois tipos de pessoa que resitem ao aprendizado permanente. Quais são?
3. O que, segundo texto, caracteriza as pessoas dispostas/ disponíveis a aprender sempre? Voc concorda com a opinião expressa pela autora? Por quê?
PARA REFLETIR
1. O título do texto define bem seu tema? Por quê? O que se deveria acrescentar/
2. A autora indica dois tipos de pessoa que resitem ao aprendizado permanente. Quais são?
3. O que, segundo texto, caracteriza as pessoas dispostas/ disponíveis a aprender sempre? Voc concorda com a opinião expressa pela autora? Por quê?
Como será que a criança aprende?
A criança tem tudo a aprender. E o adulto está presente para a andaimar no seu processo de aprendizagem. Mas será que o adulto percebe que, tal como nós, a criança aprende aquilo que realmente é importante e relevante para si? A resposta e esta questão é-nos dada por Carl Rogers (cit por Norman Sprinthall e Richard Sprinthall, 1990, p. 321 e 322), que durante toda a sua carreira sublinhou a importância da qualidade das relações interpessoais e ressalva que a forma como nos relacionamos com os outros é central para o nosso desenvolvimento pessoal.
É essencial definir, desde já, que o importante não é saber o que nós, adultos, devemos ensinar às crianças, mas sim como elas aprendem, como se constrói a sua pessoa e o seu conhecimento do mundo.
Por outro lado, torna-se importante distinguir compreensão de aprendizagem. A primeira, significa “fazer a apreensão de”. A compreensão de algo é um processo quase imediato sendo apenas necessário comparar o que se apreende – o que se faz neste momento e o que se fez no momento anterior. Para além disso, para se compreender algo é necessário “estar interessado em”.
É essencial definir, desde já, que o importante não é saber o que nós, adultos, devemos ensinar às crianças, mas sim como elas aprendem, como se constrói a sua pessoa e o seu conhecimento do mundo.
Por outro lado, torna-se importante distinguir compreensão de aprendizagem. A primeira, significa “fazer a apreensão de”. A compreensão de algo é um processo quase imediato sendo apenas necessário comparar o que se apreende – o que se faz neste momento e o que se fez no momento anterior. Para além disso, para se compreender algo é necessário “estar interessado em”.
Author: Raquel Martins | Filed under: As nossas leituras, Metodologias
Ser educador nos dias de hoje
Os nossos meninos não são os de antes…
Trocaram os brinquedos de madeira pelos sofisticados
brinquedos de luz e som, que só com o simples toque numa
tecla fazem aparecer o mundo fantástico da electrónica.
As educadoras não as de antes…
Fotocopiam, ampliam, colam papéis de texturas maravilhosas,
e reconstroem pegadas de animais pré-históricos só com o
simples acto de misturar água e gesso…
Mas há coisas que não mudam, que o tempo e os anos
respeitam… O olhar de uma criança de mão dada com o/a
seu/sua educador(a) e o contacto silencioso, caloroso,
são sinais entranhados de um código único,
de um sentimento profundo de amizade.
Uma criança e o/a seu/sua educador(a)…são capazes de tudo.
Podem passar horas juntos escutando cantigas, resolvendo
problemas com caricas e pauzinhos ou simplesmente a brincar
com a imaginação. Podem fazer as maiores invenções e tentar
salvar o mundo plantando uma árvore.
Não são as crianças de antes…
As educadoras e os educadores não são os de antes…
O mundo não é o de antes..
Mas há coisas que não mudam, a capacidade de
desumbramento, a força da natureza, o olhar de uma
criança e o carinho de um(a) educador(a)
que se entrega se condições, dia-a-dia,
qu sonham e trabalham juntos por um mundo
melhor, com um código único, eterno, poderoso,
indestruível: o de uma profunda amizade.
MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
O que são inteligências múltiplas?
A principal contribuição da Teoria das Inteligências Múltiplas é afirmar que o indivíduo não possui apenas uma inteligência, mensurável, inata, considerada por muitas pessoas como inteligência geral. Essa ideia durante anos buscou rotular indivíduos como inteligentes ou não, definindo que uma quantidade grande de pessoas marginalizadas pelos processos sociais não fossem bem-sucedidas na escola.
Opondo-se ao conceito de inteligência geral, Gardner mostra que todos os indivíduos são inteligentes, mas de maneiras diferentes, e que suas inteligências serão reforçadas, desenvolvidas ou não, dependendo dos estímulos que receberem do ambiente e da cultura que os cercam. Sendo assim, algumas inteligências são relativamente independentes das outras e podem ser modeladas, combinadas numa multiplicidade de maneiras de serem adaptadas pelos sujeitos e por suas culturas.
1) Lógico-matemática: capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, distinguir relações e princípios. Predomina em matemáticos, cientistas e filósofos.
2) Linguística: caracteriza-se por gosto e domínio especial de idiomas e palavras. Predomina em poetas, escritores e linguistas.
3) Musical: identificável pela habilidade para compor e executar padrões musicais, em termos de ritmo e timbre, mas também escutando-os e discernindo-os. Predomina em compositores, maestros, músicos e críticos de música.
4) Espacial: expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo recriar experiências visuais. Predomina em arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, navegadores e jogadores de xadrez.
5) Corporal-cinestésica: revela-se na maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. Predomina em atores e aqueles que praticam dança ou esportes.
6) Intrapessoal: expressa-se na capacidade de conhecer a si própio. Predomina em escritores, psicoterapeutas e conselheiros.
7) Interpessoal: expressa-se pela habilidade de entender intenções, motivações e desejos dos outros. Predomina em políticos, religiosos e professores.
8) Naturalista: traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar objetos, fenômenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais, entre outros. Predomina em paisagistas e arquitetos.
A inteligência existencial ainda está em processo de investigação. Abrange a capacidade de refletir sobre questões fundamentais da existência. Seria característica de líderes espirituais e pensadores filosóficos.
Opondo-se ao conceito de inteligência geral, Gardner mostra que todos os indivíduos são inteligentes, mas de maneiras diferentes, e que suas inteligências serão reforçadas, desenvolvidas ou não, dependendo dos estímulos que receberem do ambiente e da cultura que os cercam. Sendo assim, algumas inteligências são relativamente independentes das outras e podem ser modeladas, combinadas numa multiplicidade de maneiras de serem adaptadas pelos sujeitos e por suas culturas.
1) Lógico-matemática: capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, distinguir relações e princípios. Predomina em matemáticos, cientistas e filósofos.
2) Linguística: caracteriza-se por gosto e domínio especial de idiomas e palavras. Predomina em poetas, escritores e linguistas.
3) Musical: identificável pela habilidade para compor e executar padrões musicais, em termos de ritmo e timbre, mas também escutando-os e discernindo-os. Predomina em compositores, maestros, músicos e críticos de música.
4) Espacial: expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo recriar experiências visuais. Predomina em arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, navegadores e jogadores de xadrez.
5) Corporal-cinestésica: revela-se na maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. Predomina em atores e aqueles que praticam dança ou esportes.
6) Intrapessoal: expressa-se na capacidade de conhecer a si própio. Predomina em escritores, psicoterapeutas e conselheiros.
7) Interpessoal: expressa-se pela habilidade de entender intenções, motivações e desejos dos outros. Predomina em políticos, religiosos e professores.
8) Naturalista: traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar objetos, fenômenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais, entre outros. Predomina em paisagistas e arquitetos.
A inteligência existencial ainda está em processo de investigação. Abrange a capacidade de refletir sobre questões fundamentais da existência. Seria característica de líderes espirituais e pensadores filosóficos.
Sugestão de Leitura:
- GARDNER, Howard. Cinco mentes para o futuro. Editora Artmed.Esta entrevista foi realizada de maneira coletiva, antes da conferência que Gardner apresentou no seminário Fronteiras do Pensamento, em Porto Alegre, RS.
Entrevista publicada na edição nº 405, abril de 2010. Revista Mundo Jovem
terça-feira, 10 de agosto de 2010
É PRECISO CAMINHAR JUNTOS
Mudar é um ato de coragem.
É aceitação plena e consciente do desafio.
É trabalho árduo, para hoje
É trabalho árduo, para agora.
E os frutos só virão amanhã, quem sabe, tão distante...
Mas quando temos a certeza de que estamos no rumo certo,
a caminhada é tranqüila.
E quando temos fé e firmeza de propósitos, é fácil suportar
As dificuldades do dia-a-dia.
A caminhada é longa. Muitos ficarão à margem.
Outros vão retornar da estrada. É assim mesmo.
Contudo, os que ficarem, chegarão. Disso eu tenho certeza.
Olhe bem a seu lado.
Estão com você seus colegas de trabalho.
Eles também têm problemas e dificuldades como você.
E têm dúvidas sobre a mudança.
Você poderá mostrar-lhes como sente e pensa a respeito
das mudanças na organização e nas pessoas.
Não feche a janela em que você está debruçado.
Convide seu colega para estar a seu lado.
Para que vocês possam ter a mesma perspectiva.
Nós estamos com você a cada dia, tentando descobrir
novas faces da mudança.
Tenho certeza que, se assim procedermos, dentro de algum tempo
estaremos convencidos de que não é tão difícil mudar...
(Adaptação do poema de Antonio Ferreira de Andrade)
domingo, 8 de agosto de 2010
MINHA HOMENAGEM AOS PAIS
A vocês, que nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade,
não bastaria um obrigado.
A vocês, que iluminaram os caminhos obscuros com afeto e dedicação para que os trilhássemos sem medo e cheios de esperanças,
não bastaria um muito obrigado.
A vocês, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos,
para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos.
Pela longa espera e compreensão durante nossas longas viagens,
não bastaria um muitíssimo obrigado.
A vocês, pais por natureza, por opção e amor,
não bastaria dizer, que não temos palavras para agradecer tudo isso.
Mas é o que nos acontece agora, quando procuramos arduamente uma forma verbal de exprimir uma emoção ímpar.
Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras.
não bastaria um obrigado.
A vocês, que iluminaram os caminhos obscuros com afeto e dedicação para que os trilhássemos sem medo e cheios de esperanças,
não bastaria um muito obrigado.
A vocês, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos,
para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos.
Pela longa espera e compreensão durante nossas longas viagens,
não bastaria um muitíssimo obrigado.
A vocês, pais por natureza, por opção e amor,
não bastaria dizer, que não temos palavras para agradecer tudo isso.
Mas é o que nos acontece agora, quando procuramos arduamente uma forma verbal de exprimir uma emoção ímpar.
Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras.
Amamos vocês!
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Prece do Amanhecer
Senhor
"No silêncio deste dia que amanhece,
Venho pedir-te a Paz, a Sabedoria, a Força.
Quero ver hoje o mundo com os olhos cheios de amor.
Ser paciente, compreensivo, manso e prudente.
Ver além das aparências teus filhos,
Como tu mesmo os vês,
E assim, não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia.
Guarda minha língua de toda a maldade.
Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que eu seja tão bondoso e alegre,
Que todos quantos se achegarem a mim,
Sintam sua presença.
Reveste-me de tua beleza, Senhor,
E que , no decurso deste dia,
"Eu Te Revele a Todos."
"No silêncio deste dia que amanhece,
Venho pedir-te a Paz, a Sabedoria, a Força.
Quero ver hoje o mundo com os olhos cheios de amor.
Ser paciente, compreensivo, manso e prudente.
Ver além das aparências teus filhos,
Como tu mesmo os vês,
E assim, não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia.
Guarda minha língua de toda a maldade.
Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que eu seja tão bondoso e alegre,
Que todos quantos se achegarem a mim,
Sintam sua presença.
Reveste-me de tua beleza, Senhor,
E que , no decurso deste dia,
"Eu Te Revele a Todos."
Extraído da Agenda Renascer 1998
Enem não serve para avaliar qualidade de escola, diz especialista
Por Paula Laboissière
Clipping Educacional – Agência Brasil
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (19) o resultado do desempenho por escola no Enem 2009. Somente duas instituições públicas aparecem em meio às 20 melhores avaliadas, sendo que ambas são federais. Já as 20 últimas da lista são todas estaduais e municipais.
Em entrevista à Agência Brasil, Wanda avaliou que somente um exame universal e obrigatório ao final do ensino básico será capaz de listar as melhores e as piores escolas do país. “Não se sabe nem quantas escolas fizeram esse Enem”, disse, ao se referir à lista de mais de 36 mil instituições divulgadas pelo Inep. Várias delas chegam a aparecer até três vezes no ranking – com uma média relativa ao ensino regular, uma relativa ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e uma geral. Há ainda colégios citados como avaliados, mas que não têm nota mencionada.
Outro fator importante a ser considerado em relação ao uso do resultado Enem como referência de qualidade da instituição de ensino, de acordo com a especialista, é que algumas escolas avaliadas inscrevem cerca de 90% de seus alunos enquanto outras ficam em torno de 10% de inscritos. “É uma má utilização usá-lo [o resultado do Enem] para avaliar escolas”, reforçou.
Entretanto, Wanda destacou um ponto positivo com a realização do Enem. Segundo ela, desde o momento em que ferramentas de controle de desempenho da educação foram adotadas pelo governo, estados e municípios passaram a cobrar mais de suas próprias redes de ensino. “A gente não pode deixar de reconhecer que as escolas públicas têm feito um esforço crescente na melhoria de qualidade”, disse. “Pode ser uma injustiça com as escolas públicas colocá-las como últimas. Elas ainda não chegaram lá, mas estão caminhando nesse sentido”, completou.
Atualmente, a rede de ensino do país é constituída da seguinte forma: 85% dos colégios são estaduais, 3% municipais, 1% federais e 11% particulares.
Fonte: http://www.ser.com.br
Enem deve servir para escolas repensarem métodos
Ana Cássia Maturano
Clipping Educacional - Especial para o G1, em São Paulo
Avaliação tem de funcionar como canal para aprimoramento.
Ensino não pode ser reduzido a uma lista classificatória.
No geral, o que se percebe não é bem isso. As avaliações acabam sendo um fim em si mesmo e não um meio de crescimento. Assim, os alunos com notas altas são bons e com eles está tudo bem. Do contrário, têm um problema que deverão correr atrás. Não atingiram os objetivos propostos, não aprenderam, não se apropriaram do conhecimento que a escola detém. E o verdadeiro fim de uma escola, ajudar seus alunos a crescer, fica esquecido.
Os métodos de avaliação, por sua vez, são só um modo de verificação de como as coisas andam no processo ensino aprendizagem, não são absolutos.
Tanto é assim que, observando a classificação das escolas de acordo com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nota-se alguns disparates. Por exemplo, com a diferença de apenas um ano o primeiro lugar do Enem 2009 ocupava a décima posição no ano anterior. Isso não é nada se considerarmos um colégio do interior de São Paulo: saltou da 336ª posição para a quarta considerando o mesmo período.
Ou essas escolas têm se aproveitado do Enem para reverem seus trabalhos, o que num tempo tão pequeno dificilmente surtiria um efeito tão grande; ou essa avaliação precisa ser revista, não sendo muito confiável.
Sem status
Essa e outras avaliações das instituições de ensino, assim como as dos alunos não devem servir apenas para garantir um status para quem é avaliado. Ano passado, algumas escolas tiveram problemas por não terem garantido um bom lugar na classificação do Enem. Foram questionadas pela sua clientela.
Ela está no seu direito. Mas perpetuam aquilo que as instituições fazem com seus filhos – colocam todo o peso de um trabalho em um exame. Assim, ele é apenas usado para dizer se a escola é boa (como com os alunos), deixando de lado o que seria sua principal função: a de propiciar uma reflexão de seu trabalho e mudanças efetivas se necessário.No fim, os colégios acabam sendo vítimas de sua própria maneira de agir. Que as avaliações são necessárias, não há dúvida. No entanto, elas devem ser um meio de aprimoramento e crescimento. Ensinar e aprender é algo bastante dinâmico, não dá para reduzir a uma lista classificatória.
É preciso mudar o modo de ver as coisas. Que a experiência das escolas com esse exame sirva para que elas repensem suas práticas.
(Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga)
Fonte: http://g1.globo.com
Seleção, Fórmula 1 e Educação
Seleção, Fórmula 1 e Educação
Jorge Linhaça
Eita fim de semana agitado!
* Murici recusa cargo e Mano Menezes é o novo técnico da seleção brasileira de Futebol.
* Felipe Massa tira o pé e deixa Alonso ultrapassá-lo
* Seleção de Volei é campeã, pela nona vez, da Liga Mundial
* Índices de educação revelam rendimento aliado à disparidade social.
*
Pode parecer que são assuntos distintos e, em parte o são, mas também tem as suas ligações, nem sempre tão claras a quem olhe superficialmente o que ocorre.
Não é segredo para ninguém que sou fã de Murici Ramalho, não apenas pela sua incontestável capacidade de dirigir times de futebol , mas por sua postura às vezes mal interpretada.
O que pode parecer uma loucura, negar assumir a seleção brasileira, sonho de consumo de quase todos os técnicos brasileiros, demonstra apenas a opção de Murici em manter a sua palavra e integridade.
Claro que torci para que o Fluminense o dispensasse de seu compromisso como técnico do tricolor carioca, para mim Murici seria a melhor opção de comando para a seleção brasileira neste momento.
Como o Flu não o liberou de seu contrato, Murici assumiu a postura de sempre, optou por cumprir o compromisso assumido com o clube. Mais do que uma postura profissional, uma questão de caráter.
Claro que Murici faturaria muito mais alto sendo técnico da seleção, isso apenas sendo garoto propaganda, sem contar os salários, mas para ele vale mais a palavra empenhada do que o dinheiro envolvido.
Já Felipe Massa preferiu preservar o seu salário de um milhão de reais mensais do que desobedecer as indicações da Ferrari de que seria melhor para a equipe que Alonso ganhasse o grande prêmio da Alemanha. Postura oposta, em certa parte à de Murici, mas já costumeira dos pilotos brasileiros contratados pela escuderia. Rubinho sofreu do mesmo mal quando pilotava ao lado de Schumacker.
A seleção masculina de Volei segue tendo a cara de Bernardinho, trabalha com seriedade mesmo quando peças são trocadas, o compromisso é a palavra chave para cada atleta de nossa seleção campeã.
Já a nossa educação permanece também comprometida, parece haver um compromisso tácito em não educar qualitativamente aos alunos das escolas públicas . Claro que há algumas honrosas exceções mas, o quadro geral é mais do que preocupante, a disparidade entre os resultados apresentados entre alunos de escolas públicas e particulares demonstra bem a incapacidade do estado em gerir uma educação de qualidade para nossa juventude.
Alguns motivos são bem conhecidos:
* Salários defasados do professorado
* Excesso de alunos em sala de aula
* Faculdades que não preparam os professores de maneira efetiva
* O fato de os professores dobrarem as horas de trabalho pois não são pagos pelas horas que gastam preprando aulas, corrigindo provas e preenchendo à mão os arcaicos diários de classe em plena era da informática. Ilude-se quem pensa que o trabalho do professor de encerra com o último "sinal" do período, muitos, movidos ainda por algum idelismo e responsabilidade ( ainda há o mito de que educar é um sacerdócio) avançam noite adentro preparando aulas, corrigindo provas, pesquisando material na internet, etc.
* A famigerada promoção automática que imprede os alunos de "repetirem de ano" e que tem apenas a finalidade de maquiar os crescentes índices de reprovação que haviam nas escolas antes dessa "solução" de gabinete.
Obviamente não existe interesse em educar apropriadamente o cidadão, já que um cidadão adequadamente preparado e consciente, torna-se perigoso para os que desejam perpetuar-se no poder...melhor deixá-los "emburrecidos" e diplomados.
Na sala de aula, a consciência de que não podem ser reprovados leva os alunos a uma quase completa inapetência para o aprendizado, afinal, aprendendo ou não teem o seu "diploma" garantido, bastando para isso que não faltem às aulas.
Claro que isso está profundamente ligado ao crescente número de descalabros praticados pelos alunos que praticam agressão verbal e física contra outros colegas e contra os professores, depredam o patrimônio público e consideram-se os donos do pedaço criando "Familias" ;"Bondes" ; "Turmas" ou "Gangues" que se enfrentam dentro e fora do ambiente escolar.
Sucedem-se os secretários de educação mas mantem-se o mesmo discurso já que secretário de educação é cargo político e, geralmente, ocupado por teóricos da educação que jamais pisaram em uma sala de aula real na periferia.
A distância entre as exigências desses teóricos e a realidade dos professores é Quilométrica , afinal , uma coisa é atuar num gabinete com ar condiconado, puxando o saco do prefeito ou governador, e outra é voltar para casa exausto e cheio de trabalho para realizar.
Uma coisa é viver cercado de puxa-sacos ansiosos por uma boquinha e outra é viver cercado de alunos que não dão a mínima para a figura do professor e por pais que se acham no direito de criticar aqueles que pretendem manter um mínimo de disciplina nas escolas.
Aliás, se os pais estivessem preocupados com a educação de seus filhos e não com a simples aquisição dos diplomas e por certo haveriam de seguir o caminho contrário ao que seguem hoje em dia. Deixam-se iludir pela propaganda governamental e acham que a culpa do pouco aproveitamento de seus filhos é dos professores. Aliás, já passou da hora de os pais pararem de pensar que o papel de fazer seus filhos obedecerem e respeitar aos outros é da escola. O fato de eximirem-se de fazer a sua parte , é também fator preponderante para que as coisas estejam no estágio atual.
A situação é tão alarmante que, mesmo as escolas particulares, acabam por ter sua qualidade comprometida. Comparando os melhores resultados das nossas escolas particulares com as piores escolas públicas de países comprometidos com o ensino, estas estão tão abaixo do desempenho daqueles quanto os alunos de nossas escolas públicas do rendimento das particulares. Por aí podemos ter uma idéia de quanto a escola pública brasileira precisaria melhorar para ser considerada uma escola de qualidade.
Enfim, a palavra chave para compreenderem minha crônica é " compromisso"... afinal é de acordo com aquilo a que estamos realmente comprometidos que tomamos nossas atitudes e fazemos nossas escolhas. É de acordo com a formação de nosso caráter que exercemos o nosso livre arbítrio.
Como a família atual relega tal função à escola e a escola não tem , devido aos descalabros dos governantes, condições de trabalhar seriamente, criamos uma nova geração de despreparados para a vida, que passam a crer que para obter qualquer coisa basta estarem presentes em algum lugar. Pior que isso não vem de hoje , são sucessivas gerações a sofrer do mesmo mal e perpetuar um modelo que não favorece um aprendizado real.
Como mudar esse quadro?
Sinceramente o único caminho seria que os pais tomassem consciência da realidade e , ao invés de irem fazer cobranças aos professores porque seus filhos não apresentam evolução, "caissem de pau" nos secretários de educação e governantes.
Bem, este é um ano eleitoral, vamos ouvir as mesmas estatísticas mentirosas, principalmente sobre as "melhoras" nos índices de aprovação em São Paulo...mas não vão falar de todos os problemas da falta de aprendizagem...a população inerte vai aplaudir o fato de os filhos serem catapultados para as séries seguintes sem o menor preparo, apenas para receber seus diplomas, ainda que saiam do segundo grau incapazes de interpretar um texto ou fazer uma redação.
Está na hora de resgatar o compromisso do povo consigo mesmo e botar para fora os que perpetuam a ignorância de nosso jovens.
É hora de escolher se preferimos uma geração de Muricis ou de Massas...pessoas que sabem manter compromissos morais com eles mesmos e com os outros ou que apenas querem manter ou obter vantagens futuras sem se importarem com quem possam prejudicar.
O CHORO DA COPA! Muitas Verdades juntas.
Ué!?
Por que algumas pessoas estão retirando as bandeiras da janela e dos mastros de seus jardins e pátios?
Por que estou vendo tantos brasileiros chorando?
Acho que estou fora de contexto.
Por que algumas pessoas estão retirando as bandeiras da janela e dos mastros de seus jardins e pátios?
Por que estou vendo tantos brasileiros chorando?
Acho que estou fora de contexto.
Sou um paradoxo!
Humm...
Nunca percebi ninguém chorando quando o governo aumenta a carga tributária,
Nunca percebi ninguém chorando quando as verbas para segurança pública não são repassadas,
Nunca percebi ninguém chorando quando o comércio de drogas ou tráfico de armas aumenta,
Nunca percebi ninguém chorando por termos um sistema de saúde falho,
Nunca percebi ninguém chorando por termos um sistema de educação prá lá de falho.
Nunca, etc...
Ahh....
Querem a cabeça do técnico da seleção, o Brasil chora!!!
Estão realizando até passeatas e gritando:
"fora Dunga, fora Dunga, fora Dunga"...
"fora Dunga, fora Dunga, fora Dunga"...
E as passeatas contra a corrupção?
Como?
Ouvi comentários que os jogadores não têm preparo psicológico?
Concordo, afinal ganham muito pouco para investir em suas carreiras..
São iguais a nós, que nos arrebentamos para pagar um curso superior, uma especialização etc.
Brasil, acorda!
Chega de hipocrisia!!!
Por acaso VOCÊ que trabalha meses para pagar esta enorme carga tributária IMPOSTA pela DEMOCRÁTICA república Brasileira, não tem preparo psicológico?
Lembrem-se:
A atuação de um jogador em campo (indiferente do esporte), demonstra muito de seu caráter!
O choro dos brasileiros em razão da seleção é reflexo de um país amordaçado por um credo cultural onde o sujeito sempre se impõe como mero expectador de tudo que acontece em sua volta.
Ou seja:
O brasileiro é expectador e somente consegue lutar pelo que parece fácil e já ganhou!!
Aí ele entra na embriaguês de que somos um sucesso.
Lembrem-se: Sucesso só vem antes de TRABALHO nos dicionários.
Querem ir para as ruas?
Lembrem-se: Sucesso só vem antes de TRABALHO nos dicionários.
Querem ir para as ruas?
Concordo, mas lutemos por algo que valha a pena, não por um técnico melhor ou jogadores para um seleção !
Deixemos de ser brasileiros e sejamos BRASILEIROS !
Profº Fabricio.
Deixemos de ser brasileiros e sejamos BRASILEIROS !
Profº Fabricio.
"0 Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo no futebol e ficou triste.
É 85º. em educação e não há tristeza..."
Cristóvam Buarque
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