segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Volta às Aulas, a difícil readaptação!




Findado o carnaval, o ano inicia-se com força total, e em muitas escolas é chegado o momento da volta às aulas; período marcado essencialmente pela readaptação dos pais e das crianças. Os horários serão mais rígidos e os compromissos cumpridos a risca. Algumas crianças têm imensa dificuldade para se readaptar à volta às aulas, por vezes a questão principal gira em torno do readaptar-se aos novos horários, algumas a dificuldade à readaptar-se uma nova escola ou uma nova sala de aula, com novos coleguinhas e novos professores. Por isso mamãe e papai tenham paciência com os seus filhotes!

Se você mamãe, sentir seu filho mais ansioso, tenha calma, afinal não há nada que uma boa conversa não resolva. Tente entender o porque da ansiedade e principalmente o porque da dificuldade em readaptar-se à volta às aulas. Há algumas técnicas que se mostram eficazes para fazer com que a volta às aulas seja menos traumáticas, vejamos abaixo algumas delas:

* Comprar Material Escolar

Este geralmente é um momento mágico para muitas crianças, os pais devem aproveitar a ocasião e conversar bastante com o filho sobre o retorno às aulas. Também o momento é propício para que os pais comprem itens no material escolar que possam incentivar a criança nos estudos, como por exemplo um caderno do personagem favorito do seu filho, uma caixa de lápis de cor que ele queira muito, uma mochila diferente, etc.

* Alimentação

Geralmente nas férias a alimentação saudável acaba por ficar esquecida, este é o momento de retomar os hábitos saudáveis, e para isso invista em pratos coloridos e divertidos, prepare comidinha saudáveis e na lancheira ponha detalhes engraçados e interessantes para atrair a atenção da criança, e claro não se esqueça da sobremesa que deve ser algo prazeiroso.

* Diálogo

Alguns dias antes de voltar às aulas, converse com seu filho sobre a escola, sobre o uniforme escolar, sobre os coleguinhas, sobre as novas atividades que serão realizadas no novo ano letivo, bem como as novas disciplinas e coisas diferentes que ele irá aprender. Faça um jogo com ele, diga que há alguns assuntos que você gostaria de aprender e conhecer mais, e que vai contar com ele, para que ele lhe possa ensinar tudo de interessante que irá aprender neste novo ano letivo.

* Uniforme escolar

As vezes as crianças acham monótono utilizar todos os dias o mesmo uniforme, porém se a mamãe usar a sua criatividade poderá implementar peças ou detalhes interessantes no uniforme das crianças. As meninas poderão usar acessórios diferenciados nos cabelos, e bijuterias fofinhas; e os meninos poderão variar utilizando tênis diferenciados durante a semana, já que para o bem da saúde dos pés, é indicado que não se use diariamente o mesmo calçado.

* Premiação

Estabeleça com o seu filho um plano de ação, e diga à ele que a cada objetivo conquistado ele terá uma gratificação, ou uma premiação. Nada de grandes prêmios, brinquedos caros, não, nada disso. Porém a mamãe e o papai podem combinar que se o filho atingir determinado objetivo, a criança poderá ganhar um passeio, ou ir à um lugar que ele muito deseja, etc. Caso a criança não atinja os objetivos, os pais também deverão ter consciência de que o prêmio não deverá ser dado.

Boa volta às aulas!!!!!!!!!!!!! :)


Fonte:
http://www.bigmae.com/volta-as-aulas-a-dificil-readaptacao/

Lanches saudáveis para a escola




A escola é certamente um local onde os hábitos alimentares saudáveis devem ser ensinados, estimulados e praticados. Porém, cabe à família a manutenção das práticas saudáveis aprendidas pelo filho também dentro de casa.
A alimentação na escola é de suma importância, pois garante à criança energia para o próximo período de aula, proporcionando-lhe maior capacidade de concentração e memória.

Devem ser evitados longos períodos em jejum e por isso, destaca-se também a importância da realização de um café-da-manhã saudável, o que comprovadamente contribui para o maior desempenho escolar.

O lanche na escola deve ser simples, pois representa uma refeição intermediária, já que logo que a criança chegar em casa contará com uma grande refeição como o almoço ou jantar, dependendo do horário de estudo. Contudo, ser simples não significa ser incompleta em termos nutricionais.

O lanche deve incluir um alimento do grupo dos pães, que engloba além destes, bolos simples, torradas e cereais. Além desse grupo, deve também incluir um alimento do grupo do leite e derivados, como os iogurtes, de preferência aqueles enriquecidos com frutas e fibras.

O ideal seria incluir também um alimento do grupo das frutas ou sucos naturais. As frutas devem ser as mais variadas possíveis, respeitando a aceitação da criança, pois cada fruta possui vitaminas e minerais diferentes, embora todos sejam importantes para o bom funcionamento do organismo infantil.

Como exemplo, pode ser citada a maçã, que representa uma fruta que não sofre deterioração se mantida fora da geladeira durante o período em que a criança está na escola, e caso seja consumida com casca contribui para o aporte de fibras da alimentação infantil, além de fornecer vitamina B6 (importante no metabolismo geral e essencial para o crescimento normal).

Além da maçã outras frutas podem ser levadas sem problemas como a banana fonte de vitamina B1, B3, B6 e potássio, a goiaba que contém vitamina B1, B2, B3, vitamina C (aumenta a resistência às infecções) e fibras, a mexerica, entre tantas outras.
Chocolates, balas e doces não são proibidos na alimentação da criança, mas deve ser evitado o consumo diário e em excesso desses alimentos, já que normalmente aportam açúcares e gordura em grande quantidade. Sugere-se que quando consumidos, esses alimentos devam ser combinados com outros mais nutritivos, como um suco de fruta natural ou um sanduíche leve.

A crença de que todo sanduíche é ruim não está correta. Alguns podem ser bem balanceados quando os ingredientes são combinados da forma correta. Como exemplo pode-se citar um sanduíche feito com pão (preferencialmente integral, fonte de fibras), uma fatia de queijo (que oferecerá proteína e cálcio) e alface que oferece fibras, vitaminas e minerais variados.

Cabe destacar que na montagem do lanche escolar saudável, a criatividade contribui muito para estimular a criança a consumi-lo adequadamente e evitar a monotonia do cardápio. Envolvê-la na decisão e até mesmo no preparo de seu próprio lanche, com auxílio dos pais ou responsáveis, contribui para a educação nutricional do mesmo.
Muitas crianças optam por comprarem seus lanches nas lanchonetes da escola. Para que a criança possa fazer uma opção saudável, é necessária a colaboração por parte tanto da cantina escolar, com o oferecimento dessas opções, como da própria escola, adotando programas de educação nutricional, que ensinem a criança a tomar suas próprias decisões quanto a sua alimentação.

É necessário que a criança tenha autonomia para decidir o que é certo ou errado sobre sua alimentação, e portanto a simples proibição de alimentos na escola não significa que a criança tenha compreendido e incorporado hábitos alimentares saudáveis e desejáveis para um melhor estilo de vida.



[Autoras: Nutricionistas Luana Caroline dos Santos e Natacha Toral]


Fonte: http://receitando.blogspot.com/2009/05/importancia-dos-habitos-alimentares.html







Você que é mãe e tem filhos pequenos sabe quanto é difícil inovar nos lanches escolares e montar uma lancheira saudável. Muitas crianças têm dificuldade em comer e por vezes gostam de coisas específicas, que fogem totalmente dos tradicionais iogurtes, frutas, e cereais. Então o que colocar na lancheira do seu filho? Os pequeninos não podem ficar sem comer nada e para tanto é preciso aliar coisinhas que ele aprecia mas que entretanto também sejam nutritivas e saudáveis.
Dicas para Lanches Escolares.


Escolha alimentos saudáveis, inclua frutas, sucos de frutas, leite de soja, etc.

Para elaborar um ‘menu’ semanal para os lanches escolares é necessário analisar alguns pontos importante como o horário em que a criança estuda. Se for pela manhã o lanche não deve ser muito reforçado para que ele não fique sem apetite para o almoço. Se for a tarde, o lanche escolar deve ser mais reforçado, dado que estamos já quase ao fim do dia e o organismo já consumiu calorias em excesso.

Caso você tenha alguma dúvida ou seu filho tenha algum tipo de problema de saúde relacionado a alimentação, a nossa sugestão é que você consulte uma nutricionista que poderá lhe orientar sobre quais os alimentos seu filho pode consumir de acordo com as necessidades físicas dele, e também poderá te ajudar a elaborar um ‘menu’ semanal com todas as refeições do pequeno.
Entretanto vamos ver abaixo algumas sugestões para lanches escolares para uma semana:
Menu 1

Segunda-Feira:

1 Caixinha de Suco de Frutas
1 bisnaguinha com manteiga
1 maçã

Terça-Feira:

1 Caixinha de Achocolatado
4 Bolachinhas Água e Sal
1 Pêra

Quarta-Feira:

1 Caixinha de Iced Tea
1 sanduiche de queijo branco ou mussarela
1 Saladinha de Frutas

Quinta-Feira:

1 Suco de Fruta Natural (manga ou laranja)
3 bolachas sem recheio
1 Queijinho estilo Polenghinho

Sexta-Feira:

1 Leite fermentado estilo Yakulty
1 Minibolo
1 Pedaço de Goiabada
Menu 2

Segunda-Feira:

1 Yogurte de morango (ou no sabor preferido do seu filho)
3 Torradas com geleia
1 Maçã

Terça-Feira:

1 Suco a base de soja
1 Sanduiche em pão de forma com queijo e fiambre
3 Bolacha com recheio

Quarta-Feira:

1 garrafinha térmica com leite e achocolatado
1 Pão com manteiga
1 Pêra

Quinta-Feira:

1 Caixinha de leite com sabor morango
3 Torradinhas com geléia
1 Maçã

Sexta-Feira:

1 Caixinha de achocolotado
3 Bolachas de Água e Sal com Geléia
1 Saladinha de frutas

Lembre-se que em casa não podem faltar papel-filme e potes plásticos para auxiliar na hora de embalar os lanches. Isso ajudará a mante-los conservados e higiênicamente protegidos.

Lembre-se também de não ceder as pressões dos pequenos e colocar na lancheira batata-fritas, salgadinhos, refrigerantes e excesso de guloseimas.

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Sugestões de como os pais podem ajudar na vida escolar dos filhos

Lendo atentamente todas as comunicações enviadas pela Escola e comentando-as com seus filhos;

Participando de todos os eventos relacionados com seu filho, com a classe de seu filho e com a Escola como um todo;

Ajudando seu filho(a) a organizar o seu dia, para que venha à Escola com um bom estado de espírito. Para tanto faça que ele tenha uma boa noite de descanso, tenha horários regulares e bem distribuídos para fazer a tarefa de casa, brincar e outras atividades;

Utilizando a agenda de seu filho para ajudá-lo na organização de suas responsabilidades escolares, bem como para receber ou mandar comunicados para a Escola;

Providenciando para que seu filho tenha sempre o uniforme completo e adequado;

Contribuindo para que ele tenha o hábito de arrumar sua mochila antes de vir para a Escola, para que ele não esqueça suas tarefas ou materiais necessários para as aulas;

Mostrando um sincero interesse por aquilo que estiver aprendendo na Escola, comentando, discutindo, acrescentando informações, providenciando fontes de informação;

Participando junto com seu filho de momentos prazerosos de leitura em casa;

Ajudando na lição de casa. Quando o assunto é lição de casa, fala-se muito em lugar adequado, escrivaninha organizada, horário combinado.

“Numa família onde todos se querem e todos se respeitam, a educação torna-se mais fácil, muito menos espinhosa”.
Raquel de Queiroz

Sugestão - Lanche Escolar Saudável

Por Nutricionista Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470



O lanche escolar saudável é uma grande dificuldade na alimentação infantil. É difícil para a mãe unir praticidade com qualidade e é difícil a criança aceitar o que a mãe escolheu. Muitas vezes o prático não é o mais saudável, mas são o que as crianças mais adoram. E esses alimentos passam a ser consumidos com mais frequência. Hoje nós encontramos um grande crescimento da obesidade infantil. E com certeza a alimentação escolar influência muitos nisso.

Mas tudo tem um jeitinho. Existe um meio termo para essa dificuldade. Seguem algumas dicas que irá ajudar:

- negociar um dia na semana para a criança escolher o que preferir levar de lanche. De preferência no meio da semana para ficar distante do final de semana que já entram alguns abusos na alimentação;

- evitar monotomia de opções. Procure variar o máximo possível as opções de lanches e as cores para a criança sentir prazer e desejar comer;

- cuidado com lanches que vão queijos, frios, requeijão ou mesmo evitar levar iogurtes ou produtos que necessitam de refrigeração. São alimentos fáceis de estragar e dificilmente as escolas tem um refrigerador para armazenar o lanche;

- sempre coloque uma fruta na lancheira. Mas deixe com que a criança participe da escolha de qual fruta ela quer levar no dia. Se ela não quiser nenhuma, escolha frutas que não estragam com facilidade e envie junto na lancheira. Se a criança não comer na escola, ela comerá em uma outra oportunidade;

- Sempre pergunte dos lanchinhos dos colegas. Assim ficará mais fácil identificar quando o seu filho comeu algo do amigo. As trocas de lanches escolares são comuns, mas para crianças com obesidade isso pode agravar mais o ganho de peso;

- Além da fruta é necessário levar uma opção de carboidrato que são responsáveis pela energia. Coloque na lancheira pães integrais, bisnaquinha integral, wrap (novidade no Brasil,mas as crianças adoram), barras de cereais, biscoitos integrais.

- as geléias de frutas e polenguinho são boas opções de passar no pão por não precisarem de refrigeração;

- quando for biscoitos ou bolachas não deve colocar na lancheira o pacote inteiro. Sempre separa as porções de 4 a 5 biscoitos para não correr o risco da criança passar da quantidade adequada;

- orientar a criança quando ela for consumir salgados da cantina, escolher os assados e evitar as massas folhadas. O pão de queijo, enroladinho, esfiha e torta são boas opções.

- sempre coloque uma garafinha de água na mochila. As crianças esquecem de beber água. Avise a professora para lembrar o seu filho de tomar a água.

- os achocolatados possuem muita gordura e açúcar. Evite colocá-los todos os dias na lancheira.

A seguir algumas sugestões de combinações, mas lembrem-se que cada criança tem uma necessidade energética diferente e em alguns casos patologias específicas que necessitam de alimentos difirentes. Sempre consulte um profissional Nutricionista para saber a melhor opção no caso do seu filho.

Sugestões

Opção 1: 3 bisnaguinhas integrais com geléia de morango, 1 caixinha de achocolatado e 1 maça.

Opção 2: 5 cookies integrais, 1 caixinha de suco de soja com sabor de fruta e 1 banana.

Opção 3: 3 torradas integrais com geléia de uva, 1 caixinha de achocolatado e 1 pêra.

Opção 4: 1 barra de cereais, 1 caixinha de suco de soja com sabor de fruta e 1 goiaba.

Opção 5: 1 lanche de pão integral com queijo precessado que não precisa de refrigeração e suco de fruta de caixinha.



Dica: Existem marcas interessantes de produtos naturais. Dê uma olhadinha que vocês encontrarão excelentes sugestões saudáveis, gostosas e apetitosas!



Fonte: ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.

Projetos Escolares: A Motivação para Aprender

Como profissionais da educação, quando pensamos numa sala de aula, buscamos logo as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados.

Sabemos que existem as grades curriculares com conteúdos adequados a cada série, que acabam dificultando o fazer do professor quanto à elaboração de uma temática onde todos esses possam se encaixar. Isso realmente seria impossível, mas o professor deve planejá-los e organizá-los de acordo com o centro de interesse da turma, de forma interdisciplinar, buscando uma fusão desses conteúdos. Pode-se, por exemplo, numa aula de ciências, fazer experiências concretas, como uma receita de bolo, mostrando o processo de mistura, fermentação e após, solicitar que os alunos façam uma produção de texto do trabalho realizado, para avaliar os aspectos de linguagem escrita, gramática, vocabulário, criatividade e desenvoltura em português.


Crianças envolvidas e concentradas na realização da atividade

A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber. Por isso propomos que os temas sejam escolhidos juntamente com os alunos, para que esses sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar aquilo que “querem” e, principalmente, percebam que a sala de aula não é o lugar onde deve-se engolir os conteúdos passados pelos professores, mas um espaço aberto de trocas de conhecimento.

Os temas da atualidade se tornam mais interessantes para as séries do ensino fundamental, como aquecimento global, poluição, preservação do meio ambiente, biocombustível, dentre vários outros. Já os conteúdos antigos, como os de história, podem ser resgatados e comparados ao mundo moderno.

É importante que o professor promova espaços para pesquisas, discussões em grupo, montagem de painéis referente aos temas, maquetes, enfim, tudo aquilo que se tornar centro de interesse dos alunos, podendo aprofundar o estudo e o conhecimento a cada dia. E que esses materiais sejam acumulados podendo tornar-se ponto de culminância do estudo, em uma feira ou mostra científico-cultural.

Com certeza, com essa abertura, o sucesso acontecerá, pois um grupo ativo, motivado e envolvido produz muito mais do que os acostumados à passividade.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Volta às aulas: Confira lista com dez materiais escolares inusitados

Quer inovar na volta às aulas? O UOL Educação pesquisou o que há de novo nas opções de materiais escolares. Foram encontrados produtos que vão de uma mochila-patinete até apontadores sinistros... Cadernos reciclados ou personalizados, canetas e ponteiras de lápis diferentes e muitos outros itens que você pode conferir nas próximas páginas.

Fonte:
http://educacao.uol.com.br/album/120131_material_escolar_album.htm

Em Brasília, professores pedem 10% do PIB para a Educação

Professores de todo o país participam nesta quarta-feira (26) de uma manifestação, em Brasília, para pedir que 10% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro seja destinado para a educação.Os docentes também exigem o cumprimento da lei que estabelece um piso salarial nacional para a categoria, que atualmente é R$ 1.187,97. O evento foi organizado pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)

Professores da rede estadual do RJ prometem paralisação de 24h para amanhã

Professores da rede estadual do Rio de Janeiro planejam uma paralisação de 24h para amanhã (28), com assembleia geral marcada para as 11h e ato público na frente da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado) previsto para o período da tarde.

Segundo Vera Lúcia Nepomuceno, da coordenação geral do Sepe-RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação), a paralisação faz parte do movimento nacional pela lei do piso, além de cobrar do governo estadual a garantia de uma carga horária para planejamento. O sindicato também lançará amanhã a campanha salarial de 2012, tendo como reivindicações emergenciais, a incorporação de todas as gratificações ainda existentes para professores e funcionários e um reajuste de 36% nos salários.

O sindicato também quer garantia de abertura de turmas para professores que estariam sem aulas por causa do Projeto Autonomia (destinado aos estudantes que já repetiram de série algumas vezes, que ficaram afastados ou entraram tardiamente na escola). De acordo com Vera Lúcia, o projeto coloca apenas um professor em sala, para ministrar aulas de diversas disciplinas.
Ver em tamanho maior
Veja como foi a greve dos professores do RJ no ano passado; paralisação durou mais de dois meses

Segundo o sindicato, cerca de 60% dos funcionários aderiram ao movimento e 70% das escolas da baixada Fluminense estão paralisadas. Na capital, a porcentagem é de 50%. No interior, são 30% das escolas que estão sem aula. Já a Secretaria da Educação fala em uma adesão de 1,5% dos 51 mil professores Mais Júlio César Guimarães/UOL

A Seeduc (Secretaria de Estado de Educação) informou que nas últimas paralisações, a percentagem de professores que aderiram ao movimento não chegou a 1%. “Mesmo com a baixa adesão, a secretaria lamenta qualquer prejuízo que os alunos e responsáveis possam vir a ter com este tipo de ação”, informou em nota.

A rede estadual do Rio de Janeiro tem 1.357 unidades escolares, 78.153 professores e mais de 1 milhão de alunos.
Paralisação nacional

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) convocou uma greve nacional para os das 14, 15 e 16 de março. O movimento reivindica a aprovação do piso nacional de R$ 1.937,26 em 2012, planos de carreiras e que o texto do PNE (Programa Nacional da Educação) estabeleça o investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação.

As redes estaduais e municipais do Rio de Janeiro também prometem parar nesses dias.



Suellen Smosinski
Do UOL, em São Paulo

Aumento do piso dos professores terá impacto de R$ 1,6 bilhão nas contas municipais

O aumento de 22% do piso nacional do magistério anunciado hoje (27) pelo MEC (Ministério da Educação) terá um impacto de 1,6 bilhão nas contas das prefeituras. Os dados constam de levantamento da CNM (Confederação Nacional dos Municípios). A estimativa, que leva em conta informações referentes a 2.039 cidades, foi feita a partir da diferença entre as médias salariais pagas hoje a professores das redes municipais e o piso de R$ 1.451 para 2012 fixado pelo MEC.

Aprovada em 2008, a Lei do Piso determina que nenhum professor de escola pública, com formação em nível médio, pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. O piso refere-se apenas ao vencimento base e o cálculo para o pagamento não pode incluir outras vantagens como gratificações e adicionais. De acordo com o estudo da CNM, os salários-base para professores com jornada de 40 horas e nível médio variaram nas cidades pesquisadas entre R$ 316,80 e R$ 2.439,14.

* Piso nacional do magistério de 2012 é definido em R$ 1.451


Entre as regiões do país, os municípios do Nordeste são os que terão maior impacto nas suas contas em função do aumento do piso. Serão necessários R$ 816 milhões a mais para garantir o pagamento de acordo com o que manda a lei. Isso porque as redes de ensino da região têm as menores médias salariais e um grande número de professores. Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950.

A legislação também determina que um terço da carga horária do professor deverá ser reservada para atividades fora da sala de aula, como planejamento pedagógico e atualização. Com a aplicação correta do dispositivo, as redes de ensino necessitariam contratar mais professores o que, segundo, a CNM, significaria a necessidade de um investimento extra de R$ 3,8 bilhões. A entidade estima que será necessário contratar mais 195 mil docentes para adequar a carga horária à regra estabelecida na lei.

Os municípios do Sul e o Sudeste são aqueles onde o professor tem menos tempo para atividade fora da sala de aula: em média, 20% e 18,7% da jornada de trabalho, respectivamente. Há grandes discrepâncias com relação ao tempo para atividades extra-classe nas diferentes redes de ensino. De acordo com a CNM, em algumas redes de ensino, não há nem uma hora reservada para essas atividades, enquanto em outras cidades os planos de carreira determinam que 35% da jornada do professor será fora da sala de aula.

A entidade cobra uma maior participação da União no custeio do pagamento dos salários dos professores. A Lei do Piso prevê que, nos casos em que o município não possa bancar o valor, a União repassará recursos complementares. Mas, desde que a legislação está em vigor, nenhuma prefeitura ou governo estadual cumpriu os pré-requisitos necessários – como a comprovação de incapacidade financeira – para obter a complementação.



Amanda Cieglinski
Da Agência Brasil, em Brasília

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Alunos de escolas públicas terão atendimento dentário a partir de abril

A partir de abril, consultórios itinerantes dentários e oftalmológicos vão atender alunos de escolas públicas em 20 estados.

A iniciativa é uma parceria dos ministérios da Educação e da Saúde. Os consultórios são montados em caminhões, que atenderão em frente às escolas que fazem parte do Programa Saúde na Escola. De acordo com o Ministério da Saúde, são 37 veículos, com até dois consultórios oftalmológicos, e 34 caminhões, onde será feito o atendimento.

As crianças passarão por exames de retina, de fundo do olho e receberão óculos quando detectados
problemas. Os consultórios dentários são equipados para limpeza, extração e aplicação de flúor.

Na primeira fase, o atendimento oftalmológico será feito na cidades com hospitais universitários, onde há estudantes de medicina e residentes. Depois, os consultórios serão levados ao interior do país.

De 2011 até o início deste ano, 2.500 municípios aderiram ao Programa Saúde na Escola, segundo o ministério.


Carolina Pimentel
Da Agência Brasil, em Brasília
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terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ministério distribuirá tablets para professores do ensino médio

O Ministério da Educação vai investir cerca de R$ 150 milhões neste ano para a compra de 600 mil tablets para uso dos professores do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os equipamentos serão doados às escolas e entregues no segundo semestre.

O objetivo do projeto Educação Digital – Política para computadores interativos e tablets, anunciado pelo ministro Mercadante nesta quinta-feira (02), é oferecer instrumentos e formação aos professores e gestores das escolas públicas para o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem.

Para o ministro, o mundo evolui em direção a uma sociedade do conhecimento e a escola tem que acompanhar esse processo. “É muito importante que a gente construa uma estratégia sólida para que a escola possa formar, preparar essa nova geração para o uso de tecnologias da informação”, disse. Segundo o ministro, esse é um processo e o governo federal quer acelerar, sem atropelos. “É evidente que a tecnologia não é um objetivo em si, nada substitui a relação professor-aluno.”

A tecnologia, afirmou, vai ser tão mais eficiente quanto maiores forem os cuidados pedagógicos e quanto maior for o envolvimento dos professores no processo. “Estamos definindo que, na educação, a inclusão digital começa pelo professor.”

O projeto compreende o computador interativo - equipamento desenvolvido pelo MEC, que reúne projeção, computador, microfone, DVD, lousa e acesso à internet, e o tablet. Os computadores interativos já foram distribuídos para as escolas do ensino médio e no segundo semestre chegam os tablets. Esses tablets serão nos modelos de 7 ou 10 polegadas, bateria com duração de 6 horas, colorido, peso abaixo de 700 gramas, tela multitoque, câmera e microfone para trabalho multimídia, saída de vídeo, conteúdos pré-instalados, entre outras características.

Aos computadores serão integradas as lousas eletrônicas, compostas de caneta e receptor. Acopladas ao computador interativo (equipamento com computador e projetor, ofertado pelo MEC aos estados e municípios), permitirão ao professor trabalhar os conteúdos disponíveis em uma parede ou quadro rígido, sem a necessidade de manuseio do teclado ou do computador.

Além de enviar equipamentos, o MEC oferece cursos de formação aos professores. Segundo Mercadante, mais de 300 mil professores já fizeram o curso do ProInfo, e agora os 600 mil que lecionam no ensino médio terão à disposição um curso de 360 horas para trabalhar com as novas mídias. A qualificação será feita pela rede de formadores do ProInfo, que já trabalha com especialistas de universidades públicas.

Fundamental - Pelo cronograma do projeto Educação Digital, assim que for concluída a entrega de tablets para as escolas do ensino médio, terá início a distribuição para os estabelecimentos do ensino fundamental que oferecem os anos finais e a seguir para os anos iniciais. Foram pré-requisitos para definir por onde começar a distribuição de tablets: ser escola urbana de ensino médio, ter internet banda larga, laboratório do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e rede sem fio (wi-fi).

Conforme o ministro da Educação, com a entrega de novas tecnologias da informação, professores e escolas públicas vão poder combinar esses instrumentos com as demais mídias. Ele citou o Portal do Professor, que é um dos espaços mais consultados pela categoria e que ainda pode e deve ser ampliado.

Hoje, disse, estão disponíveis no portal 15 mil aulas criadas por educadores e aprovadas por um comitê editorial do MEC. Mercadante anunciou que vai lançar editais e constituir um comitê nacional para selecionar e recomendar as melhores aulas que estarão disponíveis para todos os professores.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC

Estado garante enquadramento por formação a mais de 3 mil professores

Acréscimo ao vencimento pode chegar a 36%

Na última sexta-feira (03/02), o Governo do Estado publicou em Diário Oficial a relação dos 3.377 professores que tiveram seus processos de solicitação de Enquadramento por Formação concluídos. A publicação refere-se aos processos encaminhados para análise no período de 1º de julho a 31 de outubro de 2011.


Esses servidores terão seus vencimentos acrescidos de 12% até 36%, dependendo da formação apresentada, incidindo sobre os triênios. A previsão é de que o pagamento seja feito em março, retroativo a 1º de dezembro de 2011. O impacto do enquadramento na folha desse período será de aproximadamente R$ 6,2 milhões.


- Essa é uma conquista importante para o magistério. Estamos trabalhando para zerar os passivos – disse o subsecretário de Gestão de Pessoas, Luiz Carlos Becker, destacando que a medida é mais uma ação de valorização do magistério estadual e que atende também a uma antiga reivindicação dos profissionais, principalmente os de 40h.


Desde janeiro de 2011, a Seeduc vem cumprindo os compromissos assumidos com a categoria, inclusive com melhorias salariais. Além de reajustes, houve ainda a antecipação de parcelas do antigo Programa Nova Escola.


A concessão de auxílio-transporte foi outro avanço, com investimento de R$ 68 milhões, no ano passado. Em formação e aperfeiçoamento, foram aplicados R$ 25 milhões no cartão-qualificação e R$ 14 milhões no programa de formação continuada para docentes. Na majoração da GLP (hora-extra), foram disponibilizados mais R$ 17 milhões, em 2011.

Fonte:
http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=767724

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