sábado, 30 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR



Vivemos atualmente em uma sociedade capitalista e violenta em que as crianças, em sua maioria, já não vivenciam mais brincadeiras de outras épocas, devido a três "avanços": o avanço da tecnologia, o avanço da violência e o avanço da ignorância. É triste saber que mais de 95% dos brasileiros não sabem que brincar tem a mesma importância que estudar, na formação de um caráter. E mais revoltante ainda é saber que algumas escolas banem do seu currículo acadêmico aulas de Educação Física, simplesmente por acharem que esse tipo de ensinamento é descartável.


Brincar tem uma importância absurda nos processos de desenvolvimento humano. Muitos não conseguem entender, ou até mesmo acham idiotice, mas as brincadeiras de infância são o reflexo dos desafios da vida adulta. E é necessário que as instituições de ensino tenham essa consciência e invistam mais em brincadeiras e dinâmicas para as suas crianças, pois estas, em sua totalidade, preparam-nas para o futuro.

Para ser ter uma idéia, está cientificamente comprovado que brincar desenvolve: a coordenação motora, a integração com o grupo, a locomoção, o raciocínio, o espírito esportivo, a elasticidade corporal, a resistência física, a resistência psicológica, o reconhecimento de erros e a disposição para corrigí-los, a criação de estratégias, a motivação, a criatividade, a comunicação, o espírito de liderança, a aptidão, a velocidade de corrida, a noção de espaço, a noção de tempo, o reconhecimento de habilidades e dificuldades, a facilidade de aderir a mudanças, a compreensão dos limites dos outros, a auto-compreensão, a interpretação de situações, o entendimento da natureza e de suas fases, a curiosidade, o espírito de proteção, a ousadia, a motricidade, a socialização, a coragem, a desinibição, a ampliação da mente, a valorização da amizade, o desapego aos bens materiais, a competição sadia, a busca por diversão, o riso fácil, a prática de novas descobertas, a convivência, a exploração de objetos, o auto-conhecimento, o saber perder, o respeito ao próximo, a atitude, o desenvolvimento do sistema cardio-respiratório, a ampliação de conhecimentos, a organização de pensamentos, a aceitação de limites e o reconhecimento de que eles são necessários, a facilidade de tomar decisões corretas, a liberdade de expressão, a satisfação com o que se tem, a interação, a influência, a criação e compreensão de gestos, a expansão da cultura, a fácil adaptação a rotinas, a investigação, a flexibilidade, a busca por alternativas, a afeição, a arte de sonhar, o saber esperar, a eliminação da arrogância, a maturidade, a conexão entre o imaginário e o real, a facilidade de aprendizado, o aprimoramento de relações, a facilidade de fazer amigos, a inteligência, a fertilidade da imaginação, a confiança, a esperteza, a segurança, a identidade própria, a autonomia, a atenção, a imitação do que é certo e o afastamento do que é errado, a memória, o espírito voluntário, a cooperação, a concentração, o despertar, a descoberta de mundo e, claro, a felicidade. E o melhor de tudo é que todos esses aprendizados são adquiridos pelas crianças de forma natural, gradativa e prazerosa! Brincar é um ato tão divino que, mesmo gerando grandes e significantes resultados, ela gera divertimento e satisfação, tanto para crianças, como para adultos.

Brincar é um momento sagrado. É através das brincadeiras que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor. Elas manipulam e exploram os objetos, comunicam-se com outras crianças e adultos, desenvolvem suas múltiplas linguagens, organizam seus pensamentos, descobrem regras, tomam decisões.

É necessário entender o quanto é saudável cair, se ralar, tropeçar, errar, perder, levar uma bolada, pular, saltar, rir à toa, correr... Enfim, ser feliz! Isso é ser criança. E tudo isso prepara as crianças para o futuro, onde terão que enfrentar desafios semelhantes às brincadeiras. Basta analisar as regras de qualquer brincadeira e compará-las com o mundo aqui fora. Assuma o compromisso de fazer isto e descubra porque tenho razão.

O adulto, ao se permitir brincar com as crianças, sem envergonhar-se disto, poderá ampliar, estruturar, modificar e incrementar as experiências das crianças. Ao participar junto com as crianças das brincadeiras, ambos aprendem através da interação, constroem significados apropriando-se dos diversos bens culturais e se construindo ao mesmo tempo, entre lembranças de adultos que brincavam quando crianças ou não, entre novas brincadeiras relembradas, aprendidas ou inventadas, exibindo que, mais do que coisa de criança, elas são de todos aqueles que ousaram tornar-se criança também.

Existe um rico e vasto mundo de cultura infantil repleto de movimentos, de jogos, da fantasia, quase sempre ignorados pelas instituições de ensino. É uma pena que esse enorme conhecimento não seja aproveitado como conteúdo escolar. Nem a Educação Física, enquanto disciplina do currículo, que deveria ser especialista em atividades lúdicas e em cultura infantil, leva isso em conta.

As instituições de ensino precisam levar em consideração essa gigantesca importância e aplicar brincadeiras e dinâmicas no currículo das crianças e dos adolescentes, desde o pré-escolar até o ensino médio. E isso não é um pedido, é uma obrigação. A Declaração Universal dos Direitos da Criança (aprovada pela ONU em 1959), no artigo 7º, ao lado do direito à educação, enfatiza o direito ao brincar: “Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantir a ela o exercício pleno desse direito”.

A tradição das brincadeiras tem ultrapassado gerações e gerações, espalhando-se por diferentes culturas e países. Sem sobra de dúvidas é necessária uma verdadeira cruzada em favor de um resgate dos jogos da cultura popular, pois eles estão em extinção. E esse resgate pode ser feito de duas formas: nas aulas de educação física, que precisam urgentemente desse conteúdo; e em gincanas recreativas, que deveriam ser muito mais freqüentes nas escolas de hoje.

Neste manual você tetá à sua disposição e à disposição da Instituição que você defende, 350 brincadeiras, dinâmicas e esportes que podem ser praticadas por todas as idades, desde que sejam adaptadas ao espaço e ao limite de cada um. Todas essas brincadeiras poderão se transformar em tarefas de gincana, desde que a comissão organizadora se reúna e faça algumas mudanças nas regras, para que mais pessoas possam brincar. As brincadeiras são primárias, portanto, seria interessante que o educador (ou recreador) crie novas brincadeiras tendo estas como base. E se você ainda duvida da relação que estas brincadeiras têm com os desafios da vida adulta, escolha algumas para ler e analisar as regras. Duvido que você não extraia, pelo menos, três lições de vida de cada uma.

Bem, espero que as brincadeiras sejam úteis e conto com a ajuda da sua instituição para dar uma infância mais feliz às nossas crianças. E também não podemos esquecer do quão importante é que os adolescentes e adultos também brinquem, afinal, todos nós temos uma criança dentro da gente e está mais do que comprovado que rir faz bem à saúde e estende a longevidade humana. Portanto, fica registrado o apelo: Vamos Brincar!

Autor Anônimo

site:http://www.jogosbrincadeiras.com.br/2009/06/importancia-de-brincar.html
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A EDUCAÇÃO INFANTIL NA NOVA LDB




Ângela Rebelo


A expressão educação infantil e sua concepção com primeira etapa da educação básica está agora na lei maior da educação do país, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sancionada em 20 de dezembro de 1996. Se o direito de 0 a 6 anos à educação em creches e pré – escolas já estava assegurado na Constituição de 1988 e reafirmado no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, a tradução deste direito em diretrizes e normas, no âmbito da educação nacional, representa um marco histórico de grande importância para a educação infantil em nosso país.



A inserção da educação infantil na educação básica, como sua primeira etapa, é o reconhecimento de que a educação começa nos primeiros anos de vida e é essencial para o cumprimento de sua finalidade, afirmada no Art. 22 da Lei: “a educação básica tem por finalidade desenvolver o educando , assegurar – lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer – lhes meios para progredir no trabalho e nos estudos posteriores”.



A educação infantil recebeu um destaque na nova LDB, inexistente nas legislações anteriores. É tratada na Seção II, do capítulo II (Da Educação Básica), nos seguintes termos:



Art. 29 A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem com finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.



Art. 30 A educação infantil será oferecida em: I – creches ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II – pré – escolas para crianças de quatro a seis anos de idade.



Art. 31 Na educação infantil a avaliação far – se – á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.



Da leitura desses artigos, é importante destacar, além do que já comentamos a respeito da educação infantil como primeira etapa da educação básica:



1) A necessidade de que a educação infantil promova o desenvolvimento do indivíduo em todos os seus aspectos, de forma integral e integrada, constituindo – se no alicerce para o pleno desenvolvimento do educando. O desenvolvimento integral da criança na faixa etária de 0 a 6 anos torna – se imprescindível a indissociabilidade das funções de educar e cuidar.



2) Sendo a açõa da educação infantil complementar à da família e à da comunidade, deve estar com essas articuladas, o que envolve a busca constante do diálogo com as mesmas, mas também implica um papel específico das instituições de educação infantil no sentido de ampliação das experiências, dos conhecimentos da criança, seu interesse pelo ser humano, pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade.



3) Ao explicitar que a avaliação na educação infantil não tem objetivo de promoção e não constitui pré – requisito para acesso ao ensino fundamental, a LDB traz uma posição clara contra as práticas de alguns sistemas e instituições que retêm as crianças na pré – escola até que se alfabetizem, impedindo seu acesso ao ensino fundamental aos sete anos.



4) Avaliação pressupõe sempre referências, critérios, objetivos e deve ser orientadora, ou seja, deve visar o aprimoramento da ação educativa, assim como o acompanhamento e registro do desenvolvimento (integral, conforme Art. 29) da criança deverá ter como referência objetivos estabelecidos no projeto pedagógico da instituição e o professor. Isto exige que o profissional da educação infantil desenvolva habilidades de observação e de registo do desenvolvimento da criança e que reflita permanentemente sobre sua prática, aperfeiçoando – a no sentido do alcance dos objetivos.



Além da seção específica sobre a educação infantil, a LDB define em outros artigos aspectos relevantes para essa etapa da educação. Assim, quando trata “Da Organização da Educação Nacional” (capítulo IV), estabelece o regime de colaboração entre a União, os Estados e o Municípios na organização de seus sistemas de ensino. É afirmada a responsabilidade principal do município na educação infantil , com o apoio financeiro e técnico de esferas federal e estadual.



Uma das partes mais importantes da LDB é a que trata Dos Profissionais da Educação. São sete artigos que estabelecem diretrizes sobre a informação e a valorização destes profissionais. Define o Art. 62 que a “formação de docentes para atuar na educação básica far – se á em nível superior , em curso de licenciatura , de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admita para formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal”.



Deve – se ainda destacara na Disposições Transitórias, a instituição da Década da Educação, a iniciar –s e um ano após a publicação da Lei, e que até o fim da mesma “somente serão admitidos professores habilitados em nível superior ou formados por treinamento em serviço” (Art. 87§4°).



Há um artigo das Disposições Transitórias que tem uma relevância ímpar para a educação infantil. Trata – se do Art.89, que afirma que “as creches e pré – escolas existentes ou que venham a ser criadas, no prazo de três anos, a contar da publicação desta lei, integrar – se –ão ao respectivo sistema de ensino”.



Para atender a este prazo, urge que os sistemas de ensino e as instâncias reguladoras da área da educação estabeleçam normas e diretrizes que garantam o caráter educativo da creches e pré – escolas e sua inserção real nos sistemas de ensino, especialmente nas creches que, como é sabido, têm – se caracterizado mais por seu caráter assistencial que pelo educativo.



Assumindo seu papel na formulação de políticas e programas de âmbito nacional, o MEC, por inermédio da SEF / DPE / Coordenação – Geral de educação infantil, está promovendo a articulação com o Conselho Nacional, Estaduais e Municipais de Educação, visando estabelecer critérios comuns para credenciamento e funcionamento de instituições de educação infantil e apoiar essas instâncias na divulgação e implementação desses critérios. O MEC, juntamente com o Ministério do Trabalho e o Ministério da Previdência e Assistência Social, apoiará projetos que visem a formação dos profissionais que já atuam na educação infantil e que não possuem a escolaridade mínima exigida em Lei (ensino médio).


http://pedagogia.tripod.com/infantil/novaldb.htm

Cederj oferece 5 mil vagas para graduação

terça-feira, 26 de abril de 2011


SITES EDUCACIONAIS

Blogs Educacionais
http://escolaavf-receitas-t71.blogspot.com/
http://formacaocontinuada-tic-na-educacao.blogspot.com/
http://escolaavf-semanacientec.blogspot.com/
http://escolaavf-mostradevideos.blogspot.com/
http://clecachoeiragr02.blogspot.com/
http://cursoticscachoeiragrupo1.blogspot.com/


LINUX Educacional
http://www.linuxeducacional.com/ Diversos subsídios sobre o LINUX Educacional
http://www.webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/index.php Download do Sistema Operacional (LE 1.0 , LE 2.0 e LE 2.1) e tutoriais
http://rafaelnink.com/blog/2007/08/29/linux-educacional/ Diversos subsídios sobre o LINUX Educacional
http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=DeVeDe Software para autoração rápida de DVD's, VCDs e etc para GNU/Linux


Sites de Busca
www.altavista.com.br
www.cade.com.br
http://www.google.com.br/


Órgãos Públicos
http://www.ibama.gov.br/
www.inmetro.gov.br
www.receita.federal.gov.br


Abordagens diversas
http://rived.proinfo.mec.gov.br/ Objetos Educacionais para todas as disciplinas / trabalho on-line ou para Download
http://www.escolabr.com/virtual/videoaula/radio/ Como criar uma RÁDIO na INTERNET para sua ESCOLA
http://www.mat.ufrgs.br/~edumatec Ótimo, tem quase tudo em apostilas e/ou tutoriais de softwares, download, artigos, etc
http://www.somatematica.com.br/desafios.php Portal matemático
http://www.jardimsaopaulo.com.br/informatica/educativo.asp Site do Colégio Jardim São Paulo
http://www.conpet.gov.br/brindes/kids_jogos.php# Prog. Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e Gás Natural
http://sitededicas.uol.com.br/cinf.htm Contos infantis, fábulas, histórias, etc
http://www.cronopios.com.br/cronopinhos/default.asp Literatura para menores conectados e maiores amalucados
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/inf_l.php?t=001 Educação Infantil
http://www.contandohistoria.com/pooh7.htm Histórias do Poh
http://www.educacional.com.br/alunos14/MaosObra/pontinhos/ Site Educacional
http://simaiapsicopedagoga.ubbihp.com.br/jogos_educativos.htm Jogos educativos on-line
http://www.giffs.hpg.ig.com.br/letras.html Português
http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/ Site com jogos, brincadeiras, etc
http://www.pakids.com.br/jogos/jogos_index.html Site com atividades para crianças
http://www.canalkids.com.br/portal/barra/jogos.htm Portal Canal kids. Se você é kid... Este é o canal...
http://www.monica.com.br/index.htm Site da Turma da Mônica com atividades, brincadeiras, etc
http://www.riogrande.com.br/ O Estado do Rio Grande do Sul na Internet - História, Municípios, Informações, Turismo, etc
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm Site da escritora Ruth Rocha
http://www.sgnet-rs.com.br/exclusividade/escolinha/atividades_portugues.php Sites com abordagem na disciplina de Português
http://www.estado.rs.gov.br/marioquintana/ Site comemorativo ao centenários de Mário Quintana
http://smartkids.terra.com.br/ Jogos infantis, educativos, on-line, desenhos para colorir, etc
http://www.terra.com.br/criancas/capa.htm Atividades para crianças
http://www.webquest.futuro.usp.br/ WebQuest disponíveis para uso em diversas áreas do conhecimento
http://www.ime.usp.br/~leo/free.html#gratuitos Softwares para download
http://del.icio.us/elton_vinicius/software Links para download de softwares educacionais/ferramentas para desenvolvimento de SE
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=educalinks.links&id_educalink=26&ds_palavra Lista de Sites Educacionais
http://sitededicas.uol.com.br/projetos.htm Site de dicas com diversas atividades educacionais disponíveis para download
http://portugues.softpicks.net/list/index2_1_0d.htm Diversos softwares (diferentes áreas do conhecimento) para download
http://www.scite.pro.br/programas/principal.html Banco de Software Educacional para download


Educação Infantil
www.recreionline.com.br
www.microkids.com.br
http://www.bananakids.com.br/
http://www.pakids.com.br/jogos/jogos_index.html
http://www.bugigangue.com.br/bugigangue/html/princ.htm
http://www.terra.com.br/criancas/jogos.htm
http://www.mingaudigital.com.br/
http://www.clickin.pt/sitio.asp


Língua Portuguesa
http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx Dicionário de Língua Portuguesa / On Line
www.gramaticaonline.com.br/gramatica/janela.asp?cod=64
www.projetoeducar.com.br/
www.prof2000.pt/users/estante/mchoice_vivt.html
www.portugues.com.br/sintaxe/sintaxe.asp
www.angelfire.com/ma/Pimenta/Sintaxe.html
www.moderna.com.br/moderna/arte/parodias/qparodias
www.gramaticaonline.com.br/index/index.asp
www.conhecimentosgerais.com.br/sites-premiados/lingua-portuguesa.html
www.linguistica.insite.com.br/cgi-bin/conjugue
www.webspace.com.br/professorroberto/predicacao.htm


Matemática
http://www.facos.edu.br/mat/desafios/Desafios.htm Com desafios e curiosidades de matemática
http://www.exatas.hpg.ig.com.br/ Conteúdos de Matemática para Ensino Fundamental (Aulas preparadas)
http://educar.sc.usp.br/matematica/index.html Material para 1ª a 4ª séries
http://www.unijui.tche.br/defem/matematica/ Material interativo para matemática na Educação Básica
http://www.unijui.tche.br/defem/materialprofessores/TaniaMP/iem/index.shtml Material produzido por alunos da Pós Educação
http://www.unijui.tche.br/defem/matematica_fisica.shtml Página dos alunos e egressos dos cursos de Matemática e Física da Unijuí
http://www.malhatlantica.pt/mat/indexframe.html Aulas de 5 a 8 série
http://www.colegiocatanduvas.com.br/desgeo/dicionariogeometria/letra_a.htm Dicionário de geometria
http://www.centrodesaber.com.br/demo.htm Exemplos de material para estuda matemática On-line - Ensino Fundamental
http://www.matematica.br/ Programas úteis ao aprendizado de Matemática
http://www.mat.uel.br/geometrica/ Páginas com geometria, desenho geométrico e geometria descritiva.
http://www.veronicaweb.com.br/jogos.htm Jogos para Séries Iniciais
http://www.zmais.com/ Conteúdos de Matemática para a Educação Básica
http://www.somatematica.com.br/ Conteúdos de Matemática para a Educação Básica


Ciências
www.corpohumano.hpg.ig.com.br/ab_news_health/noticias.html
www.bibliaonline.org/scripts/biblia.cgi
www.estudeocorpo.hpg.ig.com.br/
www.visaoeducacional.com.br
www.projetoeducar.com.br/
www.webciencia.com/11_00menu.htm
www2.uol.com.br/cienciahoje/chc.htm


Geografia
http://www.pbh.gov.br/
www.indio.org
www.maplink.com.br
www.correio.com.br


História
www.historianet.com.br/main/mostraconteudos.asp?conteudo=549
www.miniweb.com.br/Historia/Historia%20Antiga.html
www.multirio.rj.gov.br/historia/
www.culturabrasil.pro.br/historiabras.htm
www.brasil-outros500.org.br/
www.cpdoc.fgv.br/comum/htm/
www.historianet.com.br/
www.historiadobrasil.com.br/


Educação Artística
www.sigma10.com.br/trabalhos/quinhentismo.htm
www.mac.usp.br/
www.masp.art.br/
www.museudoindio.org.br/Homeold2.htm
www.mnba.gov.br/


Dicas sobre Excel com riqueza em detalhes
http://www.juliobattisti.com.br/cursos/excelbasico/indice.asp Excelente
http://www.ricardo.horta.nom.br/ms_excel_xp/exp_index_formulas_funcoes.html Excelente
http://www.infowester.com/dicasexcel.php Dicas
http://www.tudosobrexcel.com/planilhas/ Muito Bom
http://noticias.uol.com.br/mundodigital/ultimas/2004/07/30/ult8u910.jhtm Dicas
http://www.rtell.com.br/Pcp/paginas/excel/dexcel.htm Excelente


Sistema Solar - Terra, planetas, galáxias
http://earth.google.com/
www.geocities.com/historiadavida/astros.html
www.rio.rj.gov.br/planetario/kids/pag5.htm
www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/planetas.htm
www.zenite.nu/index.php?Id2=01&Id1=05
www.geocites.com/collegepark/bookstore/2334//indice.html
http://kids.msfc.nasa.gov


Diversos
www.baixaki.com.br
www.giffs.hpg.ig.com.br/letras.html
www.giffs.hpg.ig.com.br/favicon.ico


Revistas
http://www.epoca.com.br/
http://www.istoe.com.br/
http://www.novaescola.com.br/
http://recreionline.abril.com.br


Softwares para cópia e /ou venda
http://aticaeducacional.com.br/htdocs/softwares.aspx Softwares com várias abordagens
http://www.cindumel.com/setores/engenharia/utilitarios.php Programa para cálculos envolvendo geometria 2D e 3D
http://www.geracaobyte.com.br/Matematica.html Descrição de vários softwares para matemática
http://www.educasoft.com.br/ Análise e Venda de software para o ensino fundamental e médio
http://www.educareinfo.com.br/ Venda do Siracusa
http://nautilus.fis.uc.pt/mn/pitagoras/aulas.html Magia dos números - Jogos
http://math.exeter.edu/rparris/ Alguns programas de matemática para copiar (Winplot e outros)

sexta-feira, 22 de abril de 2011


O QUE É A PÁSCOA PRA VOCÊ???






O anjo disse:
"Ele não está aqui: ressuscitou, como havia dito. Vinde ver onde Ele jazia."
Evangelho de Mateus 28;6
O anjo disse:
"Por que buscais entre os mortos aquele que vive?"
Evangelho de Lucas 24;5
JESUS DISSE:
"......PORQUE EU VIVO, VÓS TAMBÉM VIVEREIS."
Evangelho de João 14;19



 

Feliz Páscoa a todos.



Mensagem de Páscoa

Páscoa significa renascimento, renascer.
Desejo que neste dia, em que nós cristãos,
comemoramos o seu renascimento para a vida eterna,
possamos renascer também em nossos corações.
Que neste momento tão especial de reflexão
possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças.
Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais,
porque perderam a fé em um novo recomeçar,
pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.
Não nos deixe esquecer
que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho,
tú estás conosco em nossos corações,
porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti,
você jamais o faz.
Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai
e pela humanidade,
que muitas e muitas vezes esquece disso.
Esquecem de ti e do teu sacrificio
Quando agridem seu irmão,
Quando ignoram aqueles que passam fome,
Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,
Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,
Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso,
um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.
Jesus...
Conceda-me a graça de ser menos egoísta,
e mais solidário para com aqueles que precisam.
Que jamais esqueça de ti e de que sempre estarás comigo
não importa quão difícil seja meu caminhar.
Obrigado Senhor,
Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.
Por minha vida e por minha alma imortal.
Obrigado Senhor!
 



Professores e alunos da rede estadual têm convites à disposição para peça

Rio - Os estudantes que ficarem na cidade durante a Páscoa podem aproveitar a data indo ao teatro. A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) coloca à disposição de alunos e professores convites para a peça “A lição e a Cantora Careca”, de Eugène Ionesco, autor que nasceu na França. A peça está em cartaz no Teatro Maison de France, Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, no Centro do Rio.

Para ganhar os convites, estudantes e professores devem entrar em contato pelo e-mail edwrosaliaf@hotmail.com. Há 50 ingressos para cada dia de peça: 21, 22, 23 e 24 de abril. Censura 16 anos.

É necessário chegar meia hora antes para a retirada dos ingressos na bilheteria. Não poderão entrar no teatro pessoas vestindo boné, bermuda, short, chinelo ou camiseta regata.







Moradores da Região Metropolitana que querem a garantia de um emprego sob o regime estatutário já podem se inscrever no site www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), a organizadora do concurso público promovido pela Prefeitura de São Gonçalo. São 521 vagas imediatas, em cargos de níveis superior, médio/médio técnico e fundamental completo, distribuídas por diversas áreas e vencimentos até R$ 1.500.  As inscrições, que também podem ser feitas em postos de atendimento, vão até 18 de maio.
 
Leia mais.


Número de vagas pode ser ampliado com utilização de cadastro-reserva 
Moradores da Região Metropolitana que querem a garantia de um emprego sob o regime estatutário já podem se inscrever no site www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), a organizadora do concurso público promovido pela Prefeitura de São Gonçalo. São 521 vagas imediatas, em cargos de níveis superior, médio/médio técnico e fundamental completo, distribuídas por diversas áreas e vencimentos até R$ 1.500.  As inscrições, que também podem ser feitas em postos de atendimento, vão até 18 de maio.

O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago, alerta os interessados no sentido de que o número de vagas para provimento imediato será ampliado com a utilização do cadastro de reserva durante o prazo de validade do concurso, que é de dois anos, pois é um compromisso assumido pela Prefeitura de São Gonçalo.  Como a expectativa é de que milhares de concorrentes disputem as 521 vagas oferecidas em diversas carreiras, o diretor orienta os candidatos a não deixarem suas inscrições para os últimos dias para evitarem transtornos de acesso à internet.


Segundo São Thiago, antes de se inscreverem, os candidatos devem fazer uma leitura meticulosa do edital do concurso, disponível na página da Ceperj, para se certificarem de que preenchem todos os requisitos exigidos. 


Para aqueles que não têm possibilidade de acesso à internet, a Fundação Ceperj coloca à disposição postos de inscrição presencial que funcionarão durante todo o período, ou seja, até 18 de maio.
Os interessados devem se dirigir à sede da Fundação, na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, Zona Sul do Rio, nos dias úteis, das 10h às 16h. Em São Gonçalo, são três os endereços: Centro de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, na Rua João  Almeida, 30, sala 301, Alcântara;  Centro de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, no Shopping Via Lagos, na Avenida Dr. Eugênio Borges, 853, salas 316 a 319 (Pista sentido Maricá), Arsenal; e Portal 24 horas Pastor Waldemar Zarro, na Rua Coronel Moreira César, s/nº (ao lado do Colégio Nossa Senhora das Dores), Centro.  O atendimento é feito nos dias úteis, das 9h às 16h30.

As taxas custam R$ 50 para cargos de nível superior,  R$ 45 para nível médio e R$ 25 para os que têm nível fundamental completo.  Podem ser pagas em qualquer agência bancária, preferencialmente no Banco Itaú, obrigatoriamente por meio do boleto bancário específico, que deverá ser impresso após o preenchimento da ficha de inscrição online. Importante lembrar que a inscrição só será efetivada após confirmação do pagamento da taxa, pela instituição bancária.


A pessoa com deficiência (das 521 vagas, 39 estão reservadas) deverá assinalar sua condição no campo apropriado da ficha. Aquele que, no requerimento de inscrição, não a declarar, concorrerá somente às vagas regulares.  Caso necessite de prova em condições especiais, deverá indicar o método: com intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), ledor ou prova ampliada, ou solicitar sala de fácil acesso, no caso de dificuldade de locomoção.


As 521 vagas oferecidas pela  Prefeitura de São Gonçalo estão distribuídas por 20 cargos de nível superior, incluindo as diversas disciplinas para professor docente I; 10 cargos de níveis médio e médio técnico; e três cargos para nível fundamental completo. O diretor Marcus São Thiago garante que nenhuma carreira para nenhum cargo está prevista remuneração menor que o salário mínimo nacional.


- Nos cargos em que no edital a remuneração está menor, como no caso de auxiliar de saúde bucal, fiscal de obras, guarda municipal II, técnico de enfermagem e outros, com a gratificação, ela será equiparada. Em outros cargos está prevista também gratificação além do salário-base – afirma o diretor.


Ele lembra que  o candidato poderá se inscrever para até dois cargos, desde que não haja coincidência nos turnos de aplicação das provas objetivas. Os exames dos concorrentes às vagas dos níveis fundamental e superior acontecerão pela manhã e os do nível médio, à tarde.


Este concurso público constará das seguintes etapas: aplicação de provas objetivas para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva eliminatória e classificatória somente para o cargo de procurador; provas práticas para os cargos de professor docente II Braile, professor docente II intérprete de Libras e motorista, de caráter eliminatório e classificatório; avaliação de títulos  os cargos de professor  docente I, docente II Braile e intérprete de Libras,  professor orientador pedagógico, professor orientador educacional  e professor supervisor educacional, de caráter exclusivamente classificatório; e exame de capacidade física, de caráter eliminatório, para os cargos de guarda municipal II e técnico de apoio especializado/controle urbano.


Para quem tiver dúvidas depois de ler o edital, a Fundação Ceperj coloca à disposição o telefone (21) 2334 7100, do SAC (Serviço de Atendimento ao Candidato), os emails
sac@ceperj.rj.gov.br ou sacceperj@gmail.com, ou ainda o envio de fax pelos números  (21) 2334 7125/7130, nos dias úteis, das 10h às 16h.

- É com muita satisfação que a Fundação Ceperj realiza este concurso para a Prefeitura de São Gonçalo. Temos consciência de que milhares de candidatos vão disputar as vagas oferecidas em diversas carreiras. A prefeitura nos procurou por saber da seriedade e da transparência com que ele será realizado – finaliza o diretor.


 


Enem vai substituir exame de desempenho de alunos que entram no curso superior

 

 

Brasília - A partir deste ano, os alunos que tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 ou 2010 não serão obrigados a fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores de instituições públicas e particulares.
Na edição deste ano, cujas provas estão marcadas para 6 de novembro, serão avaliadas 26 graduações e cursos tecnológicos. A substituição vai valer apenas para os alunos que estão entrando no curso superior.

A substituição do Enade de ingressantes pelo Enem é uma demanda antiga das instituições de ensino. A participação no Enade é obrigatória – quem não comparece fica impedido de colar grau ao final do curso – mas o desempenho do aluno na prova não interfere no seu currículo. Sem esse compromisso, as instituições defendiam que a nota do curso ficava comprometida.

O Enade é aplicado a ingressantes e concluintes de cursos superiores para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas instituições a partir do “valor agregado” pelo estudante ao longo da formação. A nota obtida pelos alunos é utilizada no cálculo de vários indicadores de qualidade que são utilizados para regular a oferta de ensino no país. O Ministério da Educação (MEC) calcula que 1,2 milhão de alunos estão aptos a participar do exame em 2011.

A inscrição dos alunos é de responsabilidade da instituição e deve ser feita de 18 de julho a 19 de agosto pela internet. São considerados alunos ingressantes aqueles que tenham iniciado o curso em 2011. Já os concluintes são aqueles que tenham expectativa de formatura em 2011 ou que tiverem cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo.

Dispensa visa a reduzir custos

Apesar de dispensados da prova, os ingressantes que tiverem participado do Enem devem ser inscritos no Enade normalmente, para efeito de cadastro. De acordo com o MEC, a dispensa tem como objetivo reduzir custos e dar eficácia à aplicação da prova.
A economia será de aproximadamente R$ 30 milhões. Outro motivo para fazer essa substituição é que o Enade de ingressante, por ser aplicado no fim do primeiro ano letivo, não aferia as habilidades e conhecimentos adquiridos pelo aluno desde sua entrada até o segundo semestre do curso.

No Enade, os alunos que não comparecem no dia da prova ficam em situação irregular no MEC e precisam esperar uma nova edição do exame para obter o diploma. Outra novidade, a partir deste ano, é que o estudante nessa situação não precisará fazer a prova, basta que a instituição de ensino faça sua inscrição e o caso fica regularizado.

Em 2011, serão avaliados os cursos superiores em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música.

As informações são da Agência Brasil



A atratividade da carreira docente

Imagem de uma lousa tendo duas esponjas que servem como apagadores



O Ministério da Educação apresentou um projeto estabelecendo os objetivos da educação para a próxima década (2011-2020). O texto traz várias metas que pretendem alterar a realidade das escolas no sentido de qualificar o atendimento, principalmente no ensino básico.
Todas as metas poderão ser atingidas desde que haja políticas públicas consistentes, continuidade dessas políticas e investimento na formação e valorização do quadro de professores.
O objetivo de assegurar a todas as crianças e jovens o ensino básico e permitir que cada um conclua o processo de escolarização básica pode continuar sacrificando a qualidade em função da quantidade.
Todavia, sabemos que a realidade da escola poderá ser mudada se, sobretudo, as metas propostas estiverem apoiadas na confiança, na ação e no empenho dos professores. Isso significa que, se os professores não acreditarem na força e na seriedade das políticas educacionais e não as efetivarem no contexto das escolas, o Plano Nacional de Educação será apenas mais um plano bem intencionado, porém ineficaz.
Deve existir um projeto social e político que aponte, por meio de ações concretas, o desejo de se transformarem significativamente as metodologias e os conceitos que hoje determinam os fazeres escolares.
Ninguém ignora que é a intervenção pedagógica adequada dos educadores que faz quase toda a diferença na escola. Todos defendem que a atividade docente está cada vez mais complexa e exigente; no entanto, também é consensual a ideia de que a carreira docente com um estatuto social decadente, formação fragilizada e remuneração baixa não atrai à profissão os estudantes mais qualificados nem anima os melhores profissionais a manter-se nas escolas públicas.
Em um tempo em que nós, a sociedade como um todo, e as autoridades educacionais buscamos uma escola que atenda mais e melhor à população que dela faz uso, é imprescindível que medidas palpáveis sejam estabelecidas a curto e médio prazo, a fim de tornarmos a carreira docente um pouco mais atraente.
É preciso que os jovens sejam motivados a serem professores e encontrem incentivos e sentido no magistério. Uma profissão que não atrai os “bons” com certeza será ocupada por aqueles que, do ponto de vista profissional, não tiveram opções melhores.
Assim sendo, estaremos encaminhando pessoas desmotivadas à carreira docente, sem empenho e, sobretudo, que não acreditam que podem. Por isso mesmo, elas provavelmente não farão a diferença, posto que não “escolheram”, mas foram social e economicamente “escolhidas” para serem professores.
Para inverter o “desprestígio” da carreira de professor é imperativo que se efetivem medidas claras de formação continuada dos docentes e, ao mesmo tempo, se definam com clareza novas condições para o exercício da profissão.
O PNE 2011-2020 aparece em hora propícia e deseja o desenho de um novo projeto social para a escola pública. Todavia, o primeiro e mais importante passo para tal empreitada é devolver a decência à docência.



(*) Diretora pedagógica do Agora Sistema de Ensino (www.souagora.com.br) e do Ético Sistema de Ensino (www.sejaetico.com.br), pedagoga, Mestre em educação e ex-secretária de Educação de Ribeirão Preto (SP).



O bullying não é brincadeira
 
Imagem de menino com semblante sério e olhando do lado estando sentado ao chão encostado a uma porta azul



A palavra bullying deriva do verbo inglês to bully e significa usar a superioridade física ou moral para intimidar alguém. Essa palavra tem sido adotada em vários países para definir todo tipo de comportamento agressivo, intencional e repetitivo inerente às relações interpessoais. As vítimas são os indivíduos considerados mais frágeis, transformados em objetos de diversão e prazer por meio de “brincadeiras” maldosas e intimidadoras. E quando a violência é feita virtualmente, contando com ajuda da internet ou celulares para disseminá-la, ganha o nome de cyberbullying.
Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que quase 1/3 dos estudantes brasileiros afirma ter sofrido bullying alguma vez na vida escolar, sendo que o problema tem ocorrido, em maior proporção, nos colégios privados (35,9%) do que nos públicos (29,5%). Esse estudo faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2009 e foi realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal.
O tema é tão importante que está tramitando no Senado um projeto que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e propõe que os estabelecimentos de ensino sejam também responsáveis por promover um ambiente escolar seguro e adotar estratégias de prevenção e combate a intimidações e agressões. Além disso, também sugere que o Ministério da Educação (MEC) coordene trabalhos para combater o bullying.
Esse é um fenômeno mundial e representa a violência moral velada – que também pode chegar a ser física e explícita –, imposta por meio de comportamentos desequilibrados, socialmente inadequados, intimidadores e repetitivos de uma pessoa ou de um grupo contra uma mesma vítima. Estudos indicam que o bullying produz consequências graves, que vão desde problemas de aprendizagem até sérios transtornos de comportamento, responsáveis por índices de suicídios e homicídios entre estudantes.
É fundamental reconhecer que a vida humana está sendo banalizada e que está ocorrendo o distanciamento daquilo que é inerente e essencial à nossa natureza: relacionar-se. Sabe-se que os humanos não são espontaneamente generosos, respeitosos e solidários; então, essas virtudes devem ser rotineiramente aprendidas e exercitadas. E esse é um dos papéis da educação escolar: formar o sujeito social.
A escola é o primeiro contato dos pequenos com o âmbito público, sendo este um espaço plural por natureza. É nela que crianças e adolescentes conhecem um conjunto de valores muitas vezes diferentes daquele de sua família – o âmbito privado – e, assim, devem aprender a estar na coletividade de forma harmoniosa e democrática.
Combater o bullying não é tarefa impossível, mas exige atenção, tempo e diálogo. É preciso vencer a conformidade. De início, é fundamental que toda a comunidade escolar – gestores, professores, funcionários em geral, alunos e pais – se conscientize de que o mundo tal como está é produto humano e que somos todos responsáveis por ele.
No material do Agora Sistema de Ensino – o novo sistema de ensino da Editora Saraiva, voltado para as escolas públicas do Ensino Infantil ao Ensino Médio –, são trabalhados os temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC). Assim, os temas Ética, Trabalho e Consumo, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Orientação Sexual e Saúde são debatidos por meio de textos e de atividades que possibilitam a reflexão e a análise de situações que nos cercam diariamente.
O material pretende contribuir para a formação ética dos alunos, com a construção e o aprimoramento de sua capacidade de observar, de analisar e de refletir diante das situações do dia a dia e, por fim, posicionar-se como alguém que pensa, atua e, se necessário, transforma a realidade.
Sendo assim, princípios essenciais para a prevenção do bullying, como o respeito, a solidariedade e a justiça, entre outros, fazem parte do trabalho feito em sala de aula. Mas não adianta somente pedir que os alunos desenhem a pomba da paz ou cantem uma música que fale sobre a paz, tampouco acreditar que dizer uma única vez “não bata” ou “não faça” seja suficiente. É fundamental que a escola seja um local de trabalho pautado em princípios éticos, em que todos vivam um ambiente democrático e se compreendam como responsáveis pelas relações estabelecidas na instituição e, assim, comprometam-se com a construção de uma sociedade mais justa e humanizada.


Anita Adas é Coordenadora Pedagógica da Divisão de Sistemas de Ensino da Editora Saraiva.

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