sábado, 26 de fevereiro de 2011

Planejamento Escolar

COMO FAZER UM PLANO DE CURSO TOTALMENTE RENOVADO?


Foto-de-bússula
Início de ano letivo, professores reunidos, direção da escola disposta a dar novos rumos ao trabalho, aulas prestes a se reiniciar, alunos ansiosos por alterações e melhorias... O que fazer? Como renovar a escola e, principalmente, os cursos e aulas? De que forma é possível, logo na largada do período escolar, dar alento e ânimo a todos os participantes da comunidade educacional em que trabalhamos?
O primeiro passo é, sem qualquer sombra de dúvidas, levar o planejamento escolar anual muito a sério. De nada adianta reunir o grupo de professores da escola para simplesmente atualizar as datas e realizar pequenas modificações no plano de curso apenas para constar que isso aconteceu. Sei que muitos professores que estiverem lendo essas linhas podem até ficar ofendidos, afinal de contas o puxão de orelhas está sendo direcionado de forma generalizada e, certamente, há profissionais que se preocupam (e muito) em realmente melhorar seus projetos de trabalho de um ano para o outro.
Mas a realidade, conhecida por muitos e também praticada por um sem-número de professores, é que os planos de ensino de anos anteriores já são tão bons que nem precisam ficar sendo alterados, repensados, atualizados e modernizados. Assim pensam tantos que isso já se tornou prática mais do que comum em inúmeras escolas.
Modificar a forma de pensar o plano escolar anual e agir nesse sentido é mais do que necessário e, certamente, é o primeiro e decisivo passo para que a escola seja outra no ano que se inicia. Assuma o compromisso em benefício de seus alunos e também de você mesmo, afinal de contas, ficar dando as mesmas aulas e repetindo iguais idéias ano após ano é coisa para quem tem pouquíssima imaginação... Esse certamente não é o seu caso... Ou é?
E o que deve ser feito a seguir?
Equipe-se para essa dura tarefa. Vá para o planejamento escolar com recursos que considere úteis para realizar alterações marcantes em seu projeto. E que tipo de recursos são esses? Desde livros didáticos e paradidáticos até músicas e filmes com os quais saiba que será possível (e provável) motivar os estudantes e torná-los ávidos e interessados no saber.
Tenha em mente que os recursos devem se adequar aos conteúdos curriculares previstos para o ano escolar com o qual trabalhará. Saiba também que a utilização ou a previsão de uso desses recursos em aula de nada adianta se os mesmos não estiverem concatenados com práticas pedagógicas como explanações do professor, tarefas, trabalhos em grupo, uso de outras referências,...
Ou seja, melhor dizendo, não há varinha mágica entre os recursos que você irá utilizar... Filmes, computador, internet, livros, atividades com arte, visitas a museus, excursões a locais públicos ou privados, entrevistas, encontros com especialistas ou qualquer outra atividade que você desenvolva podem ser de grande utilidade se estiverem plenamente “amarradas” e conectadas ao trabalho desenvolvido na escola em sua totalidade!
Pense também que não adianta apenas centrar suas atenções no conteúdo específico de sua disciplina. Se você dá aulas de português, matemática, história, inglês, biologia, química ou artes é certo que aprofundamentos e novos materiais em sua área específica de conhecimento devem fazer parte da revisão e atualização de seu planejamento de trabalho. Mas além desses saberes centrados em sua especialidade deve também existir um preparo do profissional para melhorar sua didática, seu arsenal de práticas e ações para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
É, por exemplo, de essencial importância que o docente esteja a par de qual é a proposta pedagógica da escola ou rede de ensino na qual está trabalhando. E, sabedor da filosofia e metodologia do estabelecimento no qual atua, que se informe com a devida profundidade sobre quais são os pilares e práticas comuns a essa proposta. Não adianta nada saber apenas por terceiros o que é, como funciona ou ainda quais são as estratégias mais comuns de tal linha pedagógica.
Lâmpada-Criatividade
Não é só isso. Ao professor compete estar por dentro das novas idéias de seu segmento de trabalho. Saber o que pesquisadores e educadores estão falando sobre relação professor-aluno, indisciplina, novas metodologias de ensino, tecnologias na educação, gestão escolar, leis da educação, merenda escolar, avaliação, qualidade de ensino e temas afins é de essencial importância. E não é só isso, com as novas tecnologias em voga cada vez mais, é preciso saber e informar-se sobre economia, política, cultura, artes, esportes,...
Outro aspecto de fundamental importância para um planejamento escolar adequado aos novos tempos é a utilização das novas tecnologias tanto para informar-se e elaborar os planos de ação como para as atividades de trabalho com os alunos. Se o professor ainda tem dificuldades ou desconhece os computadores e a internet está mais do que na hora de buscar auxílio e aprender para contar com o apoio dessas ferramentas. Nesse sentido é importantíssimo que o educador conheça sites e portais que possa indicar para seus alunos como referenciais de pesquisa e apoio em seus trabalhos escolares.
O trabalho educacional também não pode prescindir nos dias de hoje de um constante apoio e intercâmbio dentro do próprio quadro docente. O que quero dizer com isso? Criar projetos integrando disciplinas e buscando sempre o suporte dos gestores escolares é de fundamental importância. Temos que nos lembrar e firmar com constância a idéia de que o conhecimento não é estanque e fragmentado.
Canais-comunicação
Muito pelo contrário, as trocas entre biologia, história, geografia, física, matemática, português, química, artes, inglês, filosofia e educação física são constantes e que essas relações dão ao conhecimento muito vigor, consistência e dinâmica.
Essa dinâmica de trocas também deve ser reforçada com a participação mais integral dos gestores na vida escolar. Isso é uma crítica? Sim, pois o que se vê é que muitas vezes diretores, coordenadores e orientadores se vêem tão sobrecarregados por suas atividades cotidianas – em especial com a burocracia e com pequenos incêndios que ocorrem no dia a dia – que não conseguem acompanhar o que está acontecendo em sala de aula com a devida atenção...
E como esses profissionais podem ajudar? Por sua experiência e conhecimento foram muitas vezes alçados a essas posições na hierarquia de suas escolas. São pessoas que conhecem e têm (normalmente) muita experiência não apenas como gestores, mas também enquanto professores. Conhecendo melhor o trabalho de seus docentes, esses gestores são capazes de ajudá-los na integração de projetos entre diferentes disciplinas, na compreensão da filosofia da escola, nos relacionamentos entre professores e alunos,...
Além disso, os gestores ainda podem (e devem) ajudar a todos na busca por um ambiente escolar devidamente equipado, limpo, organizado, eficiente e bonito. São eles que, liderando e em conjunto com toda a comunidade educacional, devem mobilizar os esforços pela manutenção da escola e pela criação de uma forma de pensar a escola que a torne atraente, interessante e benéfica para todos.
Creio que, certamente, há muitas outras idéias interessantes que poderiam ser adicionadas as proposições desse artigo, nesse sentido convoco todos a participarem suas práticas, ações, estratégias e proposições através de comentários e e-mails. Penso que somente com o constante intercâmbio poderemos melhorar ainda mais nossa educação. Afinal de contas, o desafio de um ano letivo é grandioso e não podemos desperdiçar tempo e oportunidades que nos são dadas, não acham?


FONTE: PLANETA EDUCAÇÃO

ARTIGO DE:  João Luís de Almeida Machado Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).





PLANEJAMENTO OU LIVRO DE RECEITAS?



Várias crianças com pratos de refeição a sua frente numa mesa grande e olhando com satisfacão 

Mais um ano letivo se inicia... A mesma correria de todo início de ano letivo: reuniões, planejamentos, preparação da escola... Escolas que estavam silenciosas se enchem de vida e... de crianças que correm pelo pátio, cheias de esperança e com fome de aprender.
Em seu livro, O desejo de ensinar e a arte de aprender, Rubem Alves, cita uma afirmação de Aristóteles, “todos os homens tem, por natureza, um desejo de conhecer”, e, logicamente no alto de toda sua sabedoria, Rubem Alves acrescenta: “todos os homens, enquanto crianças, tem por natureza o desejo de conhecer”. As crianças realmente têm o desejo de conhecer, de aprender, de descobrir o novo. E me pergunto se talvez nestes momentos nos quais o professor prepara com tanto carinho o que vai ensinar durante todo o ano a seus alunos, por que será que nunca perguntam às crianças o que elas querem aprender?
Será que se partíssemos desta pergunta para montarmos nosso planejamento, os conteúdos se tornariam mais significativos? E a fome seria superada?
Como já afirmava o psicólogo norte-americano, D. P. Ausubel, em sua teoria sobre aprendizagem significativa, “a aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio”.
Tornar o conteúdo mais atraente é fazer a ligação entre o que ensinar e o que aprender. Usar a fome de aprender das crianças no início do ano para preparar coisas significativas e deliciosas de se ensinar. Preparar o que querem comer.
Momentos de pura gula pedagógica em que professores (chefs de cozinha) preparam conteúdos (receitas) originais, desvendando as alquimias dos livros (das caçarolas), com sabores, cheiros e formas que aguçam a vontade de comer mais.
Ainda como diz Rubem Alves, “todo professor deveria passar por uma cozinha antes de começar a lecionar”, os cozinheiros têm boas lições sobre fome a ensinar.
Já reparou que comemos apenas aquilo que temos fome? E quando preparamos uma comida pensamos em quem vai comer? Colocamos temperos em nossas receitas que despertaram os sentidos e fazem surgir elogios.
Fazer um cardápio que agrade o cliente é receita de sucesso.
O início do ano letivo pode ser um grande momento gastronômico, pergunte a seu aluno do que ele tem fome e prepare receitas feitas com bons ingredientes, criatividade e muito, muito carinho.

Bom apetite!


Márcia Rodrigues dos Santos  
Especialista em Psicopedagogia, Consultora- Pedagógica Sênior da Vitae 






sábado, 19 de fevereiro de 2011

Planos de Aula gratuitos para download

Você é professor e está precisando planejar algumas aulas? Se sim, confira abaixo uma série de Planos de Aula para as mais diferentes disciplinas do Ensino Fundamental e Médio indicadas originalmente pelo site UOL Educação.
Ensino fundamental
Ensino médio

Animar a Sala de Aula


Animar a Sala de Aula





Se você é professor e que animar sua turma, tente variar sua aula, crie debates, converse com seus alunos, crie uma amizade com eles. Divida sua turma, faça grupos para que eles pensem juntos , e nessa aula quem acertar mais questões ganha um prêmio, pontos extras, faça como uma competição assim eles se divertem e aprendem ao mesmo tempo.
Invente jogos e atividades diversificadas, onde o aluno fique atento, trabalhando assim seu raciocínio com rapidez.
Em certas matérias, cante fazendo rimas, para que os alunos possam gravar melhor as
matérias, pois a música não é fácil esquecer, basta lembrar o início.
Faça com que seus alunos aprendam a gostar de sua matéria, assim eles vão aprender com mais vontade.

Planejamento de Aula



Várias escolas possuem diferentes modos de organizar o conteúdo didático. Muitas delas preferem trabalhar com métodos prontos, como as conhecidas “apostilas”. Outras preferem escolher separadamente o livro que será usado como base para cada matéria. O que é certo, é que nem sempre esses materiais podem suprir todas as necessidades do professor.
Cada classe possui uma personalidade, diferentes níveis de entendimento sobre certos assuntos, e alunos com dificuldades diversas. Sendo assim, o professor deve estar apto a formular um Plano de Aula satisfatório sempre que for necessário. À frente da classe, ele tem de ser capaz de perceber o que mais precisa ser trabalhado de forma diferente, nem que isso signifique fugir um pouco da programação do material “pré-formulado” dado pela escola.
Estrutura do plano
O profissional usufrui de uma grande liberdade na hora de montar um plano de aula. Contudo, há certos itens básicos que devem ser observados e merecem ser seguidos. Montamos, resumidamente aqui, um esquema dividido em quatro etapas:
    1. Escolher o tema da aula. Pois é a partir dele que todo o plano será elaborado.
    2. Definir o objetivo e as competências que deverão ser desenvolvidas nos alunos.
    3. Pesquisar os materiais que serão utilizados: livros, filmes, músicas, sites, sucata, tinta etc. Dependendo do nível da classe, uma bibliografia poderá auxiliar os alunos.
    4. Criar estratégias de como e quando cada material e/ou as informações serão apresentadas ou utilizadas, para que o objetivo - no item 2 – seja alcançado com sucesso. A estratégia deve ser elaborada de forma a manter a atenção e a motivação dos alunos durante toda a aula. Provocar debates e questionamentos para o bom desenvolvimento do tema e, se possível, aproximar os alunos de forma prática e interativa ao que está sendo estudado.



 Os temas

Os Planos de Aula são úteis para todos os níveis – todas as idades – e sua prática deve fazer parte do dia-a-dia do professor. A idéia de um bom tema pode surgir, por exemplo, de uma conversa entre professor e alunos. Uma pequena dúvida pode se transformar em uma grande aula, caso o professor saiba aproveitá-la. Enfim, a título de ilustração, um filme brasileiro em evidência, como “O ano em que meus pais sairam de férias”, de Cao Hamburguer, um dos finalistas para a indicação ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro, pode servir para se discutir um trecho da História do Brasil em aula.
Muitos sites se propõem a disponibilizar Planos de Aula já prontos, com bibliografia e tudo! Vale a pena conferir, tanto para utilizá-los quanto para aprender como se faz. O portal Vivência Pedagógica, por exemplo, oferece vários endereços eletrônicos de revistas e outros portais que possuem Planos de
 Aula para serem lidos livremente.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Meio Ambiente

Meio Ambiente
~~~~~~~~~~~~~~~~~
Meio ambiente - Educação e Consciência Ambiental
♥♥♥
Life - Vida - Um vídeo sobre o Meio Ambiente
♥♥♥
Turma da Mônica - Mantenha a Cidade Limpa
♥♥♥
Peixe Pardinho - Pardo sim, sujo não
♥♥♥
Carta ao Inquilino
♥♥♥
Meio Ambiente
♥♥♥
SOS Meio Ambiente
♥♥♥
Meio Ambiente - WWF
♥♥♥
Aquecimento Global - WWF
♥♥♥
Planeta Água (Guilherme Arantes)
♥♥♥
WWF-Brasil - Gente e Meio Ambiente
♥♥♥
Planeta Terra - A casa que te aluguei
♥♥♥

Série: De onde vem?

De onde vem?
~~~~~~~~~~~~~
O dia e a noite
A onda
O choro
A televisão
A energia elétrica
O sapato
O plástico
O raio e o trovão
O arco íris
O avião
O vidro
O papel
O pão
O leite
O fósforo
O livro
O sal
O açúcar
O espirro
O ovo

De onde Vem?

É uma série de desenhos animados brasileiro produzido pela produtora TV PinGuim para a TV Escola e exibido também na TV Cultura, TV Rá-Tim-Bum e TV Brasil (Ex - TVE Brasil). O desenho tem como objetivo tirar dúvidas corriqueiras de crianças de até 6 anos de idade. Produzida em 2001, encontra-se em exibição contínua desde a estreia. Entre 2003 e 2004 foi líder de audiência na TV Cultura.
O desenho gira em torno da menina Kika que sempre fica com dúvida sobre de onde vem certas coisas (Como de onde vem o fósforo, a onda do mar, a televisão etc.). Kika sempre pergunta aos pais que sempre dão respostas paliativas. No desenho personagens representados por objetos animados repondem as dúvidas de Kika.
♥♥♥

Série +Educação

Série +Educação
~~~~~~~~~~~~~~~

Adjetivo / Substantivo
Substantivos Coletivos
Sinônimo / Antônimo
Sinais de Pontuação
Sílabas
Seção ou Sessão
Aquele ou este
Há ou a
Mau ou mal
Mais ou mas
Pode ou pôde
Gíria


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

VÁRIAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES

 
 
 
 
 
 
 
OLÁ PESSOAL,
TO CHEGANDO TRAZENDO VÁRIAS SUGESTÕES DE ENDEREÇOS DE PICASAS E 4SHARED.
ESPERO QUE GOSTEM E APRECIEM AS SUGESTÕES..
 
 
 
google.com/amiga58 http://picasaweb.google.com.br/xandracip muito bom http://picasaweb.google.com.br/kel.zaca
http://picasaweb.google.com/babysandy.msn desenhos p colorir por tema http://picasaweb.google.com/amiga58 http://picasaweb.google.com/suelisoares01 http://picasaweb.google.com/sandracostafaria http://picasaweb.google.com/ninhareboucas http://picasaweb.google.com/Josevanya http://picasaweb.google.com/Ericabv http://picasaweb.google.com/daniela.genovese http://picasaweb.google.com/ruivinha31 http://picasaweb.google.com/marinalva.godoi http://picasaweb.google.com/eloiza.zucarelli http://picasaweb.google.com/fotosbyanny
http://picasaweb.google.com.br/amandalancy http://picasaweb.google.com/daniela.genovese http://picasaweb.google.com/eloiza.zucarelli MOLDURAS P FOTOS http://picasaweb.google.com/nanasocorro
http://picasaweb.google.com/amiga58/LbumSemTTulo03 VILMA MARIA http://picasaweb.google.com.br/angelgege http://picasaweb.google.com.br/kel.zaca
http://picasaweb.google.com.br/Bianit2007 http://picasaweb.google.com.br/atividadesescolares http://picasaweb.google.com.br/atividadesescolares2 http://picasaweb.google.com/magalyung http://picasaweb.google.com/prokeyla http://picasaweb.google.com/clarissafc DESENHOS http://picasaweb.google.com/prokeyla http://picasaweb.google.com/magalyung?pli=1 http://picasaweb.google.com/mimaas152 http://picasaweb.google.com.br/telmaelis http://picasaweb.google.com/Janny153 http://picasaweb.google.com.br/plfonte http://picasaweb.google.com.br/telmaelis http://picasaweb.google.com.br/simonelindinha4ever http://picasaweb.google.com/siropedemaria revistas para professores http://picasaweb.google.com/2flavi http://picasaweb.google.com/2flavi/ProfessorSass http://picasaweb.google.com.br/magalyung http://picasaweb.google.com.br/kelenlucif http://picasaweb.google.com/annevilaca josiane http://picasaweb.google.com.br/cintiaborher CINTIA BORTHER NOVO FUNCIONANDO http ://picasaweb.google.com.br/silvinhabentoribeiro http://picasaweb.google.com.br/rlea2004
http://picasaweb.google.com.br/mirian1018 http://picasaweb.google.com.br/leonni.vox/IlustraEsAMeninaQueNOSabiaL... http://picasaweb.google.com.br/vagaldino http://picasaweb.google.com.br/vsulien http://picasaweb.google.com.br/tsibovitz http://picasaweb.google.com.br/snucelo http://picasaweb.google.com.br/rose.alpha2 http://picasaweb.google.com.br/plfonte http://picasaweb.google.co m.br/patricia5781 http://picasaweb.google.com.br/ludmilaln http://picasaweb.google.com.br/kelenlucif *** http://picasaweb.google.com.br/Janny153 *** 
http://picasaweb.google.com.br/aboboramig http://picasaweb.google.com.br/annevilaca http://picasaweb.google.com.br/kelllykristina http://picasaweb.google.it/ISISAMIGA http://picasaweb.google.com.br/greice78
http://picasaweb.google.com.br/deboraingracio http://picasaweb.google.com.br/annevilaca http://picasaweb.google.com.br/Silviamamota http://picasaweb.google.it/celindona http://picasaweb.google.com/Keylateo NÃO ESTAVA ABRINDO http://picasaweb. google.com/janaina.alberto7 /DonaBaratinha http://picasaweb.google.com/silvana.palmira http://picasaweb.google.com/clarissafc http://picasaweb.google.com.br/danubiavasconcelos coleção oficina de textos http://picasaweb.google.com.br/lucianecapote http://picasaweb.google.com.br/aboboramig http://picasaweb. google.com. br/plfonte http://www.atelienatv.com.br/espaco_escola.htm
http://picasaweb.google.com.br/LilianLarroca REVISTAS RECREIO http://picasaweb. google.com. br/ceicao20/ CadernoFuturo/ photo#5086752735 639778514 http://picasaweb.google.com.br/lendorelendo Lenise Resende Lendo & Relendo http://www.lendoerelendo.com/Lendo & Relend http://www.lendorelendogabi.com/
http://picasaweb.google.com.br/atividadesescolares http://picasaweb.google.com/mima as152 http://picasaweb.google.com.br/telmaelis/Formatura http://picasaweb.google.com/nanasocorro/BordasParaAtividades http://www.atividadeseducativas.com.br/index2.php
link 5ºANO
--
http://picasaweb.google.com/patybent
http://picasaweb.google.com/sandygsoares
http://picasaweb.google.com/gabi.fairies
http://picasaweb.google.com/atividadesescolares
http://picasaweb.google.com/dricaeira8
http://picasaweb.google.com/Adrianaribeiro535
http://picasaweb.google.com/xandracip
http://picasaweb.google.com/anakpier
http://picasaweb.google.com/angelgege
http://picasaweb.google.com/anamaria.melle
http://picasaweb.google.com/briluz27
http://picasaweb.google.com/dij.ceeak
http://picasaweb.google.com/Bianit2007
http://picasaweb.google.com/cristalgallo3
http://picasaweb.google.com/carlatomas
http://picasaweb.google.com/Carolrosinski
http://picasaweb.google.com/nossas.ideias
http://picasaweb.google.com/cricabido
http://picasaweb.google.com/crislago2006
http://picasaweb.google.com/Crisejojo
http://picasaweb.google.com/crisejojo1
http://picasaweb.google.com/Danymazzo
http://picasaweb.google.com/clarissafc
http://picasaweb.google.com/2flavi
http://picasaweb.google.com/ditadoida
http://picasaweb.google.com/wmgsoares
http://picasaweb.google.com/MatEdInfantil
http://picasaweb.google.com/ednaluisa01
ATIVIDADES PARA FAZER NO CADERNO – MUITO LEGAIS – JÁ PRONTINHAShttp://picasaweb.google.com/senimoreira/ATIVIDADESParaUsarNoCaderno#
LIIIIIINNNNNNDO ÓÓÓÓÓÓTIMO!!! ALFABETO PERSONAGENS DISNEYhttp://picasaweb.google.com/ilianatagle/ABCDISNEY#
SÓ LETRAS E ALFABETOS MILLLLL!!!!!!http://picasaweb.google.com/emmamarty
VOGAIS MARAVILHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!! LINDO LINDO!!http://picasaweb.google.com/sarynha19/Vogais
ALFABETOS SERES VIVOShttp://picasaweb.google.com/xe.anfrisio
ALBABETIZAÇÃO

CAMINHO SUAVE

ALFABEITIZAÇÃO E LÍNGUA PORTUGUESAhttp://picasaweb.google.com/Reginapironatto/

LIGAR FIGS E DESEMBARALHAR NOMES
ALFABETOS E ATIVIDADES COM SÍLABAS EMBARALHADAS PARA FORMAR PALAVRAShttp://picasaweb.google.com/Lucila1957/
FMÍLIAS SILÁBICAShttp://picasaweb.google.com/WoundedButterfly1980/FamLiasSilBicas#
http://picasaweb.google.com/anukaf1981
(COLEÇÃO PARA CASA E PARA SALA)
Jogos com alfabeto e figuras
http://picasaweb.google.com/telmaelis/Jogos

ATIS DE ALFABETIZAÇÃO PRONTAS
ATIVIDADES LEGAIS E ATÉ SEQUÊNCIA PARA ALUNOS COM DISLEXIAhttp://picasaweb.google.com/xeretinhaa
ATIVIDADES INICIAIS (PRÉ SILABICOS E SILÁBICOS COM VALOR – ATÉ DE MATEMÁTICA)
AtividadesPreSilabicos
ATIS DE ALFABETIZAÇÃO – 388 ATIVShttp://picasaweb.google.com/senimoreira/
ALFABETIZAO1http://picasaweb.google.com/2flavi/
COLEOPARACASAPARASALAATIVIDADESNVELSILBICOhttp://picasaweb.google.com/2flavi/
COLEOPARACASAPARASALAATIVIDADESNVELPRSILBICOhttp://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/NaPontaDoLPis
http://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/XadrezinhaAzul
(MUITAS ATIVS PARA APROVEITAR PRA ELE DE ALFABETIZAÇÃO)http://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/NaEscolaFundamental1SRieVol1
http://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/NaEscolaFundamental1SRieVol3
http://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/NaEscolaFundamental1SRieVol2
http://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/AMGicaDasLetrasVol2
http://picasaweb.google.com/gisely1969/COLEONAESCOLAFUNDAMENTAL
http://picasaweb.google.com/rosariop79/ALFABETIZAO_2
(VER ATÉ O FINAL QUE TEM AS ATIVS
MUITO BOOOOOOM!!!!!! – LETRA BASTÃO NAS ATIVIDADES (ALFABETIZAÇÃO)
http://picasaweb.google.com/sildeliz/LIVRODELINGUAGEM

COISA ÓTIMAS DE ALFABETIZAÇÃOE 1º E 2º ANOS (ÁLBUM DA PROFª COM COLEÇÕES)http://picasaweb.google.com/Lucila1957

MAIS LEGAIS E FIGURAS E SILABÁRIO)
SÓ VOGAIS
http://picasaweb.google.com/Adrianaribeiro535/SVogais
http://picasaweb.google.com/veradomini/AtividadesComVogais
http://picasaweb.google.com/novaes.ines1962/Vogais
ALFABETIZAÇÃO - POSTILA

ÁLBUM DA PROFª – É DEZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VÁRIAS COLEÇÕES E ARTE!!!!http://picasaweb.google.com/sildeliz
EJA
http://picasaweb.google.es/ProfessoraGlauce/ApostilaDeAlfabetizaOEJA#5214444043302520194
http://picasaweb.google.com/rosemar.gonzaga
MATEMÁTICA 1º CICLO BEM LEGALhttp://picasaweb.google.com/tsibovitz/MatemTica03#
DIA A DIA DO PROFESSOR PARA 1º ANO (232 ATIVIDADES)http://picasaweb.google.com/Janny153/DiaADiaDoProfessor
ALFABETIZAÇÃO DIVERTIDA – 1ª SÉRIE – 142 ATIVS.http://picasaweb.google.com/Janny153/Volume02PrimeiraSRie
ALFABETIZAÇÃO DIVERTIDA – 2ª SÉRIE – 142 ATIVS
ALFABETIZAÇÃO DIVERTIDA – 1ª SÉRIE – 55 ATIVS
http://picasaweb.google.com/Janny153/Volume1SegundaSRie
MATEMATICA 1º ANO – BOM PARA O INÍCIO – BEM LEGALhttp://picasaweb.google.com/Janny153/MATEMATICA
ATIVIDADES LEGAIS E ATÉ SEQUÊNCIA PARA ALUNOS COM DISLEXIAhttp://picasaweb.google.com/xeretinhaa
ÓTIMA COM JOGOS E DIFCS ORTOGRÁFICAShttp://picasaweb.google.com/profakatia/Jogos
ATIS DE ALFABETIZAÇÃO – PRONTINHAS, PRONTINHAS… 293 – UÓOTIMO!!!!!!http://picasaweb.google.com/senimoreira/AtividadesAlfabetizaO
ATIS DE ALFABETIZAÇÃO – 388 ATIVShttp://picasaweb.google.com/senimoreira/ALFABETIZAO1
ATIVIDADES INICIAIS (PRÉ SILABICOS E SILÁBICOS COM VALOR – ATÉ DE MATEMÁTICA)http://picasaweb.google.com/senimoreira/AtividadesPrSilBicos
DATAS COMEMORATIVAS – SÓ DE ÍNDIO 41 ATIVIDADES VARIADAS E LEGAIS (ESCRITA DES.)http://picasaweb.google.com/senimoreira/NDIO
MATEMÁTICAhttp://picasaweb.google.com/2flavi/MANEIRALUDICADEAPRENDERMATEMTICA
http://picasaweb.google.com/gabi.fairies/MANEIRALDICADEENSINARFATOSEOPERAESVOLUME2
http://picasaweb.google.com/gabi.fairies/MatemTica (LEGAL!!)
ALAFABETIZAÇÃO
ATIVS. SÓ COM VOGAIS (133)
http://picasaweb.google.com/senimoreira/Vogais
MARAVILHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! INCIAIS SILAB ALFABETICOS E ALFABÉTICOShttp://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/XadrezinhaAzul
PASSATEMPOS DIVERTIDOS E INSTRUTIVOS TURMA DA MÔNICA – MAIS DE 300!!!!!!!!!!!!!!http://picasaweb.google.com/rosariop79/TurmaDaMNica
http://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/NaPontaDoLPis
http://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/LIVRODELINGUAGEM
MUITO LEGAL IMAGEM LETRAS ALFABETOhttp://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/ALFABETO
ALFABETIZAÇÃOhttp://picasaweb.google.com/annevilaca/APOSTILAALFABETIZAO
ALFABETIZAÇÃO – MUITO BOM – LETRA BASTÃOhttp://picasaweb.google.com/sildeliz/LIVRO1SERIE
ALFABETIZAÇÃO PARA USAR NO CADERNOhttp://picasaweb.google.com/senimoreira/ATIVIDADESParaUsarNoCaderno
ALFABETIZAÇÃO COLEÇÃO EU GOSTOhttp://picasaweb.google.com/Adrianaribeiro535/EuGosto6Anos
(ALFABETIZAÇÃO) – LETRA BASTÃO NAS ATIVIDADES – - MUITO BOOOOOOM!!!!!!
http://picasaweb.google.com/sildeliz/LIVRODELINGUAGEM
COLEÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
RODA DE TEXTOS
http://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/VOLUME3ALFABETIZAOELETRAMENTO
A PALVARA EM TODA PARTE (EXPLORANDO PALAVRAS)http://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/VOLUME2ALFABETIZAOELETRAMENTO
AJUDANDO O ALUNO A ESCREVERhttp://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/VOLUME1ALFABETIZAOELETRAMENTO
2ª SÉRIE – APRENDIZAGEM DIVERTIDA – MUIIIIITASSSSSSSSS ATIVS!!!!!! COLEÇÃOhttp://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/APRENDIZAGEMDIVERTIDA_7_8anos_vol1
http://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/AprendizagemDivertida2SRie
http://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/APRENDIZAGEMDIVERTIDAVL58Anos
MATEMÁTICA SÉRIES INICIAIS – MUITA COISA BOA PARA APROVEITAR (6, 7, 8 ANOS)
http://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/MatemTica
DÁ PARA TIRAR MUITAS IDÉIAS DE ATIVIDADES E PEGAR VÁRIAS PRONTAS (ALFABETIZAÇ. E OUTRAS)http://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/NaEscolaFundamental1SRieVol1
http://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/NaEscolaFundamental1SRieVol3
http://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/NaEscolaFundamental1SRieVol2
http://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/AMGicaDasLetrasVol2
http://picasaweb.google.com/gisely1969/COLEONAESCOLAFUNDAMENTAL
http://picasaweb.google.com/rosariop79/ALFABETIZAO_2
http://picasaweb.google.com/rosariop79/ALFABETIZAO_2 (VER ATÉ O FINAL QUE TEM AS ATIVS MAIS LEGAIS E FIGURAS E SILABÁRIO)
http://picasaweb.google.com/rosariop79/DIFICULDADESORTOGRFICAS (MUITO LEGAL)
MATEMÁTICA – VARIADAS E VÁRIAS FASES – VÁRIAS ATIVS.http://picasaweb.google.com/praktikersm/Matematica
SÓ VOGAIShttp://picasaweb.google.com/Adrianaribeiro535/SVogais
http://picasaweb.google.com/veradomini/AtividadesComVogais
http://picasaweb.google.com/novaes.ines1962/Vogais
CADERNO DO FUTURO – 1ª SÉRIE – TUDO COM LETRA CURSIVA – BEM LEGALhttp://picasaweb.google.com/veradomini/LivroDoFuturo1SRiePortugues
MATEMÁTICA ENTRE FINAL D0 1º E PARA O 2º ANO – ÓTIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!http://picasaweb.google.com/veradomini/MatemTica
INFANTIL INICIAL COISAS LEGAIShttp://picasaweb.google.com/novaes.ines1962/Atividades3A2008
ALFABETIZAÇÃOhttp://picasaweb.google.com/daniseninh
ALFABETIZAÇÃOE 1º E 2º ANOS (ÁLBUM DA PROFª COM COLEÇÕES)http://picasaweb.google.com/Lucila1957
ÁLBUM DA PROFª MUITA COISA ÓTIMA – VÁRIAS COLEÇÕEShttp://picasaweb.google.com/sildeliz
PROD. DE TEXTOhttp://picasaweb.google.com/sildeliz/OFICINADETEXTOS
PROD DE TEXTO LEGALhttp://picasaweb.google.com/cricabido/MeuCadernoDeRedaO
Jogos com alfabeto e figurashttp://picasaweb.google.com/telmaelis/Jogos


Sites legais:

HISTÓRIASP/ ENS. FUNDAMENTAL E INFANTIL

http://www.contandohistoria.com/ocasodobolinho.


Discos Virtuais (DV)
http://www.4shared.com/dir/8588541/9f5ba100/Fundamental.html
http://professoravanda.4shared.com/
senha: amizade
DISCO VIRTUAL COM ATIVIDADES DE 1ª À 4ª SÉRIE – SÔNIA REGINA UBEDAhttp://www.4shared.com/dir/1725170/a4f24e2d/sharing.html
a senha é: professor

http://www.4shared.com/dir/585332/ee2737b1/magna.html
http://www.4shared.com/dir/1725170/a4f24e2d/sharing.html Senha: professor
http://www.4shared.com/dir/2399022/a1366751/sharing.html Senha: marcos
http://www.4shared.com/dir/1423013/c99cff54/sharing.html Senha: professora
http://professoravera2.4shared.com
http://professoravera3.4shared.com


DV da Greice do Cantinho Lúdico
http://www.4shared.com/dir/585332/ee2737b1/sharing.html

anúncio-texto