terça-feira, 29 de junho de 2010

Motivação na Aprendizagem I


 Motivação na Aprendizagem



Um bom didata, tem no seu ânimo,
fonte de motivação para todos...


Os professores estão sempre se perguntando sobre o que devem fazer para que os alunos realmente aprendam.

Segundo o dicionário Silveira Bueno, motivação quer dizer exposição de motivos ou causas; animação; entusiasmo. Através dessas definições, pode-se constatar que estar motivado é estar animado, entusiasmado. Para isso, é necessário ter motivos para se chegar a esse estado.
Qualquer coisa que se faça na vida, é necessário primeiro a vontade de realizá-la, senão nada acontece. Isso também ocorre na educação. Educação requer Ação e como resultado dessa ação, há o APRENDIZADO. Mas para que se realize a ação e esta resulte no aprendizado é necessário, inicialmente, que haja a VONTADE, nesse caso, a vontade de aprender. O professor deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, em outras palavras, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender. Como por exemplo:
  • Dar tratamento igual a todos os alunos;
  • Aproveitar as vivências que o aluno já tem e traz para a escola no momento de montar o currículo, incluir temas que tenham relação, isto é, estejam ligados à realidade do aluno, a sua história de vida, respeitando a sua vida social, familiar;
  • Mostrar-se disponível para o aluno, ou seja, mostrar que ele pode contar sempre com o professor;
  • Ser paciente e compreensivo com o aluno;
  • Procurar elevar a auto-estima do aluno, respeitando-o e valorizando-o;
  • Utilizar métodos e estratégias variadas e propostas de atividades desafiadoras;
  • Mostrar-se aberto e afetivo para e com o aluno;
  • "Acolher" realmente o aluno;
  • Dar carinho e limites na medida certa e no momento adequado;
  • Manter sempre um bom relacionamento com o aluno, e consequentemente, um clima de harmonia;
  • Fazer de cada aula um momento de real reflexão;
  • Ter expectativas positivas acerca do aluno;
  • Saber ouvir o aluno;
  • Não ridicularizá-lo jamais;
  • Amar muito o que faz, a sua profissão de professor;
  • Mostrar para o aluno que ele pode fazer a DIFERENÇA, isto é, que ele tem o seu lugar e o seu valor no mundo;
  • Perceber que ele, o professor, pode fazer a DIFERENÇA, para o aluno;
  • O professor deve ensinar o aluno a ser ético e crítico, mostrando a ele que a crítica é boa , desde que feita de maneira adequada e que a ética é fundamental em qualquer relacionamento humano, em qualquer ambiente: Familiar, Social, Escolar, entre outros.
Autora: Cássia Ravena Mulin de Assis Medel








Autora: Cássia Ravena Mulin de Assis Medel
email: ravenamedel@yahoo.com.br
Veja mais detalhes sobre a autora nas notas abaixo.


Notas:

Professora e Orientadora Pedagógica do CIEP 277 João Nicoláo Filho "Janjão" e da                  E.M. Prof. Ewandro do Valle Moreira, localizadas no município de Cantagalo-RJ.

 
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segunda-feira, 28 de junho de 2010



"Eu queria trazer-te uns versos muito lindos
colhidos no mais íntimo de mim...
Suas palavras seriam as mais simples do mundo,
porém não sei que luz as iluminaria
que terias de fechar teus olhos para as ouvir...
Sim! Uma luz que viria de dentro delas,
como essa que acende inesperadas cores
nas lanternas chinesas de papel!
Trago-te palavras, apenas... e que estão escritas
do lado de fora do papel...” .

( MÁRIO QUINTANA )

A CRIANÇA E A APRENDIZAGEM







A criança não deve aprender a ciência, deve inventá-la. Cumpre deixá-la “tocar em tudo, manejar tudo”, usar incessantemente essa experiência que “se antecipa às lições”, deixá-la pensar em lugar de pensar por ela.
“Como está incessantemente em movimento, é forçada a observar muitas coisas, a conhecer muitos efeitos, adquire cedo grande experiência, toma as suas lições com a natureza e não com os homens, instrui-se tanto melhor quanto não vê em coisa alguma a intenção de instruí-la”.
É quase a fórmula de Dewey: learning by doing. A aprendizagem não é nem imitação mais ou menos servil, nem repetição, nem mesmo exercício de imitação (como os temas do mesmo nome); é uma atividade que não precisa ser provocada nem mantida pelo educador, porque se exerce e se desenvolve naturalmente sempre que a criança julgue interessantes e úteis por si mesmos os objetos em que se exercita. A criança “julga, prevê, raciocina em tudo que se refere imediatamente a ela”.
Age, explora, investiga, descobre, inventa. Aí está a verdadeira educação, que não tem necessidade de lições de mestres ou de livros.Basta colocar a criança num meio suficientemente rico, suficientemente nutritivo do ponto de vista intelectual, para que espontaneamente ela se mova e empregue a atividade que lhe permite conhecê-lo sem qualquer intervenção do educador.
Observa, experimenta e, a um tempo, adquire, assim, conhecimentos científicos e forma em si mesma (o que é muito mais precioso) um espírito científico. Aprende a conhecer o mundo que a cerca imediatamente, e não segundo um programa estabelecido pelo mestre, que decide tal ou qual objeto, tal ou qual fenômeno devem ser observados, mas de acordo com seu interesse.
Roger Cousinet
Educador Francês
Em seu livro A Educação Nova (1959)


O que será que temos ensinado as nossas crianças?
Será que realmente temos contribuído para que nossas crianças tenham uma verdadeira aprendizagem?
Como educadores também somos responsáveis por aquilo que elas aprendem.

BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE




Brincando também se aprende
Carrinhos e Bonecas estimulam a infância
Desde muito pequenas, as crianças brincam, dramatizam situações familiares como, por exemplo: Uma criança é a mãe, outra: o pai e outra: o filho. Ou então, uma criança é a mãe, outra: o pai e as bonecas são as filhas e filhos. Através dessas dramatizações, a criança reproduz o que ela vivencia na família da qual faz parte.
Através da brincadeira, a criança entra em contato com o mundo externo e ela com o outro, aprendendo a dividir, isto é, a compartilhar, a respeitar e se relacionar com o outro.
A brincadeira estimula a curiosidade e esta leva ao aprendizado.
A criança aprende jogando, desenhando, pintando, dramatizando, dançando, cantando, brincando na areia, escorregando na escorrega, enfim, ela aprende com todas as brincadeiras que realiza.
Aprender através do lúdico é, certamente, mais prazeroso para a criança e também eficaz, pois dessa forma, a criança, geralmente aprende mais rápido, isto é, num período mais curto de tempo e a aprendizagem ocorre de maneira mais eficaz, já que a criança fica mais motivada a aprender.
É por tudo isso, que brincar é coisa séria, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1338






segunda-feira, 21 de junho de 2010

Censo Escolar 2010

Escolas públicas e privadas de educação infantil e dos ensinos fundamental e médio do País já podem cadastrar as informações para o Censo Escolar da Educação Básica 2010.

Todas as instituições incluídas no programa federal devem fornecer dados sobre alunos, professores, turmas e sobre a própria escola até 31 de agosto.

Há três anos o processo é feito exclusivamente via internet pelo Sistema Educacenso, no site www.inep.gov.br.

Antes, a escola informava apenas o número total de alunos o que tornava as informações imprecisas.

Os dados do censo são a base para a definição de critérios para repasse de recursos a escolas, estados e municípios.


Avance sempre

Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.

Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.
Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.

Continue andando e fazendo.

O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente.

A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.

Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.

Então continue andando e fazendo. Não desperdice a base que você já construiu. Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante.

Pode não ser muito mas vai mantê-lo no jogo.

Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado.
Mas, seja, lá o que for, continue. O importante é não parar!!!

Autor desconhecido

EM TEMPO DE COPA DO MUNDO


Chegamos finalmente à Copa do Mundo de 2010.
Parece incrível... mais 4 nos se passaram, e como foi rápido.
Esse é um grande momento pra nós brasileiros que torcemos, nos alegramos e até choramos ora seja com as vitórias, ora seja com as derrotas.
Por enquanto até aqui só foi vitórias.
Mas o grande lance disso tudo é ver como o nosso povo veste a camisa e as cores do Brasil.
E aí pergunto... Será que só somos brasileiros em ano de Copa?
É tão legal ver a população nas ruas, nas torcidas... mas pergunto porque esse mesmo entusiasmo não surge em nós quando é pra falar da imoralidade da política brasileira, quando precisamos brigar e lutar por salários dignos e melhores não somente pra professores, mas pra toda a população brasileira.
Porque não vamos as ruas como uma grande torcida pra lutar por melhores hospitais, melhores escolas, melhores condições de trabalho.... Enfim fica aqui a pergunta...
Amo ser brasileira, tenho orgulho de ter nascido num país tão abençoado, mas me envergonho diante de tanta desigualdade que ainda encontramos por aqui. Dos nossos governantes que só olham pras suas contas bancárias e que cada vez mais são engordadas pelos esquemas políticos, pelos seus altissímos salários e "pequenos auxílios nos contracheques" (auxílio moradia, auxílio terno, auxílio gasolina... e por aí vai... ) e deixam a população a mercê da própria sorte.
Tenho orgulho sim, de vestir a camisa do Brasil, mas será que não tá na hora de vestirmos uma outra camisa?... a camisa da...Por uma política mais limpa, ética e transparente no Brasil?
Pensemos e façamos uma reflexão sobre isso.. Afinal... a Copa vai acabar daqui mais umas semanas, mas nós continuaremos aqui com os baixos salários, os hospitais sucateados, as escolas despeçadas... e uma política vergonhosa em nosso país.
Vistamos sim a camisa verde -amarelo , mas com a consciência mais crítica.
Façamos sim uma corrente de força, uma torcida grande, porém de pessoas que mudem com a sua consciência crítica as regras do jogo do nosso país. Daqui a pouco os jogos acabarão, virá as eleições, isso sim poderá ou não mudar o rumo de nossas vidas e do país.
Afinal... somos mais que torcedores de um time..
Somos cidadãos deste país chamado BRASIL!

PRA FRENTE BRASIL... RUMO A VERDADEIRA DEMOCRACIA!!!!

SOU MAIS BRASIL -- TORCENDO NA COPA


"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".

''Não há saber mais, nem saber menos, há saberes diferentes''

"O tempo que levamos dizendo que para haver alegria na escola é preciso primeiro mudar radicalmente o mundo é o tempo que perdemos para começar a inventar e a viver a alegria".

"Não se pode falar de educação sem amor".

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".

"Num país como o Brasil, manter a esperança viva é em si um ato revolucionário."

"Ninguem ignora tudo. Ninguem sabe tudo. Todos nos sabemos alguma coisa. Todos nos ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".

"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade".

"A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém".

Paulo Freire

Mensagem de Paulo Freire
"Se tudo o que agente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda,considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente".
Paulo Freire

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O Educador em ação

Sabemos que educar envolve dedicação e ação.
Sendo assim, é o que pretendo ao criar este espaço.
Que seja um espaço de troca, de reflexão e de contribuição
para todos os nossos colegas que acreditam que a verdadeira
educação se faz antes de tudo com muita paixão.
Bem- vindo ao Espaço educador em ação!

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